Prepare-se para um conceito totalmente diferente de tudo que você já ouviu sobre praia. A Praia Vermelha, que fica na China, vai te surpreender!
Ela fica em Panjin, no nordeste da China e é absolutamente exuberante. Não tem como visitar esta praia e não se impressionar. Mas, como assim, existe mesmo uma praia vermelha ou este é apenas um nome exótico para chamar a atenção?! Sim existe! A água adquire uma coloração vermelha apenas nos meses de outono e é incrível de se ver!
Porque a Praia Vermelha é vermelha?
O local onde se encontra esta curiosa Praia Vermelha é uma concentração de águas de um estuário, que é algo bem parecido com uma foz, onde o rio se alarga e recebe água do mar. São as águas deste rio que ficam avermelhadas.
O fenômeno acontece por conta da presença de algumas ervas daninhas que costumam crescer no local. Elas são conhecidas como Sueda. São estas ervas daninhas as responsáveis pelas mudanças na coloração das águas, indo do verde até o vermelho mais forte.
Apesar de ter o nome de Praia Vermelha, o nome se dá exclusivamente a alusão de praia e da cor especificamente das águas. Não há banco de areia e bem dunas de areia, apenas foz do rio que vai mudando de cor durante os meses do ano, ficando muito vermelho em determinado momento.
Onde fica a Praia Vermelha?
A praia fica mais exatamente no Rio Liaohe Delta, à cerca de 30 km do centro da cidade de Panjin, na China, e o vermelho é forte mesmo, tipo de urucum. Na verdade, toda esta região é preservada através do eco-turismo sustentável e, por conta disso, a maior parte da Praia Vermelha não é aberta ao público em geral.
Mas, na época certa, a maioria dos turistas conseguem visitar alguns pontos que são abertos ao público. Ela tem uma areia vermelha, que na verdade são algas, que florescem naquele solo altamente alcalino-salino.
Entre abril e maio, no entanto, estas algas crescem, mas são verdes e ficam assim até o verão. Só no outono, já bem pertinho de setembro, elas começam a ficar um pouco alaranjadas, passam depois para um rosa mais escuro até ficarem totalmente vermelhas. Nessa época o visual é mágico!
Como visitar a Praia Vermelha?
Como já sabemos, a maior parte da praia é considerada área de proteção ambiental, mas graças a Deus existe uma pequena parte que é aberta aos visitantes. Assim, nós mortais podemos nos dar o prazer de conhecer pessoalmente essa maravilha, tirar lindas fotos e guardar recordações inesquecíveis desse pontinho vermelho no horizonte.
Esse pedacinho que é aberto ao turismo é bem preparado para receber os visitantes. Tem uma plataforma que passa por toda a praia, no meio da água, e você poderá chegar até bem perto do cenário. Além de desfrutar da grandiosidade do lugar, com certeza você ainda sairá de lá com o ar renovado, com o seu marcador de belezas naturais explodindo de alegria.
Além da praia, há ali também muitos animais selvagens e diversas aves. Por alto, são aproximadamente 260 espécies diferentes de pássaros e mais de 400 tipos de animais selvagens.
E acredite, tudo ali forma um cenário realmente mágico: o vermelho da praia,o céu azul, os pássaros pintando o horizonte, as tartarugas marinhas que aparecem por ali… sensacional!
Falando em praia colorida, não deixe de conhecer aqui 8 praias com areia preta pelo mundo!
Como Chegar na Praia Vermelha?
A Red Beach, como é conhecida em inglês, é sem dúvida um dos principais pontos turísticos de Panjin, na China. Assim, a cidade acabou se projetando para receber os turistas, preparando uma boa estrutura para quem viaja para lá a passeio. Em Panjin, existem vários resorts e outros tipos de acomodações que ficam na cidade e nas suas redondezas. Agrada todos os bolsos.
A melhor maneira de chegar a Praia Vermelha é saindo de Pequim. Uma vez que você esteja na capital chinesa, pegue um trem na Dongzhimen Station até a cidade de Panjin.
Recentemente foi inaugurada uma nova linha de trem, que conecta a cidade de Panjin até a capital Pequim. São 600km de distância de você faz em mais ou menos 4 horas de viagem.
Ou seja, além de colocar Panjin em seu roteiro da China, não deixe de aproveitar para conhecer tudo que há de lindo nas grandes cidades chinesas, como Pequim e Xangai.
A gigante China com certeza guarda muitos tesouros. Uma civilização milenar, que mistura história, modernidade, belezas raras e muita cultura exótica.
Ah, e conheça também um pouco mais sobre Macau, uma cidade-estado da China que também tem muito a te surpreender.
Espero que você tenha se encantado pela Praia Vermelha em Panjin. A natureza quase intocada que nos proporciona uma beleza rara, com lindos cenários. Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Comments 5