Olá, se você chegou até este post, sem antes ter lido o Guia Completo do Apostilamento de Haia, volte lá e saiba tudo, tudo mesmo, sobre ele. Todas as perguntas de como, onde, quanto, e tudo o mais para você entender de vez como funciona este Tratado, que veio pra ajudar a vida de quem precisa levar documentos importantes para o exterior.
Agora, se você precisa saber sobre o Apostilamento de Haia no estado do Rio Grande do Sul, este post é para você. Vamos lá!
Quanto custa o Apostilamento de Haia no Rio Grande do Sul?
O valor para o Apostilamento de Haia em todo o estado do Rio Grande do Sul é R$52,02 por documento, não importa o quanto de páginas ele tenha. Alguns estados cobram além do documento mais um adicional por número de páginas, mas este não é o caso do RS.
Eu entrei em contato com vários cartórios da capital, Porto Alegre, e todos eles me deram a mesma informação: o valor do Apostilamento é tabelado em todo o estado RS, ou seja, em qualquer cartório vai ter essa regra de pagar o mesmo valor pelo Apostilamento. Diferente de Minas Gerais, que cobra um valor por documento + um adicional por cada página extra.
ℹ️ Dica quente: Nunca vá ao cartório sem antes ligar ou mandar e-mails. Eles são solícitos e respondem tudo. As informações são coerentes e, em geral, batem uma com a outra. Tenha paciência pois esse é um assunto burocrático que vai te exigir calma e organização.
Sobre o apostilamento de Haia no Rio Grande do Sul
Os cartórios do estado RS que retornaram os meus contatos foram claros em dizer que os documentos precisam ter firma reconhecida e também precisam ser cópias autenticadas (caso não sejam originais). Vou resumir aqui o que tomei como experiência dos cartórios gaúchos:
- Parece que não há diferença entre os tipos de documentos a serem apostilados. Qualquer cartório apostila qualquer documento. Diferente dos Estados DF, SP e MG, que os cartórios separam por tipo de emissão, antes de apostilarem. Mas você deve confirmar antecipadamente esta informação, antes de ir pessoalmente ao cartório.
- Todos os documentos que serão apostilados, devem, antes de tudo, estarem com as firmas reconhecidas. Em casos de documentos como, por exemplo, diplomas universitários, eles entram em contato com a Universidade para confirmar a emissão e autenticidade do Diploma. Caso não seja possível essa confirmação, eles exigirão a firma reconhecida.
- Em caso de documentos que sejam cópia, eles precisam ser cópias autenticadas. Não se apostilam cópias comuns.
- Você não precisa de procuração para delegar a função a outra pessoa, caso você mesmo não possa comparecer ao cartório. Qualquer um pode apostilar quaisquer documentos que estejam de posse.
- Documentos particulares no idioma inglês, é necessário ter reconhecimento de firma + tradução pública juramentada para o português.
- Em geral o prazo é de 5 dias úteis, mas quase todos entregam antes disso. Muitos até no mesmo dia.
- O atendimento é presencial e quase sempre por ordem de chegada. Cheque antes qual será o seu cartório, e dê uma ligada lá para se informar e não perder viagem.
Caso você tenha contatos com os cartórios do interior do RS, deixe aqui suas experiências. Sempre há leitores percorrendo os mesmos caminhos que você.
O que é o Apostilamento de Haia?
É uma Convenção entre os países-membros, para que se certifique que um documento do Brasil seja válido no exterior.
Basicamente, é como se fosse um selo que atesta que seus documentos são verdadeiros e os tornam válidos para serem usados entre todos os países que fazem parte do Tratado.
Já fizemos este post com os cartórios do DF, de SP e de MG. Caso queira dar uma olhada, clique nos links relacionados.
Agora, veja aqui tudo sobre o PB4, o certificado gratuito para brasileiros, que dá direito ao uso do sistema de saúde público em Portugal.
Se ficou ainda alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, pois pode ser a dúvida de mais leitores também.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 4