Você provavelmente já ouviu falar da África e em algum momento pode ter tido o senso comum sobre o continente estar na miséria, ser mal desenvolvimento economicamente e possuir animais selvagens em meio a savanas.
Mas eu preciso te contar que nem todo o continente é assim. O continente africano é sinônimo de pluralidade. Existem muitos países que estão na miséria, mas também existem países em grande desenvolvimento, como é o caso da África do Sul.
A África do Sul é o país mais rico desse vasto continente e depois de sediar a copa do mundo em 2010, ganhou um grande destaque, se tornando um destino muito procurado pelos turistas.
A pluralidade do país reúne belas praias, animais exóticos em Safaris super especiais. A África do Sul é a casa de grandes homens como Nelson Mandela e carrega o terreno de um dos maiores movimentos sociais históricos, o Apartheid.
Ficha técnica da África do Sul
Nome Oficial: República da África do Sul
Fuso Horário: GMT+2, que são 5 horas a frente do Brasil
Código Internacional do telefone: +27
Capital: Pretória (sede do poder executivo), Cidade do Cabo (sede do poder legislativo) e Blumefontaina (sede do poder judiciário).
O país possui três capitais por já ter enfrentado muitas guerras e o governo não querer reunir os poderes (executivo, legislativo, e judiciário) em um único lugar.
População: 57,78 milhões (dados de 2018)
Religião: majoritariamente cristãos (cerca de 80% do país)
Idioma: existe um total de 11 idiomas oficiais no país, mas os mais falados são o inglês e o africâner
Direção: dirige-se pela esquerda (mão inglesa)
Moeda: The rand (símbolo: R/Zar). ($1 dólar americano = 16,62R) (1 coca-cola lata custa 13,58R)
Você já sabia que a capital da África do Sul não era Joanesburgo? Eu aposto que aqui neste post você vai descobrir que não é tão bom assim com as capitais.
Como chegar na África do Sul?
A única cidade de entrada para a África do Sul, quando a viagem é de avião, é através de Joanesburgo (código do aeroporto JNB). Duas companhias aéreas fazem o trajeto direto: South African e Latam. Ambas oferecem voos direto de São Paulo para Joanesburgo (GRU – JNB) e nesse trajeto, o voo tem duração média de 9 – 10 horas.
Fique atento, porque sempre tem promoções nos sites de passagens aéreas. Use o Skyscanner para encontrar os melhores vôos e lembre-se de levar em conta o tempo de viagem, pois tende a ser uma longa e cansativa jornada até Joanesburgo.
Precisa de visto para África do Sul?
Caso você vá para a África do Sul a turismo ou negócios, em uma viagem de no máximo 90 dias, você não precisará de visto. Os brasileiros precisam apresentar apenas o passaporte com validade de até 1 mês (após a data de retorno do Brasil) e com pelo menos 1 página em branco.
É necessário apresentar o CIV (Certificado Internacional de Vacinas) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.
Como é o clima na África do Sul?
Como a África do Sul fica no hemisfério sul, o país possui um clima bem parecido com o nosso tropical do Brasil, sobretudo por causa da divisão das estações que é a mesma. Esse é um país considerado mais seco, pela baixa quantidade de chuvas (464mm, quando a média mundial é 860mm).
Por conta da altitude da África do Sul em relação ao mar, as temperaturas tendem a ser mais baixas, não passando muito de 30ºC no verão, o que torna as noites na Cidade do Cabo excelentes para você fazer um passeio noturno ao ar livre. Mas no inverno as temperaturas chegam a ficar congelantes, e podem ocorrer até tempestades de neve em algumas áreas mais ao extremo da Província do Cabo (assim como temos neve no sul de Santa Catarina).
O país é bem diversificado em seus passeios, tendo muitas opções em locais fechados como os museus que contam a história da África do Sul e principalmente sobre o movimento social Apartheid.
E, também, por ter um clima ameno em todo o ano na maior parte de seu território, os passeios ao ar livre são as principais atrações. Com certeza os passeios pelo Safari passando bem pertinho dos animais mais exóticos vão tirar seu fôlego. As praias exuberantes vão te conquistar com tamanha beleza e para os mais aventureiros existem, muitas atividades radicais ao ar livre, pelas grandes montanhas rochosas, lagos e cavernas em meio à paisagens naturais da África do Sul.
Qual é a melhor época para visitar a África do Sul?
Escolher a melhor época para visitar à África do Sul depende muito do seus planos de viagem. Se você pretende ver o Safari, a melhor época é entre julho e outubro, que o clima fica mais seco por causa do inverno e os animais são mais fáceis de serem vistos.
Se o seu interesse é conhecer as belíssimas praias de Cidade do Cabo, é melhor ir entre dezembro e fevereiro. Mas, saiba que há muitos turistas e sul-africanos que viajam nessa época para aproveitar o verão nas praias e paisagens naturais, e, portanto, essa é a época mais cara para visitar a África do Sul.
Aproveite e veja aqui, um post completo sobre o que fazer na África do Sul. Quais os melhores passeios, as melhores cidades e atrações. Não perca esta leitura!
Caso você queira ver as baleias-francas-austrais, é aconselhável ir entre julho e novembro, que é quando elas migram para as águas costeiras do Cabo para conceber e amamentar seus filhotes. Uma atração que, muitas vezes, pode ser assistida a poucos metros da costa. Outros passeios podem ser feitos o ano todo, como o tour pelas vinícolas e a Rota Jardim.
Dezembro – fevereiro: alta temporada e os preços são mais caros. É necessário agendar passagens e passeios com antecedência.
Julho – agosto: média temporada. Há uma maior concentração de turistas nos safaris.
Março – abril/outubro – novembro: baixa temporada e melhor época para viajar. O clima é ameno por ser meia estação, há poucos turistas e os preços são mais baixos
África do Sul combina com: uma viagem a Seychelles
Se você quiser aproveitar que já viajou para tão longe e conhecer uma ilha paradisíaca, aquelas de filme mesmo, você tem que estender um pouco a viagem e visitar Seychelles, um país insular formado por 115 ilhas, no meio do Oceano Índico.
Seychelles parece ter saído de um filme com paisagens dignas de um paraíso tropical. As ilhas reúnem animais raros, praias com areais limpinhas e águas cristalinas e cenários para as melhores fotos. A ilha visa um turismo sustentável, e por isso há áreas de preservação e controle da quantidade de turistas. Programe-se bem.
Você vai precisar combinar bons vôos para não perder muito tempo de viagem entre a África do Sul e Seychelles. Mas em geral, com 5 horinhas, você chega nesse paraíso remoto.
Aproveito e deixo a sugestão de leitura do post aniversário de casamento em setembro, onde eu contei vários destinos românticos pelo mundo. Seychelles é um deles!
Dicas quentes da África do Sul
🚶♀️Transporte
Embora haja transporte público nas cidades turísticas, a má qualidade faz com que a melhor e mais barata opção (se você estiver em mais pessoas) seja alugar um carro. Assim você terá mais flexibilidade para se locomover pela África do Sul. Além disso, tendo o seu próprio carro, você terá a liberdade de fazer os passeios do Safari por conta própria.
É necessário ter permissão internacional para dirigir (PID) caso seja parado pela Polícia Rodoviária Local, mas para alugar o carro só é necessário a CNH brasileira.
Fique atento! Como a direção na África do Sul é pela mão inglesa, ou seja, pela esquerda, é melhor pegar um carro automático para não ter que aprender a manusear o câmbio com a mão esquerda.
🏥 Seguro Viagem
É muito importante fazer um seguro viagem para a África do Sul. Ainda mais que, embora a maioria do país esteja livre da doença, ainda pode haver algumas áreas de risco para a malária. Principalmente em Kruger National Park e nas áreas mais baixas da parte Norte de KwaZulu-Natal.
Se for passar por esses locais use sempre um repelente e roupas que cubram todas as áreas expostas do corpo.
Leia mais aqui, sobre como não cair em armadilhas na hora de contratar seu seguro viagem
🏪 Farmácias
Existem muitas farmácias pelo país e a maioria dos remédios comuns, como os analgésicos, estão disponíveis no balcão, sem a necessidade de receitas. Se você tiver alguma condição médica específica, leve as receitas consigo para o caso de precisar de algum remédio controlado.
🚨 Segurança
Embora o país seja muito seguro, sobretudo nas áreas turísticas, é aconselhável não circular sozinho por lugares desertos ou pegar estradas a noite, pois há pouco policiamento. Melhor não se arriscar!
🔌 Tomadas
A voltagem da África do Sul é basicamente 220v. O padrão de tomada é de três pinos, diferente do que usamos aqui no Brasil. É sempre bom levar um adaptador universal de tomadas, embora alguns os hotéis tenham adaptadores para os turistas esquecidos.
🍲 Comida e bebida
A maioria dos pratos da África do Sul é feito com carne de vaca, de porco ou de frango. O que não pode faltar na alimentação deles é o Pap en Vleis, um purê feito com farinha de milho (tipo o arroz e feijão deles). A comida é deliciosa e muito típica da África do Sul! Vale muito a pena experimentar!
E quanto ao vinhos, saiba que a África do Sul está em sétimo lugar mundial na produção de vinhos . A uva Pinotage é uma das mais tradicionais, sendo então uma ótima oportunidade para apreciar vinhos locais.
Leia mais sobre viagens e vinhos aqui neste post. Um ótimo guia para combinar essas duas delícias!
🍺 Bebidas Alcólicas
A venda de bebidas alcoólicas na África do Sul é muito rigorosa. Estas bebidas só podem ser comercializadas das 9h às 19h. A venda é proibida para menores de 18 anos (assim como no Brasil) e nas praias o consumo é proibido.
✌🏿✌️Diversidade
A África do Sul é berço de diversas civilizações e tribos, então a diversidade é enorme! É importante respeitar todos os povos que convivem nesse país tão plural. Vá sem pré-conceitos e com certeza terá muito aprendizado te esperando por lá.
📡 Internet
A maioria dos hotéis oferecem Wi-Fi, mas a melhor opção para não ficar sem 4G é comprar um chip assim que chegar no aeroporto. Logo depois da sala de desembarque, você pode encontrar algumas operadoras locais, que vendem pacotes de internet por preços bem mais razoáveis do que comprar um chip internacional.
E aí? Curtiu saber um pouco mais sobre a África do Sul? Este lindo país tem muito a te surpreender e eu tenho certeza que a viagem vai ser inesquecível.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Comments 5