Olá, viajante! Hoje nós vamos falar sobre uma das cidades mais charmosas na América do Sul. Um destino para lá de romântico… estou falando de Colonia del Sacramento, uma cidadezinha encantadora, com suas ruas de pedras floridas e arquitetura colonial nas margens do Rio da Prata.
Um passeio tranquilo, perfeito para aqueles que gostam de descobrir novos lugares sem pressa e aproveitar o que cada cantinho dessa cidade histórica tem pra oferecer. O maior esforço que você vai ter para aproveitar Colonia del Sacramento é chegar até lá, mas você vai ver que isso é moleza!
A história de Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento fica no sudeste do Uruguai, nas margens do Rio da Prata. Ela fica a apenas 50 km de Buenos Aires – capital da Argentina – e a 180 km da capital uruguaia Montevidéu.
Você sabia que Colonia del Sacramento foi fundada pelos portugueses? Pois é! Como todo o Uruguai, ela já foi parte do império português – antes de ser dominado pelos espanhóis. Colonia del Sacramento mantém a história viva, com suas casas portuguesas do período colonial ao lado de construções em estilo espanhol.
Justamente devido à sua localização estratégica entre Brasil e Argentina, Colonia del Sacramento se estabeleceu como um importante entreposto comercial, principalmente para o tráfico de escravos. Desde a sua fundação em 1680, colonizadores espanhóis, portugueses – até mesmo britânicos -lutaram para conquistar a cidade.
Somente em 1828 Colonia del Sacramento conseguiu sua independência e se tornou oficialmente parte do Uruguai. Nos anos 90 a UNESCO classificou a cidade como Patrimônio Mundial. E hoje, o que não falta lá são turistas andando pelas de Colonia del Sacramento, visitando as casas coloniais e os museus.
O que fazer em Colonia del Sacramento?
A Calle de Los Suspiros é a rua mais famosa da cidade, e com certeza você não pode sair de lá sem percorrer pelo menos uma vez a rua das casinhas cor de rosa. O centro histórico é parada obrigatória, assim como o Farol de Colonia del Sacramento.
Se você gosta de história e cultura, vale a pena visitar o Museu Português, que fica num prédio do século XVIII, mostra o brasão de armas, as armas, os móveis e os mapas antigos da região.
Já o Museu Indigena foi construído no século XIX e exibe os artefatos típicos dos nativos que ocuparam Colonia del Sacramento desde 10.000 anos – DEZ MIL ANOS!!! – antes da chegada dos europeus.
No geral, os passeios pela cidade costumam ser bem em conta. Para subir no Farol basta pagar a taxa simbólica de $1 e com apenas um ingresso você consegue visitar todos os museus do centro histórico.
Aproveite também para visitar a Feira Artesanal, com lojinhas de roupas e artesanatos, na orla norte da cidade. As barracas ao ar livre e as lojas vendem tapeçarias, bolsas bordadas à mão, cerâmica, velas e todo tipo de artesanato.
Quantos dias ficar em Colonia del Sacramento?
Muitos turistas costumam fazer um bate volta de Buenos Aires até Colonia del Sacramento, mas se você quiser realmente aproveitar a cidade, considere ficar uns três dias. Sobre a melhor época para visitar Colonia, depende do que você pretende fazer na cidade.
No outono – entre o meses de abril e junho – fica aquele friozinho bom para tomar o famoso vinho uruguaio e aproveitar bastante a gastronomia local. Uma dica é experimentar o Queijo Colonia, típico da região. Só preste atenção porque durante o inverno a cidade fica bem gelada, o que pode não ser o melhor dos mundos para fazer passeios ao ar livre.
Já no verão – entre dezembro e março – a cidade fica mais quente, mais florida, mais chuvosa e também mais lotada, porém dá pra aproveitar as praias.
Não perca nossos posts sobre a Argentina! São muitos assuntos, como montanhas, neve, vinho e muito mais!
Como chegar a Colonia del Sacramento?
No Uruguai, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu. Depois, para chegar em Colonia del Sacramento você precisará pegar ônibus ou alugar um carro. De Montevidéu até Colonia são cerca de 180km, umas 2 horas de viagem de carro.
Colonia del Sacramento também fica bem pertinho de Buenos Aires, então outra opção é viajar para o Aeroporto de Buenos Aires. Aliás, Colonia é o ponto mais próximo de Buenos Aires, na outra margem do Rio da Prata. O jeito mais rápido de chegar à Colonia saindo de Buenos Aires é cruzando o Rio da Prata de barco, porém dependendo do barco que você escolher, pode sair um pouco mais caro, entre R$150 e R$300. A dica é sempre reservar antes, através do site oficial.
ℹ️ Dica quente: é mais rápido chegar a Colonia saindo de Buenos Aires do que de Montevidéu. São apenas 50km, que podem ser percorridos de carro ou de ônibus.
Precisa de visto para visitar Colonia del Sacramento?
Não! Brasileiros não precisam de visto – nem de passaporte – para visitar o Uruguai por até 90 dias. Basta ter um RG expedido há menos de 10 anos.
ℹ️ Dica quente: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é válida para documento de identificação – mas é sempre bom tê-la à mão, pois o melhor jeito de conhecer o Uruguai é alugando um carro.
As cidades são próximas e a infraestrutura das estradas é ótima, então aproveite para conhecer não só Colonia del Sacramento, mas também Montevidéu, Punta del Este e claro, Buenos Aires, na Argentina. O que não falta são boas opções de roteiro para conhecer a América do Sul!
Obrigada pela leitura e até a próxima!