O Ano Novo Chinês poderia ser chamado, na verdade, de Ano Novo Lunar, devido a grande atenção que se dá a Lua e seu envolvimento na cultura chinesa. As celebrações do Ano Novo Lunar marcam o começo da primavera no calendário lunissolar, a cada janeiro ou fevereiro.
Com muitas tradições e comemorações que duram dias e dias, os chineses capricham, quando o assunto é celebrar o novo ano que está chegando.
Quando é o Ano Novo Chinês?
As datas para o Ano Novo Chinês mudam a cada ano, pois as datas são baseadas em eventos lunares e solares, comemorados na segunda lua nova após o solstício de dezembro, que marca o início do verão aqui no hemisfério sul, e inverno no hemisfério norte.
Para simplificar, é esperado que o Ano Novo Chinês seja sempre celebrado entre final de janeiro e início de fevereiro.
Cada ano novo lunar coincide com um dos 12 signos do zodíaco chinês. Ao contrário do que ouvimos dizer, o seu ano da sorte não é o ano do seu signo do seu animal no zodíaco. Na verdade, neste “seu ano” é quando você deveria ser mais cauteloso, e evitar perturbar o deus da era pela mitologia chinesa. Segundo reza da lenda deles, um ano a cada 12, você precisa pisar levemente, usar vermelho ou cor de jade.
O Ano Novo Chinês dura 15 dias consecutivos e termina com o Festival das Lanternas, que é a coisa mais linda do mundo!!! Os primeiros dias do festival costumam ser feriados e isso vai variando conforme o os costumes dentro da China.
Em 2020 o ano novo foi dia 25 de janeiro e estamos no ano do Rato.
Em 2021 o ano novo será dia 12 de fevereiro e estaremos no ano do Boi.
Os preparativos para o Ano Novo Chinês
Diferentemente de nós, ocidentais, que preparamos nosso Reveillon ali por volta do dia 30 e 31 de dezembro, o Ano Novo Chinês começa a ser preparado semanas antes. Eles acreditam que a prosperidade do próximo ano depende de estarem bem preparados para receber a boa sorte.
Os preparativos incluem uma limpeza bem feita da casa, jogar fora coisas quebradas para nao trazerem azar. Trocam alguma decoração, capricham em arranjos com flores frescas e usam muito vermelho e dourado, para dar sorte.
Eles podam as plantas ou trocam árvores mortas por plantas vivas. Abrem espaço em seus armários para coisas novas entrarem, para coisas que estão por vir.
Eles também se preparam fisicamente, cortam as unhas e os cabelos antes do início do festival. Durante os 15 dias que dura a celebração, nada pode ser cortado para não trazer má sorte. Nem mesmo macarrão ou outro tipo de comida devem ser cortados. Tudo pela boa sorte!
Roupas novas, assim como nós ocidentais, para trazer boa sorte. Fartura na mesa, com comidas, lanches, petiscos, doces, guloseimas e tudo que podem oferecer aos visitantes que trazem sorte também no ano que está chegando. Muitas comidas tem uma simbologia, como temos com a Lentilha, que traz boa sorte no dia 1º de janeiro.
Celebrando o Ano Novo Chinês
As festividades do Ano Novo Chinês alguns dias, dois ou três. Mas o evento em si dura todos os 15 dias e as residências cumprem o calendário a risca. Eles tem uma lista de tradições a serem observadas dia a dia.
Se as famílias estão sempre juntas e comemoram em casa, os turistas já podem desfrutar das comemorações pelas ruas, com fogos de artifício, procissões, desfiles carregando lanternas pelas ruas, danças típicas. Danças de Leões, Danças de Dragões. O barulho todo que fazem, os fogos e músicas são para assustarem os espíritos travessos que poderiam causar algum transtorno no novo ano que se inicia.
Existe a tradição de trocar presentes para o novo ano, as lojas ficam com produtos especiais, os mercados de Ano Novo Chinês são criados para abastecerem o povo com suas tradições. Pequenas lembranças e presentes de amor são trocados entre os amigos. Pequenos presentes dentro de envelopes vermelhos conhecidos como hong bao são trocados. As crianças recebem frequentemente dinheiro dos mais velhos.
Como a globalização está tomando conta do mundo, aqui no Ocidente já é possível observar algum traço das comemorações do Ano Novo Chinês, um ótimo motivo para reunirmos amigos e comemoramos uma celebração cultural.
Tradições milenares do Ano Novo Chinês
Esse momento todo que eles vivem no começo do novo ano Chinês é também um momento de boa sorte. De trocar os ares das casas, mesmo estando no inverno, tudo é aberto para novos sopros de sorte entrar e sair as coisas antigas. É um momento que eles procuram esquecer os rancores, perdoar, dar presentes, visitar os templos e apreciar a boa comida.
As refeições são tradicionalmente peixe e bolinhos, que são compartilhados entre familiares e amigos, na véspera do “virada do ano”. Os dois primeiros dias do festival são sempre os mais comemorados.
Eles fazem muito barulho e usam muito a cor vermelha, tudo isso para espantar a fera perigosa, o Nian, à distância. Ele não gosta de algazarra, então eles capricham e quebram pratos e aumentam a confusão para que tudo seja barulhento, em alto som.
Para trazer mais sorte, eles visitam muitos templos religiosos durante os 15 dias do Ano Novo, honram seus antepassados e esperam receber várias bênçãos. Eles passam esse tempo em família e são bem supersticiosos para espantar todo tipo de azar.
Feliz Ano Novo Chinês!
O Ano Novo Chinês é comemorado por muitos países do Oriente, não apenas na China. Se você tiver oportunidade de passar este tempo em um desses países, tire um momento para aprender a dizer Feliz Ano Novo em Mandarim.
Qualquer tentativa sua de dizer, mesmo que com sotaque forte, algumas palavras de boa sorte, vai ser muito apreciada por todos ali. Os sorrisos serão garantidos! Xin Nian Kuai Le é uma das formas de expressar seus votos de Feliz Ano Novo.
O Zodíaco Chinês
Mesmo que você não acredite em signos, supertições ou seja lá o que você considere o Ano Novo Chinês, uma coisa é certa. Você tem seu animal chinês, relacionado com seu ano de nascimento, então por que não, aprender um pouco com eles?
O Zodíaco chinês tem um ciclo de 12 anos, com um animal representado cada ano. O Ano do seu nascimento representa seu signo animal e supostamente seu sucesso e boa sorte. Cada animal tem suas características específicas, compatíveis ou não com outros animais, e os sinais são divididos em elementos naturais, os já conhecidos terra, fogo, madeira, água e metal.
Quando o ano do seu signo animal estiver acontecendo… ano do cavalo, ano do macaco, ano do tigre… você deve adiar grandes mudanças na vida (por exemplo se casar, ou abrir um novo negócio, etc), se possível. Seguir com mais cuidado até a virada do ano lunar. Usar algo vermelho ou jade, uma pulseira, ou roupa íntima, espanta a má sorte para o seu ano.
Não deixe de conhecer a Praia Vermelha, também na China. Um fenômeno natural que pinta as águas de vermelho, transformando o horizonte em um lindo cenários!
E ai? Gostou de aprender sobre o Ano Novo Chinês? A China é um dos maiores berços culturais do mundo, certamente aprendemos com eles quando lemos um pouco a respeito de suas culturas.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Comments 4