Olá viajante! Hoje vamos descobrir vários destinos para pegar o carro e viajar pelo estado de Goiás. Essa série de posts sobre roadtrips no Brasil é uma iniciativa para apoiarmos o turismo nacional que vai viver um boom, com tantas viagens de carro, sem os riscos de aviões. Sem contar que não precisa ir muito longe para conhecer lugares surpreendentes!
Se você ainda não leu os outros dois posts da nossa série sobre roadtrips pelo Brasil, não deixe de conferir os destinos para viajar de carro por São Paulo e Minas Gerais.
O estado de Goiás é um pólo para o ecoturismo e, portanto em quase todos os destinos você irá se deparar com fantásticas paisagens naturais, além de uma cultura única e uma história fascinante.
Aliás, muitos destinos fazem fronteira com os estados de Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e até Minas Gerais, ou seja, os destinos dessa lista podem ser facilmente visitados pela turma dos estados vizinhos e também da Capital Federal, nossa querida Brasília!
1️⃣ Caldas Novas e Rio Quente
Caldas Novas é o maior sucesso do setor turístico em Goiás. A cidade é nacionalmente conhecida por suas águas termais e atrai milhões de turistas do Brasil e do mundo todos os anos. Ela fica a 171km de Goiânia e para os moradores de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, o lugar está tão pertinho que a roadtrip é mais que obrigatória.
O maior manancial hidrotermal do mundo, localizado em Caldas Novas, é responsável por proporcionar o fenômeno das águas quentes por toda a cidade. Esse é o lugar perfeito para ficar horas e horas nas piscinas e só relaxar.
Formando um par com Caldas Novas, Rio Quente é um município pertinho (aprox. 30min) que complementa a viagem pelas águas termais. No município, se encontra uma boa e crescente estrutura hoteleira, as mesmas águas termais, além de conter uma das atrações mais famosas do Brasil: a Pousada do Rio Quente e o Hot Park – um parque aquático de águas quentinhas! O dia vai ser de diversão garantida!
E esse não é o único complexo aquático da região. O turismo usou da localização privilegiada de seu manancial hidrotermal para criar vários parques aquáticos com a temperatura perfeita em suas águas, tanto em Caldas Novas quanto em Rio Quente. São várias redes hoteleiras famosas, que estão preparadas e com alto padrão de hospitalidade para receber você e sua família no paraíso das águas quentes.
Essa, com certeza, é uma viagem para levar toda a família e passar pelo menos uns 5 dias, só curtindo e se divertindo nas piscinas aquecidas naturalmente. Elas são também terapêuticas e relaxantes. As águas saem do lençol freático a temperaturas que queimam de verdade, na casa dos 50ºC. Muitas vezes temos que esperar uma horinha até a piscina ser liberada para uso. É comum que a água seja trocada pelo menos 1 vez ao dia, já que rapidamente ela esfria e “perde a graça”.
2️⃣ Pirenópolis
Se você quiser uma viagem de turismo histórico sem perder as belezas do ecoturismo, Pirenópolis é o lugar perfeito! Pela ótica histórica, ir à Pirenópolis é como voltar no tempo, onde ruas de paralelepípedos e construções históricas preenchiam os bairros da cidade. Já no âmbito do ecoturismo, a região oferece mais de 82 cachoeiras para nenhum aventureiro botar defeito!
Localizada a aproximadamente 130km de Goiânia, Pirenópolis foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. E o ideal mesmo é fazer uma viagem mais longa, de 4-7 dias para aproveitar bem os dois tipos de turismos que a cidade proporciona.
Em Pirenópolis, apelidada carinhosamente pelos locais de Piri, você pode conhecer o centro histórico – um registro da história de Goiás -, muitos artesanatos, e as várias trilhas que levam à maravilhosas cachoeiras. Em especial, destaco a Cachoeira de Abade que conseguiu reunir história e beleza em um só lugar: sob 22 metros de queda d’água, está escondida a maior lavra de ouro no século XVIII. Um passeio simplesmente IM-PER-DÍ-VEL!!
ℹ️ Dica quente: a maioria das cachoeiras ficam em propriedades privadas, e por isso é necessário pagar para entrar. Então, é muito importante se planejar e pesquisar os lugares que vai visitar previamente para evitar contratempos. E por favor, lembrem-se de levar sacos de lixos e não deixarem nada de sujeira para trás. Você estará em meio a uma natureza super preservada.
Falando em natureza, você já se perguntou se o mundo vai voltar ao “normal”depois da Pandemia? Deixo aqui este texto de reflexão para quem se interessa pelo assunto: o meio ambiente está se curando durante o COVID. E quando voltarem as viagens, como vai ser?
3️⃣ Chapada dos Veadeiros
Localizado entre os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros concentra o melhor das paisagens naturais, trilhas e cachoeiras. Esse Patrimônio Mundial Natural declarada pela UNESCO tem grande valor científico e turístico, sendo um dos destinos mais cobiçados do estado de Goiás e região.
Por comportar tantas atrações, o ideal mesmo é passar 8 dias na Chapada dos Veadeiros, mas em 5 dias já é possível conhecer muito desse paraíso natural. Enquanto estiver no parque, espere encontrar rios de águas cristalinas, nascentes, piscinas naturais, minas de quartzo, rochas com mais de um bilhão de anos, tudo isso contornado por cânions – belezas naturais não faltarão nesse passeio!
Se tiver a oportunidade, estenda a viagem para conhecer as cidades que são porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Em Alto Paraíso, você encontrará um forte esoterismo e muitas culturas diferentes, em geral o pessoal de lá é zen. Já em Cavalcante, o destaque fica para o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do País!
Entre tantas cachoeiras, a que não pode ficar de fora do seu roteiro é a Cachoeira Santa Bárbara. O lugar é famoso por suas águas turquesas em suas piscinas naturais, formadas por uma queda d’água de trinta metros.
4️⃣ Parque Nacional das Emas
A 420km de Goiânia você vai encontrar um pouquinho da África do Sul no Brasil. O Parque Nacional das Emas está localizado entre os municípios de Serranópolis (GO), Mineiros (GO), Chapadão do Céu (GO) e Costa Rica (MS) e ele é repleto de passeios pela natureza que fogem das aventuras convencionais. Esse é um ecoturismo que, definitivamente, precisa estar nos seus planos!
Lá você encontrará cupinzeiros naturalmente coloridos, safari, bóia-cross, uma natureza absurdamente exuberante e muita, muita aventura. Mas o que vai te convencer de vez a ir pra lá é o fenômeno raro e único da bioluminescência – quando os cupinzeiros ficam cheios de pontos brilhantes durante à noite, criando um cenário mágico e muito emocionante. Saiba que essa é uma viagem para levar toda a família, fazer todos os passeios e se aventurar por um feriado inteiro.
5️⃣ Cocalzinho de Goiás
Às margens do Rio Corumbá, Cocalzinho de Goiás é cortada por vários córregos e rios, criando cachoeiras como a dos Caiapós, Morrinho dos Pireneus, Pedro Belo e Sete Grota.
Localizada a 130km da capital goiana, a cidade oferece além das paisagens lindas como é de costume do estado de Goiás, um passeio pelas produções de vinhos finos e premiados com uvas europeias, atraindo, também, muitos viajantes amantes do vinho.
Embora o turismo esteja ganhando sua força nas vinícolas, rios e cachoeiras, duas principais atrações se destacam: a tirolesa Voos dos Pirineus – com 567 metros de comprimento, e a Caverna Ecos, que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina.
Uma viagem de 2 dias é suficiente para conhecer as maravilhas de Cocalzinho de Goiás. Não perca a oportunidade de conhecer esse lugar escondido no interior do estado!
6️⃣ Jalapão (TO)
Embora a cidade não fique no estado de Goiás, o Jalapão pode e deve ser visitada tranquilamente pelos goianos. Graças a sua localização privilegiada – vizinha ao estado de Goiás -, a viagem é muito viável e recomendada, assim como os destinos em Goiás que também podem ser frequentadas pelos tocantinenses.
Famosa entre os apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura, essa região encanta seus visitantes com uma mistura de Savana – chapadões e serras – e Cerrado – com dunas alaranjadas, nascentes e impressionantes formações rochosas.
Um roteiro de pelo menos 5 dias no Jalapão vai te levar aos principais atrativos e até em aventuras mais completas. Lembre-se de organizar com antecedência sua viagem e os passeios – que muitas vezes precisam de carro com tração 4×4 preparados para as dunas – assim você aproveita ao máximo tudo o que essa cidade cheia de belezas naturais tem a oferecer.
7️⃣ Nobres (MT)
Na mesma onda do ecoturismo em Tocantins, Nobres, no Mato Grosso, é uma roadtrip mais longa, mas que vale cada km percorrido por tudo de surreal que você verá por lá. Conhecida como a concorrente da cidade de Bonito(MS), Nobres guarda surpresas de encher os olhos. Os passeios são lindos, lindoos, liiiiiindos!
E a regra para Jalapão também vale aqui: da mesma forma que os goianos podem conhecer essa cidade maravilhosa no Mato Grosso, os mato grossenses estão mais que convidados para viver o turismo em Goiás.
Não deixe de visitar nosso post completo sobre Nobres, um paraíso quase secreto no Mato Grosso.
Um roteiro de 3 dias é suficiente para conhecer as lindas cachoeiras, as grutas escondidas e os rios cristalinos cheios de peixes (ideais para mergulhos e flutuações). Outra vantagem de uma viagem para Nobres é que os preços são bem acessíveis. Não faltam motivos para conhecer essa cidade no estado vizinho, né?
E aí, agora que você já conhece os melhores destinos para viajar de carro por Goiás, que tal valorizar nosso turismo nacional e planejar sua próxima viagem por essa região tão rica e cheia de belezas naturais?
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Comments 5