Olá Viajantes, hoje vamos viajar 150 anos no tempo… vamos voltar em 1869 quando foi inaugurado o Canal de Suez. Faz tempo, hein?! Incialmente ele tinha 134km de extensão e hoje, após algumas obras de expansão, ele possui 193km de extensão, com 24 metros de profundidade e 205 metros de largura.
Sua utilização para transporte de mercadorias reduz em 7.000km o percurso entre a Europa e a Índia. Mas você sabe onde fica este canal, que é um marco super importante para a logística da navegação mundial?
Eu confesso que embora já tenha ouvido muitas vezes sobre o Canal de Suez, eu não sabia exatamente sua localização. Hoje – depois de saber o que o cargueiro de 220 mil toneladas e 400 metros de comprimento que estava encalhado lá há 6 dias foi liberado e já está flutuando novamente – eu resolvi vir aqui contar para vocês.
O Canal de Suez fica no Egito e é uma passagem de – em média – 41 navios por dia, cortando caminho entre os continentes da Europa e Ásia, sem precisar dar a volta na África.
Sua construção demorou 10 anos e ele foi, inicialmente um projeto do Egito e da França. Estima-se que 1,5 milhão de egípcios tenham participado de sua construção. Depois, entre dívidas e guerras, o comando do Canal de Suez foi transferido ao controle Britânico e entre um vai e vem enorme, hoje ele é novamente do Egito.
Aproveitando o assunto de curiosidades, você sabe onde fica o Estreito de Gibraltar? Leia mais aqui.
Em 2015 foi anunciado um projeto de expansão, previsto para ser finalizado em 2023. Isso dobrará a capacidade diária dos navios, além de tornar o canal mais profundo e mais largo, para possibilitar a navegação de navios maiores. Além do fato de que agora, há trechos parciais do canal que podem ser navegados em mão dupla, reduzindo para 11 horas o tempo de travessia, que antes era de 19 horas.
Post curtinho de curiosidades! Todo mundo ama! Obrigada pela leitura, e até a próxima!