Não é segredo para ninguém que todo viajante que se preze precisa ter um bom Seguro Viagem contrato antes de começar uma jornada, seja de meses, semanas ou apenas alguns dias, longe de casa.
Alguns optam por emitir apólice de Seguro Viagem do oferecida por alguns cartões de crédito, outros optam por comprar sua própria Apólice de Seguro fornecida pelas maiores seguradoras do mundo. Aqui estão algumas companhias Allianz, Porto Seguro, World Nomads, GTA Travel, que podem fazer com que sua viagem seja ainda mais tranquila e sem preocupações.
Por mais que você viajante seja cauteloso e planeje bem todos seus passos durante sua viagem, ainda assim podem haver alguns imprevistos.
Conhecer bem todas as coberturas do seu Seguro Viagem e não cometer esses erros aqui citados é fundamental para se proteger e não cair em armadilhas.
- 1️⃣ Comprar seu seguro viagem depois da viagem já ter começado
- 2️⃣ Não entender as coberturas de sua viagem
- 3️⃣ Não considerar o valor das coberturas da Apólice
- 4️⃣ Deixar de fazer cobertura para itens caros
- 5️⃣ Viajar para um país que não esteja incluído em sua Apólice de Seguro Viagem
- 6️⃣ Deixar para contratar seu Seguro Viagem depois que seja tarde demais
- 7️⃣ Contratar a cobertura errada
- Viajar tranquilo é sempre mais gostoso
1️⃣ Comprar seu seguro viagem depois da viagem já ter começado
Jamais cometa esse erro. Seu Seguro Viagem precisa começar a valer no mesmo dia que você começa sua jornada. A data do início da Apólice precisa ser a mesma data de partida do seu primeiro voo. Qualquer problema que você vier a ter durante sua viagem poderá não ser coberto se eles identificarem que você emitiu o Seguro quando já estava em viagem.
Sem contar que, muitos países, como exemplo todos que compõem o Espaço Schengen na Europa, não aceitarão sua entrada na Imigração sem que a prova que você já contratou um Seguro antes de sair de casa.
E mesmo no caso de países que não exigem este Seguro, lembre-se que qualquer tratamento de saúde, mesmo os mais simples como uma Intoxicação Alimentar, podem te custar milhares de reais, principalmente se as despesas forem em Dólar, Libra, Euro e demais moedas fortes.
2️⃣ Não entender as coberturas de sua viagem
Não faça o processo de compra de seu Seguro Viagem de forma tão automática que você nem sequer tire um tempo para ler sobre as coberturas.
É importante que você leia tudo que está escrito na Coberturas Principais e veja se elas se encaixam em seu propósito de viagem.
Um exemplo de cobertura que pode gerar uma confusão é a Interrupção de Viagem, que é algo super sério e não pode ser tratado como uma simples decisão de cancelar sua viagem. Você precisa ter um forte motivo para interromper seus planos e nem pensar em sair cancelando tudo sem entender perfeitamente o que está, ou não, está coberto pelo Seguro.
Sabe outro ponto super importante de se considerar? As “aventuras” que você queira sair fazendo pelo mundo. Participar de explorações em cavernas, ou saltar de paraquedas, ou descer um rio num rafting… são coisas mais radicais, que exigem uma cobertura específica para elas.
3️⃣ Não considerar o valor das coberturas da Apólice
Quando você decide seu futuro destino de viagem, você considera muitos fatores. O tipo de hotel, as programações, os passeios mais ou menos sofisticados, os voos internos ou atividades extras.
Pense bem e veja quanto custa tudo isso. Contrate uma Apólice que seja compatível com seus gastos e sua realidade. Se pretende se hospedar em lugares caros, alugar carro caros e fazer uma viagem super cara como um todo, isso precisa ser refletido no total da Cobertura.
Não adianta fazer planos e reservas que custam 60 mil dólares e contratar um seguro que não cubra nem perto disso. Obviamente as coberturas mais comuns estão ligadas às emergências e doenças, mas elas também contemplam valores a serem ressarcidos referentes à cancelamentos de hotéis, voos e demais gastos com a viagem em si.
4️⃣ Deixar de fazer cobertura para itens caros
Este erro é basicamente voltado a quem viaja com equipamentos caros e acabam não fazendo seguro que ofereça cobertura extra a eles.
Por exemplo, equipamentos de fotografia, caso você viaje para fotografar. Seja por prazer ou à trabalho, saiba que existem coberturas específicas para seus equipamentos.
Computadores caros e itens de tecnologia também são alvos de roubos e podem ser assegurados à parte.
É o caso também de quem viaja com equipamentos de mergulho, ou de surf, ou instrumentos musicais.
Fazer um show fora do país e precisar usar seu seguro para itens roubados ou extraviados é um coisa que, infelizmente, pode te acontecer.
Tudo isso é muito importante e precisa ser levado em conta na hora de fazer seu seguro viagem. Seja precavido!
5️⃣ Viajar para um país que não esteja incluído em sua Apólice de Seguro Viagem
Fiquem atentos a este erro! Ele é muito comum e pode acontecer até com viajantes muito experientes.
O exemplo pode ser Europa ou América do Norte. Vamos ao caso de um casal que inicialmente iria para Lisboa e Madrid, por 10 dias. No sétimo dia de viagem, viram uma promoção de bate e volta a Paris e, já que estavam ali pertinho, resolveram ir. Este é um erro gravíssimo, que não pode acontecer. Caso alguma emergência ou acidente aconteça com você, fora dos países contratados, você perderá todos os benefícios do Seguro Viagem.
Pode acontecer de você inicialmente ir para Toronto, no Canadá. Mas, já que Nova Iorque é ali do lado, por que não? Cruzar a Rainbow Bridge e passar um dia ou dois nos USA pode te custar muito muito caro. Sua cobertura não previa essa travessia de fronteira e você pode se meter em uma confusão enorme ao deixar de estar coberto pelo seu Seguro que não previa essa troca de país.
Fique atento a todas as possibilidades e na dúvida, sempre coloque os países vizinhos ou aqueles que talvez você queira dar uma esticadinha. No caso de mudar de planos e precisar incluir novos países, não deixe de entrar em contato com o Seguro antes de fazer a alteração nos planos de viagem e atualizar a Apólice para sua nova realidade.
6️⃣ Deixar para contratar seu Seguro Viagem depois que seja tarde demais
Se seu Seguro Viagem cobre despesas com cancelamento de viagem ele precisa ser comprado antes que você, porventura, venha cancelar sua viagem, certo? Sim!
Mas então por que muita vezes você deixa para emitir o Seguro quase na hora de ir para o aeroporto? Não cometa este erro.
Emita sempre seu Seguro Viagem antes de tudo. Quando já tiver planos, datas e voos em mente. Opte por um bom Seguro e compre-o antes que os demais planos já estejam pagos.
Assim, caso aconteça uma emergência, um motivo que te faça precisar cancelar tudo ou adiar os planos, o Seguro cobrirá suas despesas e você não ter dor de cabeça.
Lembre-se que pode acontecer até mesmo um pequeno incidente a caminho do aeroporto que te impeça de pegar o primeiro voo e ali começar uma transtorno enorme. Então seja esperto e contrate seu seguro antes de todos os outros gastos.
7️⃣ Contratar a cobertura errada
Existem muitos tipos de seguros e você precisa estar atento e isso. As coberturas variam, por exemplo, para casos de viagem de lazer, viagem de estudos, viagem de aventura.
Existem coberturas específicas para quem vai passar mais de um ano viajando. Existem coberturas para quem vai apenas praticar esportes radicais.
Se você vai viajar apenas para esquiar, por exemplo, você precisa de um Seguro Viagem com cobertura para prática de ski.
Se você vai fazer um intercâmbio, estudar fora, morar fora por uns meses… o seu Seguro precisa ser completamente diferente de quem vai apenas passear por uns tempos.
Se você estiver grávida, precisa ter cuidado redobrado e observar a cobertura de parto e demais situações que envolvem a gravidez. Geralmente os Seguros especificam até quantas semanas de gestação você precisar estar para ter acesso às coberturas. Lembre-se, neste caso, de pegar atestado médico antes de viajar, com todos as informações relacionadas a sua gravidez.
Viajar tranquilo é sempre mais gostoso
Espero que tenham gostado das dicas e tenham aprendido mais sobre os pormenores dos Seguros Viagens. Vale a pena tirar um tempinho e depois ter a certeza que fez tudo certo.
Emergências podem acontecer, mas se estivermos preparados, as consequências são bem menores.
Obrigada pela leitura, e boa viagem!
Comments 4