Este é um texto escrito por uma viajante a convite do Passaporte Feliz.
Quem já imaginou ir pra Brotas-SP, cidade conhecida por suas aventuras e adrenalina, em família – com 2 crianças menores de 3 anos? Eu mesma, nunca tinha pensado neste destino mas posso afirmar que é perfeito!
Calma, claro que não estou falando pra descer as corredeiras de rafting, existe muito mais que isso por lá, e é um destino ótimo para quem está na região de São Paulo, ou para quem curte viagens de carro.
Onde fica Brotas?
A menos de 250 km da capital paulista, Brotas, uma cidadezinha pequena, porém muito vibrante. É um dos principais destinos dos jovens que buscam adrenalina e muita diversão sem precisar ir muito longe. Em menos de 3h de carro e ainda em rodovias duplicadas, você pode chegar num cantinho muito verde e cheio aventura.
Brotas com seus pouco mais de 20 mil habitantes, garante a diversão de todos e para todas as idades. Sim, para todas as idades, desde os pequeninos – como os meus filhos – até os seniors, como meus sogros que também já deram uma passadinha por lá.
Uma curiosidade que garanto que vocês não devem imaginar é que Brotas na década de 70, foi citada para se tornar a nova capital paulista, isso porque está localizada bem ao centro do estado de São Paulo. Este pensamento tinha muita relação com Brasília, que justamente foi planejada e está ao centro do país. Imagina se hoje a capital de São Paulo fosse Brotas? Um tanto quanto inusitado, não?!
Onde se hospedar em Brotas?
Então vamos lá… temos diversas opções de hospedagem em Brotas pois, como disse acima, é uma cidade que hospeda a todos, mesmo que – na minha opinião – a cidade em si tenha um espírito super jovial com os hotels tomando a cidade toda.
Então se você é um jovem que busca curtição, Brotas está ali pra isso. Hospedagens tipo pousadas, com bares e muita área externa para você sentir a vibração em qualquer lugar que esteja. Há alguns anos atrás, eu super me identificaria com este tipo de hospedagem, hoje já preciso de algo mais tranquilinho… rsrs
Passear pela pequena cidade de Brotas me fez voltar há 12 anos, quando viajei para Arlie Beach, na Austrália. Lá, uma cidade ainda menor, com menos de 2 mil habitantes. Arlie Beach é point de encontro com seus hotels super animados, para os jovens que buscam passeios de barco pelas águas límpidas de Withsunday e muita diversão. Se parecem não?
Voltando a falar de Brotas, para quem não curte a vibe tão jovem, prefere opções mais tranquilas… encontra aqui todas as opções. Lindas pousadas confortáveis ou hotéis, e se preferir o campo, há muitos hotéis-fazenda ou eco-resorts combinando sempre atividades com muita área verde.
Para o meu caso, hoje com dois filhos bem pequenos, a melhor opção é um hotel com estrutura, lazer e muita comodidade. Pensando nisso, fui atrás de algumas opções e encontrei o delicioso Hotel Fazenda Areia que Canta, que tem toda combinação que eu precisava, a um custo muito justo.
Hotel Fazenda Areia que Canta
Situado na área rural de Brotas, a pouco mais de 20 minutos do centro da cidade, o Hotel Areia que Canta é um grande achado para pais em apuros durante a quarentena. Se reconheceu aqui? 😜Sim, pais que precisam descansar, mas que com certeza também precisam de atividades para seus pequenos, o Areia que Canta atingiu seu objetivo com êxito!
Atividades de Lazer Hotel Fazenda Areia que Canta
O hotel dispõe de inúmeras atividades para crianças e adultos e a grande maioria delas sem qualquer custo extra. Mesmo durante a quarentena, o hotel permanece com suas atividades diárias e equipe de recreação para todas as gerações, com agendas específicas e atividades o tempo todo.
Tinham atividades simples, como por exemplo, pintura e desenho para as crianças; vôlei para adultos. Mas haviam também diversas atividades muito mais interessantes, como passeio a cavalo, tirar leite da vaca com os pequenos; passeio de charrete para toda a família; passeio pela fazenda para conhecer todos os animais; também a horta que ali fornece parte dos alimentos das refeições do hotel. Tinha campeonato de pescaria, triciclo e bikes para todos. Atividades na piscina, até mini golf… enfim, o que não faltava eram coisas para se distrair e curtir.
Um ponto muito positivo é que o hotel é bastante espaçoso, com suas áreas externas muito bem divididas e planejadas. Ou seja, havia espaço para crianças e para adultos. Por exemplo, há piscinas grandes, com tobogã, mas que crianças de 1 aninho alcançam os seus pezinhos no chão. Os pais podem ficar fora da piscina e só acompanhar os pequenos que ainda não sabem nadar.
Há ainda o Spa, que é gratuito – somente para adultos – garantindo paz, localizado em ambientes que são totalmente feito para isso.
E o ponto forte era o passeio – também sem custo – à nascente Areia que Canta e às cachoeiras do rio Tamanduá, que ficam dentro das áreas do Hotel, portanto, a poucos minutos de carro ou caminhada.
Nascente Areia que Canta
A nascente Areia que Canta é um dos principais pontos turísticos de Brotas, por emanar beleza e tranquilidade. Foge muito das atividades radicais da região e por isso, traz aquela paz que você precisa para restabelecer suas energias.
A chegada é rápida e simples para quem está com crianças, podendo ir de carro até a entrada da nascente e pronto, 100 metros já está aquela água translúcida com areia de quartzo e muito verde ao redor para encher seus olhos de encanto.
Éramos adultos e crianças ansiosos por uma água fresca nos pés. Sentamos todos ali e ficamos contemplando, com pés na água, aquele paraíso por algum tempo. Muitas fotos e um som um tanto quanto diferente.
Ah, e sabe o porquê do nome Areia que Canta? É que a areia de quartzo ao ser friccionada gera um som muito semelhante – aos meus ouvidos – ao som de uma cuíca. Um som gostoso, uma música que a própria natureza nos proporciona. Veja este vídeo e se encante ainda mais!
Rio Tamanduá, em Brotas
Depois de contemplar a linda nascente, chegou a hora de uma caminhada de aproximadamente 1 km em meio a natureza, passando por ponte pênsil, e admirando macaquinhos e pássaros para então chegar ao Rio Tamanduá.
Lá haviam algumas possibilidades de curtição. Você podia ficar na chamada prainha com areia e águas calmas. Pequenas cachoeiras ali, podendo deixar seus pequenos curtirem a vontade sem qualquer risco.
Tinham também pontos mais agitados, com lindas pedras, onde você podia mergulhar e nadar naquelas águas frescas e relaxar nas hidromassagens naturais das cachoeiras mais brabas.
Nós fomos até a área de pedras e rio mais profundo, mas por conta das crianças que ainda não sabem nadar, só ficamos observando. Na prainha as crianças brincaram muito, e nós pudemos nos sentar e relaxar aos pés da cachoeira.
Uma combinação perfeita de passeio. Não perca este combo, nascente Areia que Canta + Rio Tamanduá!
Acomodações do Hotel Areia que Canta
Haviam disponíveis vários tipos de acomodação justamente para atender solteiros, casais ou famílias.
Eu escolhi um apartamento com cama de casal e duas camas de solteiro tudo no mesmo ambiente, pois meus filhos ainda são pequenos e não são independentes. Mas havia opção de 2 ambientes interligados para família com crianças maiores ou enfim, qualquer outra necessidade.
O meu apartamento contava também com banheira de hidromassagem e uma varanda comum a outros apartamentos. Haviam opções sem banheira ou com varanda privativa. Portanto, tem para todos os gostos.
Não havia luxo, mas tinha muito conforto e era tudo o que precisávamos. Mesmo na pandemia (COVID-19), o serviço de arrumação estava funcionando normalmente.
Alimentação dentro do Hotel Areia que Canta
A diária do hotel inclui 4 refeições por dia com direito a sucos – é o que chamamos de Pensão Completa. Eu diria até mais que completa, pois poucos lugares incluem café da tarde, como era o caso deste hotel. Refrigerantes e bebidas alcoólicas eram pagas à parte, mas a um preço bastante justo. Porém você podia levar garrafa de destilados, tanto para o restaurante – pagando taxa-rolha – quanto para consumir em suas acomodações, sem qualquer custo.
Esta parte para mim foi perfeita. As refeições eram saborosíssimas! Diferentemente de comida de hotel, que muitas vezes não tem sabor. Lá eles fazem com capricho tanto as saladas, como pratos quentes e, principalmente, as sobremesas. Não havia luxo, muita comida típica de fazenda, mas tão gostosa que deixa muito restaurante de hotel mais luxuoso, no chinelo.
Pensa em sobremesas no almoço e jantar, como tiramisù, cheesecake, torta disso, torta daquilo e de repente, doces de compota, doce de leite com queijo… Olha, pirei no doce de leite acompanhado daquele queijo fresco, tudo direto da fazenda. Enfim, uma perdição deliciosa! Deixo aqui minhas saudades deste banquete doce. 😋
Tarifas de hospedagem no Hotel Areia que Canta
Pesquisei bastante os preços de diárias deste hotel em diversos sites, e a melhor opção que encontrei foi diretamente no site oficial do Hotel. A diária era para 2 adultos e até 2 crianças – sem custo adicional para elas – incluindo as 4 refeições diárias, perfeito para família!!!
Acesse aqui para ir diretamente para a páginas de reservas.
Quantos dias de hospedagem no Hotel Areia que Canta?
Se for somente o casal, acho que até 2 noites daria, mas ainda assim eu ficaria mais. Mas, se for com crianças, 4 diárias é perfeito. Dá para fazer muita coisa e você vai embora sem aquela sensação de queria ficar mais, mas também não leva as crianças a exaustão por tirá-las tanto tempo de suas rotinas.
Conheci algumas pessoas lá que fecharam 3 noites e queriam ter ficado pelo menos mais 1 dia.
Enfim, hora de se despedir do Hotel Areia que Canta
Simplesmente concluí esta viagem com a sensação de que foi perfeita! Era tudo o que eu buscava, num único lugar. Acertou em cheio a necessidade que tínhamos de curtir, sem horário e restrições, sem precisar pensar em passeios, restaurantes e lazer. Estava tudo pensado por nós, era só decidirmos fazer ou não fazer. Voltaria, e já indiquei para amigos com filhos.
Aproveitem este destino próximo a capital paulista a um custo benefício interessante para unir a sua família. E aproveitem também para verem aqui neste post, outros destinos para viajar de carro dentro do estado de São Paulo. Por um tempo as viagens de carro serão mais comuns e a gente sempre acha lugares lindos para aquele passeio inesquecível em família.
Esperando ansiosa por mais destinos assim!!! Venham, venham!
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Eu sou louca para conhecer Brotas. Agora me pergunto, pq ainda não fiz essa viagem?
Maria Helena, pelo seu relato deu pra perceber que foi uma experiência e tanto. Tão bom quando encontramos esses lugares que conseguem atender as necessidades de todas as faixas etárias. E que ainda na simplicidade conseguem nos acolher de uma maneira tão gostosa e grandiosa!! O contato com a Natureza com certeza teve um papel fundamental nessa sensação de bem estar né? Parabéns pelo relato!! Adorei 🙂 Fiquei imaginando o quanto que os pequenos aproveitaram… e vcs também né?
A Maria Helena voltou desta viagem completamente apaixonada e renovada. Foi um sucesso em família! Fica aqui as dicas deste hotel delicioso e desta esticadinha moleza de fazer pra quem está na região de SP. O contato com a natureza deixa a gente muito renovado, é tão bom né! Carolina, obrigada por estar sempre com a gente aqui. Um Beijo!
Acho que não tem como não voltar assim né? Alimento para alma total, com aquela pitada de aventura!! 🙂 Não vejo a hora de colocar no meu roteiro esse destino!! Experiências incríveis nos aguardam, certeza!!