Olá viajantes! Depois que já descobrimos onde fica o Canal de Suez – com todo o burburinho do navio cargueiro que ficou encalhado lá – hoje vamos falar sobre 7 curiosidades que envolvem essa preciosidade da engenharia marítima.
1️⃣ Essa travessia pelo Egito já existia desde 1850 A.C
Olha que loucura! É claro que o Moderno Canal de Suez é algo relativamente recente, mas há indícios que ja houve outros canais artificiais conectando o Mar Vermelho ao Rio Nilo, por volta do ano de 1850 A.C.. De acordo com fontes antigas, Cleópatra poderia ter viajado nesta passagem, para acessar o Mediterrâneo, que fora construído pelo finalmente pelo Faraó Neco II e o conquistador persa Dario, no século III A.C.
2️⃣ Os britânicos eram contra a construção do Canal de Suez
O planejamento do Canal começou em 1854, por parte de um ex-diplomata Francês, chamado Ferdinand de Lesseps, que negociou com o Vice Rei Egípcio, visando a construção que viabilizaria a navegação para os dois lados do Canal. Mas, uma vez que Ferdinand tinha o apoio do Imperador Francês Napoleão III, os estadistas britânicos entenderam essa intenção de construir o Canal como um esquema político para minar o transporte marítimo global. O Embaixador Britânico na França disse que seria um “ato suicida”. E, quando os Franceses tentaram vender ações da empresa do canal para obter fundos para a construção, os jornais britânicos rotularam o projeto de “roubo explícito criado para sacrificar o povo simples”. 21 anos depois, quando os Egípcios estavam sem dinheiro e precisaram leiloar sua participação no Canal, foram os britânicos que compraram 44% da hidrovia, após passarem duas décadas criticando o projeto.
3️⃣ O construtor do Canal de Suez quase conseguiu construir o Canal do Panamá
Após ter tido sucesso em seu projeto em Suez, o francês Ferdinand Lesseps vislumbrou mais uma obra de sucesso no istmo do Panamá, na América Central. Tendo uma vez silenciado seus críticos, Lesseps disse que o novo Canal seria “mais fácil de fazer, mais fácil de terminar e mais fácil de manter”, assim o trabalho começou em 1881, mas infelizmente foi condenado ao caos. Milhares de trabalhadores morreram infestados com as doenças, em meio a uma selva úmida e quente. Quase 260 milhões de dólares foram gastos e eles nunca concluíram o projeto. 8 anos depois eles faliram a empresa, colocando os envolvidos em escândalos – incluindo o Gustave Eiffel, design da Torre Eiffel, que fora contratado para projetar as eclusas dos canais – que os levaram a condenações por fraude e conspiração. 25 anos depois, os americanos construíram finalmente o Canal do Panamá, em um período de 10 anos.
4️⃣ A Estátua da Liberdade pertenceria ao Canal de Suez
Perto do final da construção do Canal, em 1869, o escultor francês Frédéric-Auguste Bartholdi tentou convencer o idealizador da obra, o também francês Ferdinand de Lesseps, e o Governo Egípcio a deixá-lo construir uma escultura que se chamaria “Egito trazendo luz para a Ásia”, que seria colocada logo na entrada no Mediterrâneo. Inspirado pelo antigo Colosso de Rodes, Bartholdi imaginou uma estátua de 30 metros de altura, de uma mulher vestida com túnicas camponesas egípcias, segunda uma enorme tocha, que serviria ainda como farol para guiar os navios no Canal. Esta ideia nunca foi para frente, mas o escultor continuou tentando vender seu peixe, até que 1886 (17 anos depois), ele finalmente atracou em Nova Iorque com sua estátua, agora oficialmente chamada de “Liberdade iluminando o mundo”, que agora a chamamos de Estátua da Liberdade.
5️⃣ Uma frota de 15 navios ficou encalhada no Canal de Suez por 8 anos
Em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias entre Egito e Israel, o Canal de Suez foi fechado pelo Governo Egípcio e bloqueado por ambos os lados, por minas e navios afundados. No momento do fechamento havia 15 navios internacionais, atracados no curso do Grande Lago Amargos, no meio do Canal. Ali eles permaneceram por 8 anos, ganhando o nome de Frota Amarela, por causa das areias do deserto que chegavam até os navios. A tripulação dos navios ficaram alternando em missões de 3 em 3 meses, e criou-se uma comunidade em torno dos navios. Hospedaram eventos esportivos e sociais. Criaram seu próprio comércio e permaneceram assim até 1875, quando foram autorizados a deixarem o Canal, sendo que apenas 2 deles conseguiram “sair flutuando por si só” de lá.
6️⃣ O Canal de Suez quase foi construído por Napoleão Bonaparte
Isso mesmo! Depois de conquistar o Egito em 1798, o comandante militar francês Napoleão Bonaparte enviou uma equipe de topógrafos para investigar a possibilidade de cortar o estreito de terra de Suez, construindo assim um canal do Mar Vermelho ao Mediterrâneo. Mas após quatro expedições para investigações de viabilidade, eles concluíram – erradamente – que o nível do Mar Vermelho estaria pelo menos 9 metros mais alto que Mediterrâneo, frustrando assim qualquer tentativa de criar um canal, pois poderia resultar em inundações catastróficas no Delta do Nilo. Quase 50 anos depois disso, uma nova equipe de engenheiros finalmente confirmou que não havia nada grave em relação a diferença de altitude entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Coitadinho do Bonaparte, ele quase foi o construtor dessa maravilha toda!
7️⃣ Um grande navio cargueiro bloqueou Canal de Suez
Em março de 2021 um gigante navio cargueiro, carregando 20 mil contairns – pesando mais de 220 mil toneladas, com 400 metros de comprimento – chamado Ever Given, encalhou no Canal de Suez. Isso gerou um caos e um congestionamento de mais de 450 navios – um deles com 130 mil ovelhas vivas – , à espera para poderem fazer a travessia entre a Europa e a Ásia. O navio saía da China com destino a Holanda, quando uma forte rajada de vento e uma tempestade de areia o tirou do curso. Ele foi virado de lado, de modo a obstruir completamente o Canal, justamente em um ponto onde não há “mão dupla”, ficando então a passagem bloqueada por quase 1 semana. A obstrução gerou diversos impactos econômicos, fazendo inclusive com que alguns navios tivessem que contornar o Cabo da Boa Esperança, dando a volta pela África. Sem contar o “gargalo” que ocorreu nos portos, como consequência de tantos navios chegando ao mesmo tempo aos seus destinos, após a liberação da rota.
Se você quiser mais uma leitura super interessante, veja aqui sobre os Cruzeiros Fluviais. Eles são grandes navios que navegam pelos principais rios do mundo. Já pensou uma viagem de navio pelo Rio Nilo?
E aí, gostaram de ler mais pouco sobre curiosidades? Todo mundo ama, e eu também! Obrigada pela leitura, e até a próxima!