Olá Viajante! Junto ao inverno, chegou também a vontade de aproveitar cada cantinho aconchegante do nosso país, não é?
Hoje vamos fazer uma viagem até Monte Verde, um paraíso fincado nas montanhas de Minas Gerais.
Todo mundo aqui já sabe que Monte Verde é um destino super querido de viagens de inverno, mas o que você vai descobrir agora é que além de viagens românticas e acolhedoras, Monte Verde também é sinônimo de ecoturismo e ainda conta com uma gastronomia super fascinante. Hummm…. Vamos nessa?
História de Monte Verde
A fundação de Monte Verde – que na verdade é um distrito de Camanducaia-MG – nos remete a vinda de algumas famílias da Letônia, que fugiram da guerra em 1913.
Especialmente aos Grinberg ‘s, que em 1936, compraram uma terrinha no interior do Brasil e deram início a uma fazenda localizada em uma região conhecida como Campos do Jaraguary.
As terras ali eram totalmente intocadas, em meio a um clima montanhoso e muita mata virgem.
O nome do vilarejo originou-se do sobrenome desta família, os fundadores da região, sendo GRIN = verde e BERG = monte, formando Monte Verde.
Novas famílias foram chegando, as terras foram sendo distribuídas e uma cidade muito querida e acolhedora nascia ali.
Imigrantes que chegavam de outros países europeus como Suíça, Alemanha, Itália, Hungria e Rússia formaram os primeiros povos do distrito de Monte Verde, juntamente com outros brasileiros que se instalaram ali no final da primeira metade do século passado.
Como chegar em Monte Verde
De carro:
Embora seja um distrito da cidade de Camanducaia, no estado de Minas Gerais, Monte Verde está localizada muito próxima da cidade de São Paulo.
Pela BR 381, são apenas 163 km que separam a verdejante cidade montanhosa da capital do estado de São Paulo.
Outras distâncias são:
- De Belo Horizonte a Monte Verde: 488 km
- Do Rio de Janeiro a Monte Verde: 532 km
- De Curitiba a Monte Verde: 572 km
- De Brasília a Monte Verde: 1072 km
De avião:
Para os viajantes que chegam de longe, o ideal é combinar um voo e um percurso de carro, saindo de um destes aeroportos:
- Aeroporto de Viracopos a Monte Verde: 182 km
- Aeroporto de Congonhas: 175 km
- Aeroporto de São José dos Campos: 195 km
- Aeroporto de Ribeirão Preto: 383 km
- Aeroporto de Juiz de Fora: 430 km
Um pouco mais sobre Monte Verde
O rigoroso frio no inverno de Monte Verde é fruto de sua altitude, a segunda maior do Brasil, em termos de cidade montanhosa. Temos Campos do Jordão a 1626 metros acima do nível do mar; depois temos Monte Verde, a 1554 metros de altitude.
Seu inverno é rigoroso, chegando a registrar temperaturas abaixo de zero grau.
Em 2009 Monte Verde foi considerada a cidade mais romântica do Brasil, segundo votação promovida pela Editora Abril.
Sua vegetação é formada pela Mata Atlântica, tendo as árvores Ipê, Carvalho, Cedro, Pinheiro do Paraná e Araucária.
Apesar de estar em uma região fora de rota para a maioria do Brasil, ainda assim, você deveria colocar Monte Verde em seu próximo destino de viagem de inverno.
O que fazer em Monte Verde?
Trilhas
Trilha Pedra Redonda: com quase 1km de extensão, esta é a trilha mais movimentada da região. Ela é bem íngreme e pode ser um dificultador para quem não está acostumado com subidas.
Para recuperar o fôlego, faça uma parada em um mirante que há no meio do caminho.
Quando chegar ao cume da Pedra, você terá uma vistão em 360º, que valerá todo o esforço da subida!
Corredeiras do Itapuá: um percurso de quase 1.5km, essa trilha é dentro do Hotel Fazenda Itapuá, localizado a 3km de Monte Verde.
Dirija-se a recepção do hotel para maiores informações a respeito da trilha.
Você terá a companhia do Córrego Cadete, formado em meio a vegetação da mata nativa das Araucárias.
O maior atrativo desta trilha é o contato com a água e com a natureza, sendo então mais indicada para os meses de outubro a abril, quando as temperaturas estão mais altas na região.
Atrativos
Os atrativos em Monte Verde agradam toda a família. Sendo consideradas programações para quem tem pelo menos 1 noite na cidade e terá tempo de se organizar e escolher entre algumas dessas atividades.
Patinação no gelo: inaugurada no ano de 2000, a pista de patins de gelo de Monte Verde é uma atração que faz sucesso. Ela comporta até 50 pessoas ao mesmo tempo em seus mais de 200 m2 de gelo. Confira aqui o instagram oficial.
Parque Oschin: uma natureza de cair o queixo, cultivada com esmero te aguarda nesses mais de 45.000 m2 de parque. Você terá o privilégio de ouvir os pássaros cantarem e observar as Araucárias centenárias enquanto se conecta com a natureza e faz uma caminhada para espantar o friozinho. Confira aqui o site oficial e o instagram oficial.
Fazenda Radical: aqui é o local da diversão e do entretenimento. Desde tirolesas com mais de 500m de extensão a 70m de altura, quadriciclos, arvorismos, escaladas, arco e flecha e muito mais. Confira todas as informações aqui no site oficial e instagram oficial.
Escola de Falcoaria: um treinamento especial, acerca da Falcoaria, uma forma muito antiga de interação entre o homem e a natureza. Datada de mais de 4.000 anos de antiguidade, a Falcoaria é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecida pela UNESCO.
Aqui, você terá será apresentado a um gavião-asa-de-telha e aprenderá sobre a arte milenar que envolve essas famosas aves de rapina. Confira todas as informações aqui no site oficial e instagram oficial.
O que comprar em Monte Verde:
Chegou a hora de você descobrir todas as delícias de Monte Verde, mesmo antes de chegar até lá.
Já pode começar a tomar nota de tudo que vai querer levar para casa. Desde artesanatos até artigos em cutelaria, feitos no local.
Presentes que representam a cultura da região, doces, queijos em embutidos mineiros, cervejas artesanais, chocolates, cafés e muito mais.
Além disso, neste link aqui você confere os principais serviços – restaurantes, postos de gasolina, lojas e mercearias – ofertados na cidade. Não perca a chance de já sair de casa sabendo tudo que encontrará em Monte Verde.
Passeios em Monte Verde
Confira aqui toda a lista das empresas que oferecem os passeios na Região de Monte Verde.
Curiosidades sobre Monte Verde
Quando eu estava estudando para fazer este post, me deparei com uma fonte inspiradora de causos sobre Monte Verde, daqueles que dá gosto ler!
Então, antes de mais nada, vale dizer que se você realmente aprecia boas e velhas histórias, feitas por pessoas de verdade, prezando por comércios e artistas locais, não deixe de conferir de pertinho todas essas curiosidades.
Arte Bauer
Uma outra curiosidade muito linda sobre Monte Verde é que ali você encontrará o que eles chamam de Pintura Bauernmalerei, que é também Patrimônio Cultural de natureza imaterial e arte decorativa do município.
Por influência dos imigrantes alemães, austríacos e letões, esta pintura tornou-se um atrativo, sendo difundida por artistas locais.
Neste link você confere os ateliês onde encontramos as lindas pinturas de Arte Bauer para levar pra casa uma autêntica lembrança de Monte Verde.
Onde se hospedar em Monte Verde?
Agora que você já sabe tuuudo sobre Monte Verde, chegou a hora de reservar sua acomodação. Vejam as duas melhores opções:
Hotéis: uma lista enorme, com todas as possibilidades para você se hospedar com conforto e qualidade. São inúmeros hotéis e pousadas, com avaliações reais para você se sentir mais confiante com a sua escolha. Confira aqui!
Airbnb: para quem não abre mão de se sentir em casa e quer o conforto de um lar longe do lar, as hospedagens em Airbnb são sempre a melhor pedida! As famílias que viajam com crianças também são um público frequente quando o assunto é Airbnb. O conforto de não ter “terceiros” envolvidos em sua viagem, não ter horário da camareira limpar e não ter perigo de perder o café da manhã fazem o Airbnb ser uma opção super viável para quem gosta – e precisa – montar sua própria rotina. Confira aqui as melhores opções de Airbnb em Monte Verde-MG.
Confira aqui uma lista de 22 lugares no Brasil para você viajar em 2022!
E então, apaixonados por Monte Verde? Simmmm, eu também! Não vejo a hora de voltar lá. Espero que tenham gostado da leitura e de desvendar tudo que espera por você neste incrível cenário de filme romântico.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!