Este é um texto escrito por um casal de viajantes a convite do Passaporte Feliz.
Olá, somos um casal que depois dos 50 decidimos viver! Resolvemos que por os pés na estrada seria o nosso melhor modo de vida. Entre as primeiras viagens que fizemos, São Lourenço foi onde deixamos um pedaço do nosso coração. Eu (Suely), particularmente amo Minas, pois passei muito da minha adolescência em Minas Gerais. Vou contar aqui como foi nossa viagem de 3 dias no Sul de Minas e espero que gostem e se inspirem a conhecer o Circuito das Águas!
São Lourenço é um município muito famoso da região sul do estado de Minas Gerais. A cidade faz parte de uma das maiores estâncias hidrominerais do mundo, integrando o que é conhecido como o Circuito das Águas, na Serra da Mantiqueira. Um passeio super lindo, que engloba também outras cidades como Caxambu, Cambuquira, Lambari, Três Corações entre outras. O clima da região é ameno no verão e friozinho no inverno, sendo uma ótima região para ser visitada em qualquer época do ano.
Distâncias de São Lourenço às grandes cidades da região:
- até Rio de Janeiro – 239km
- até São Paulo – 292km
- até Belo Horizonte – 385km
- até Ribeirão Preto – 446km
Primeiro dia em São Lourenço
Bem, saímos na madrugada em direção a São Lourenço. Saindo do Rio de Janeiro (onde moramos), o tempo médio de viagem fica em torno de 4:55 de ônibus, e de carro uma média de 4:20. O dia estava lindo, e vimos o sol nascer na estrada. Que delícia é passar pela Serra da Mantiqueira!
Chegando em São Lourenço já fomos experimentando aquela comidinha mineira, e como todo mineiro gosta de de ser amigável, não foi difícil arrumamos uma hospedagem. Aliás, opções de hospedagens não faltam. Há muitos hotéis pela cidade, várias pousadas e também hostels.
Ficamos instalados num lugar bem legal chamado Pousada do Barão, próximo a tudo. O anfitrião, um senhor muito educado e hospitaleiro, tinha muitas histórias pra contar, cada uma de mineiro! 😀 O café da manhã era delicioso, tudo muito limpo… no final, inclusive, encontramos duas amigas aqui do Rio. Descansamos um pouco e fomos conhecer a cidade a noite.
A rua mais agitada fica bem centralizada e acaba sendo onde tudo acontece. Tem muitos restaurantes, pra gostos variados e música ao vivo. Preços variados também, bem legais. Comemos uma pizza muito boa no Don Giovani bem no centro, lá tem também opções de caldos. Recomendamos!
Segundo dia em São Lourenço
🏞️ Parque das Águas
Na manhã seguinte fomos conhecer o famoso Parque das Águas. Ja ouviram falar? Lá é onde você pode passar o dia relaxando, lendo um livro, caminhando, andando de bike e tem também passeio de pedalinho. Vocês podem escolher tratamentos faciais e corporais no spa. Banhos de imersão, banhos de jato para fazer massagem. Uma infinidade de opções para relaxamento e beleza, aliados com componentes naturais, que vem das fontes de águas com propriedades especiais.
O Parque conta com diversas fontes de águas naturais, com funções medicinais – uma com mais ferro, outra gasosa, outra com lítio, sulfurosa, alcalina e etc. São 9 tipos diferentes . Saí, a pedido do meu marido, experimentando um pouco de todas as fontes, isso no final da tarde me rendeu aquele piriri! 😂 Então uma dica é: não façam como eu! Escolham apenas um ou outra para provar. As águas são famosas e queridas, os turistas chegam de longe para levá-las para casa, às vezes para algum conhecido ou parente que sofre de alguma doença.
O parque abre das 8:00 às 17:00, e a entrada custa R$12,00. Separe um dia todo para passear com calma, vale a experiência! Dentro do Parque, fomos a um restaurante chamado Casa Branca, onde é servida uma deliciosa comida mineira.
🚂 Trem das Águas
Gente, o que eu mais gostei foi o passeio de Maria fumaça, uma delícia. É um trem a vapor – chamado de Trem das Águas – que sai da estação de São Lourenço e vai até uma cidadezinha chamada Soledade. Eu e o Jardel simplesmente amamos!
Compramos o bilhete a R$70,00 por pessoa. É um passeio lindo, com 2 horas de duração, que dá 20km ida e volta. Com direito a cantoria com violeiros dentro do trem. Cantamos muito! Chegando a Soledade tem uma parada onde podemos comprar petiscos, fazer um lanche, e apreciar os artesanatos que são vendidos por lá. Cada um mais lindo que o outro!
🚡 Teleférico de São Lourenço
Infelizmente, na época do nosso passeio, o Teleférico de São Lourenço estava desativado. E ele ainda está, devido a COVID-19. Costumava ser um passeio super lindo, voando alto por cima do Parque e chegando até o pico da montanha. Lá em cima, o passeio era pelas lojinhas de artesanato e comer alguma coisinha no restaurante do Teleférico.
Atualmente, com o fim do contrato de concessão, ainda não sabemos o futuro do Teleférico. Quem tiver informações atualizadas, pode deixar nos comentários!
Algo que nos chamou bastante atenção na cidade foi a rede hoteleira de São Lourenço – com hotéis super lindos! – que recebe turistas de toda parte do Brasil, e convenções de Empresas que aproveitam para fazer um turismo pela região. Há muitas lojas de roupas, de artesanatos, de bebidas… chegamos a experimentar até uma cachaçinha mineira no Mercado Municipal que queimou a goela. 😅
Com certeza voltaremos a esta encantadora e elegante cidade que nos acolheu tão bem. Assim encerramos a nossa experiência em São Lourenço-MG. Esperamos que tenham gostado, sigam o nosso instagram @suely_e_jardel e acompanhe todos as nossas viagens, experiências e dicas. Nosso Youtube também é um sucesso, te esperamos! Vai ser um prazer receber vocês por lá!
Obrigada e até a próxima aventura!!!
EXTRA: Terceiro dia em São Lourenço
Este é um extra, que seria um terceiro dia em São Lourenço, caso você possa encaixar em seu roteiro. A sugestão seria um passeio pelas fazendas de café.
☕ Rota do Café
Se você é fã de café coloque este passeio em seu roteiro. A Rota do Café em Minas Gerais é super famosa e guarda lindos cenários para enriquecer sua viagem. A Unique Cafés proporciona um contato muito próximo com as fazendas produtoras, você poderá experimentar o café colhido ali por perto. O tour guiado conta com degustações, subida aos cafezais, história local dos fundadores das cidades e muitas outras delícias que estão diretamente ligadas ao nosso velho e bom café!
Com certeza será inesquecível aprender tantas novidades a respeito de uma das bebidas mais tradicionais do mundo, sabendo que nosso Brasil se destaca mundialmente na produção e exportação do café.
Você sabe quais são As cidades mais antigas do mundo? Não perca este post sobre curiosidades!
✍🏻 Se você é tem alma de viajante e gosta de escrever, deixe aqui seu contato. Será um prazer ter um texto seu publicado em nosso site! Estamos cheios de lindos textos, escritos por viajantes de todo o Brasil e mundo. #EscrevaParaPassaporteFeliz
Ai Minas Gerais e seus diversos encantos! Eita terrinha boa hein?!
Também sou apaixonada por esses paraísos mineiros. Já conheci alguns lugares de Minas, em diversos momentos da minha vida. Mas tenho muita vontade de fazer um mochilão pela região!! 🙂 Lugares é que não vão faltar para adicionar no roteiro né? Não vejo a hora de colocar em prática essa aventura!!
Suely e Jardel, ainda não conheço esse parque, fiquei curiosa com os banhos de imersão e as massagens. Fizeram? Ok, gravando a dica aqui para não provar todas!! 😉 Ahhh e o passeio de trem deve ter sido encantador mesmo! Tenho uma relação com trem que não sei explicar (deve ser coisa de outra vida 😛 )… tenho muita vontade de andar de Maria Fumaça!! Embora hoje pense muito a respeito dos impactos ambientais que os transportes geram….
Adorei ler o relato de vocês por aqui!
A região do Sul de minas é muito rica. Os passeios são lindos, os parques são maravilhosos. Pertinho de São Lourenço, você poderá visitar também Caxambu. Que é igualmente encantadora. Com certeza será um passeio inesquecível, regado a doce de leite, queijos mineiros e muita fartura.
Esperamos relatos de suas viagens, vai ser um prazer ter seus textos aqui com a gente. Beijos, Ju
Eu amo Minas Gerais!! Puro amor por tudo que conheço e vivo nesses paraísos!! 🙂
Parques são sempre boas pedidas né? Ainda não estive em Caxambu, obrigada pela dica!!
Obrigada pelo convite, certamente é um imenso prazer compor aqui com vocês!!
Estive em São Lourenço semana passada, amei. Fiz tudo que deu. Fiz o passeio de trem até Soledade. Tirei foto em frente a cascata. Foi muito bom. Sugiro pra quem quer dar uma fugidinha.
Passeio bom né, de poucos dias, mas sempre delicioso!
Óia que beleza!!!
Vcs passando aqui por minha cidade!!
Espero que tenham se divertido!!! Quando vierem aqui novamente procurem nos hotéis sobre o balonismo!!! Aposto que vcs vão gostar de voar no balão 🎈!!! ( Só que é meio caro! 😕)
Mais procurem informações!!
Abraço a todos!!!
Oi Ana Paula, tudo bem?
Este post sobre São Lourenço é um dos mais lidos do site, amamos!
Obrigada pela dica do Voo de Balão! Abraços!
Estamos com saudades de SL.
A propósito dos comentários do casal Suely e Jardel, faço como minhas suas palavras e informações, pois também adoro as Minas Gerais, particularmente a Zona da Mata e todo o Sul de Minas. Sou de Duque de Caxias-RJ. Tudo começou em 3 de setembro de 1977, quando do meu 1° casamento e fui passar a minha lua de mel em São Lourenço, hospedando-me com minha mulher no THERMO HOTEL, já que tinha feito a reserva prévia pelo antigo Motel Clube de Minas Gerais, atual INTER PASS CLUB, do qual tenho título de sócio temido. Ficamos lá por uma semana, a atração principal para passear era – e ainda é- o PARQUE DAS ÁGUAS, visitação das mais recomendáveis para os turistas de 1a. viagem como éramos. Visitamos também as cidades periféricas, como Carmo de Minas, Cambuquira e Caxambu, dentre outras (à época o meu carro era um Opala 1974 verde, se não me falha a memória). Prometemos voltar, porém, não tivemos mais essa oportunidade por 2 motivos: a correria da minha principal ocupação de Corretor de Imóveis e Consultor Imobiliário e o fim deste meu 1• casamento, em 1995, mas a vontade de voltar jamais saiu de mim. Pois bem, em 2014, enfim, a oportunidade de voltar surgiu, e aí, agora no meu 3° relacionamento conjugal e também na companhia das minhas filhas Karine e Caroline, voltei a São Lourenço e agora ficamos hospedados em dois chalés (um deles foi o bem-te-vi) do Hotel Fazenda e pousada VILA CHICO, um dos melhores – senão o melhor- da região, que tem uma fantástica estrutura para descanso e lazer e um restaurante que serve uma comida mineira dos deuses, e que funciona somente aos sábados e domingos, salvo engano. Recomendo o Vila Chico a todo turista ou viajante que for a São Lourenço, por mais exigente que possa ser. Desta feita, tivemos mais locais para visitar e aproveitar, pois fizemos a viagem do trem turístico São Lourenço x Soledade de Minas, o tour aéreo de Cessna voando sobre a cidade (confesso que o avião dá medo, pois é muito velho e obsoleto), voltamos a visitar Caxambu mas desta feita não gostamos, pois a cidade e suas atrações pararam no tempo, não oferecendo nada de novo ou de atrativo. Escolhemos para almoçar por dois dias o Restaurante Casarão, que fica junto ao Parque das Águas e não nos arrependemos, pois serve uma comida variada simplesmente divina e uma mesa de sobremesas de fazer até diabéticos saírem da linha. Também recomendo de olhos fechados esse excelente restaurante.Pois bem, no ano seguinte voltamos ao Sul de Minas, agora mais próximo do ápice da Serra da Mantiqueira, ficando hospedados desta feita na Pousada SONHO MEU, situada numa cidadezinha junto a Passa Quatro-MG., no chalé amarelo, uma excelente acomodação e um local paradisíaco que dá uma linda visão da região serrana, onde acordávamos ao som do cântico dos pássaros soltos na linda natureza local, destacando-se o dos amarelinhos canários belga e da terra. Ah! Ia me esquecendo de um grande detalhe: os cafés da manhã de ambas as pousadas VILA CHICO e SONHO MEU são fartíssimos e de dar água na boca de qualquer mortal e o pão de queijo – ah! O pão de queijo é sempre feito na hora, a pedido do hóspede, podendo ser repetido ao gosto do “freguês” ou do glutão kkķkķk. Assim, recomendo a todos a região do Sul de Minas, que oferece inúmeras opções de hospedagem e passeios incríveis e, olha, estou pretendendo voltar a São Lourenço ainda em 2021, talvez em dezembro.
Sr. Eliezer, que prazer ler este comentário tão autêntico.
Muito obrigada pela leitura e esperamos mais comentários em outros artigos nossos.
Abraços!
Estive em São Lourenço em dezembro de 2021. Amei .
Adorei seus relatos . Porém acho que faltou vcs irem ( não sei se qnd foram já existia) num lugar que pra mim fez toda a diferença da viagem …. PRAIA DE MINAS . É um lugar maravilhoso, acho que 2 min do centrinho ( os passeios de charrete podem deixar lá) pra passar um dia inteiro . Tem uma cachoeira ( fake) com um barzinho na água , área aquática para as crianças com escorregas e muitos outros brinquedos na água, inclusive aquele brinquedo que o balde gigante enche e vira ( parecido com o do Beach Park) tem um parquinho e uma mini fazendinha para a criançada. Além de é claro um restaurante servindo petiscos e bebidas maravilhosos. É uma estrutura maravilhosa . Vale com certeza um dia inteiro . Impossível ir a São Lourenço e não ir lá. Pra mim foi o diferencial da viagem assim como o passeio de Maria fumaça.
Oi Juliana, tudo bem?
Obrigada por seu relato. Vai entrar em nossa lista de coisas imperdíveis em São Lourenço. Quem sabe eu até faça um post sobre esta dica.
Minas Gerais é bom demais, né? Abraços e volte sempre aqui.