Você já deve ter ouvido falar da Aurora Boreal, mas você sabe exatamente o que é ou onde podemos vê-la? A Aurora Boreal é um fenômeno natural que traz uma luz especial ao céu noturno, nas regiões bem ao norte da Terra, durante todo o ano. Essa luz é marcante por ser bem forte, brilhante e esverdeada. Elas também são conhecidas como as Northern Lights, que são as luzes do norte.
No entanto, mesmo que este fenômeno seja uma constante, conseguir de fato ver a Aurora pode não ser uma coisa tão fácil e tão simples assim. Você vai precisar escolher bem certinho a época do ano para visitar as regiões onde há esta incidência de luz. As condições climáticas do sol, da terra, níveis de poluição da luz e também do vento, podem influenciar na experiência final do visitante que está a procura desta maravilha.
Qual é o melhor lugar pra ver a Aurora Boreal?
Existem algumas regiões que são mais famosas para se conseguir o feito de ver a Aurora Boreal bem nitidamente. Você pode escolher um entre os seguintes destinos para sua viagem à caça da Aurora: Alasca, norte do Canadá, Groenlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.
Os lugares mais famosos, que estão sempre no topo das indicações são Tromsø na Noruega e Murmansky, Norilsk e Vorkuta na Rússia.
Qual é a melhor época para ver a Aurora Boreal?
Embora as luzes estejam sempre por lá, no norte da Terra, existem algumas épocas que são mais favoráveis para vermos a Aurora Boreal. O ideal é que você procure lugares que tenham menor incidência da luz solar o ano todo, onde por consequência, escurece por mais tempo. Lugares acima do Círculo Polar Ártico, durante os meses de setembro ao final de abril, tendem a oferecer maiores chances de apreciar o espetáculo.
Se você estiver mais ao sul, as chances de ver a Aurora Boreal são mais curtas, por volta de meados de outubro a final de março.
O melhor horário para vermos a Aurora é entre as 23h e 2h da manhã. No entanto, o pessoal costuma não querer dar chance ao azar, e ali pelas 21h30 já saem para formar uma expedição em busca das luzes. Há quem fique até bem mais tarde esperando, caso elas não deem o ar da graça antes das 2h da manhã. Até umas 4h ainda há chance delas aparecerem.
Qual a chance de visualizar a Aurora Boreal?
A frequência da visibilidade das luzes da Aurora Boreal variam de lugar para lugar. Em Tromsø, na Noruega, as chances são de todas as noites claras você conseguir ver a Aurora. Em lugares como o centro e o sul da Suécia, por exemplo, as chances já são menores. Coisa de duas ou três vezes ao mês.
A previsão científica das luzes da Aurora Boreal depende também da atividade geomagnética esperada para a noite que você planeja assistir ao fenômeno. Essas atividades são medidas em Kp, que variam de 1 a 10, e quanto maior for o Kp, maiores serão suas chances. Há sites, como o SpaceWeatherLive que ajudam a descobrir qual o nível de Kp antes de você sair a procura das luzes.
Existem essas atividades magnéticas durante todo o ano, mas não há a visibilidade da Aurora nos meses de maio a setembro, que são meses de verão. As condições do clima, das nuvens, das chuvas… qualquer uma dessas influências podem atrapalhar o espetáculo, mesmo que haja alta atividade geomagnética.
A expectativa para ver a Aurora Boreal
Sempre se vê lindos depoimentos acerca da maravilha de se ver o espetáculo da Aurora Boreal pessoalmente. Pessoas emocionadas e realmente abençoadas com essa luz, diferente de tudo que já viram na vida.
Por outro lado, já ouvi pessoas super decepcionadas e frustradas. Calma, eu explico.
O fato é, não há dúvidas desse fenômeno e nem da maravilha dele. Mas acontece que muitas vezes as pessoas criam uma expectativa muuuuito alta para este momento. Imagine que você precisa viajar até a Noruega, depois até o norte, em Tromsø, e depois dar sorte de acontecer ali naquele dia que você esteja lá. Você escolhe uma expedição, geralmente muito cara paga à parte, sai no inverno com temperaturas super negativas, fica horas ali no vento frio e tchan! A luz passou por 2 segundos e acabou.
Muitas pessoas se dizem chocadas com a beleza. Isso todo mundo sabe! Mas muitas se dizem meio decepcionadas com o marketing que fazem em cima dela. As agências de viagem exploram muito este fenômeno natural para venderem seus pacotes de expedição à caça da Aurora Boreal. As fotos que vemos por aí, como estas deste post, podem ter sido tiradas de câmeras super profissionais, com lentes multi mega high tech para capturar a luz na hora exata. Alguns dizem que “a olhos nus” o espetáculo pode durar pouquíssimos segundos. Se piscar na hora errada, perde tudo.
Enfim, quero dizer… controle sua expectativa. Não a deixe subir demais ao ponto de você ficar achando que vai ser aquele show de luzes, pois pode ser que seja algo bem diferente.
Escolha se vai ver e guardar na mente, ou se vai tentar capturar com fotos (seja de câmeras ou seja de celular), pois se você tentar fazer as duas coisas, pode ser que não consiga fazer nenhuma das duas de forma satisfatória.
Quem sabe você vai dar uma super sorte e as luzes vão vir para durar muito tempo? Quem sabe elas vão dançar magicamente no céu e você vai ter tempo de ver, tirar foto, chorar e sorrir, tudo ao mesmo tempo. Tomara que na sua vez seja inesquecível!
Leia também sobre a Praia Vermelha, na China. Um fenômeno incrível que acontece com as águas de um rio, formando um cenário surreal.
E aí, gostou de saber mais sobre a Aurora Boreal? Se você tiver uma boa história para me contar sobre sua aventura gelada e iluminada, deixe aqui nos comentários.
Obrigada e até a próxima!
Será que vai rolar decepção igual eu tive em Pammukale na Turquia, que não foto é uma coisa é ao vivo é algo bemmmm diferente… kkkkk Hope not!
Pois é… o pessoal faz cada foto top né, da Aurora. Mas eu já vi pessoas dizerem “meu Deus, era isso?”
Então tomara que não seja aquela coisa romantizada e super voltada ao “nossa, não foi dessa vez, vamos voltar amanhã” …
Precisamos ir ao vivo, conferir! 🙂
Meu sonho!!! Quem sabe um dia!
Claro! Nossos nos movem!