Você sabia que a terra dos cangurus tem um clima muito parecido com o nosso? Assim como o Brasil, a Austrália reúne lindas praias e uma vegetação exuberante combinado a um grande diferencial: a oferta de segurança, sofisticação e super desenvolvimento.

A Austrália é um país famoso por harmonizar tão bem a natureza com suas grandes cidades. Assim, espere belas paisagens naturais aliadas ao conforto de uma viagem relaxante, em cidades bem estruturadas e com altos índices de qualidade de vida.
O maior país da Oceania pode até parecer longe para uma viagem à turismo, mas os passeios e a experiência de estar em uma das melhores cidades do mundo vão compensar a distância.
Então vamos conhecer mais sobre a Austrália – esse país que é tão longe e ao mesmo tempo tão parecido com a nossa casa.
Ficha técnica da Austrália
Nome Oficial: Comunidade da Austrália
Fuso Horário: A Austrália possui um total de 5 fusos horários diferentes. O mais comum deles, que abrange as cidades mais visitadas, é o da Costa Leste (UTC +10): essa é a região do país onde se localiza Sydney, Melbourne, Brisbane e Camberra. Esse fuso está 13 horas a frente do Brasil.
Código Internacional do telefone: +61
Capital: Camberra, com uma população de quase 400 mil habitantes (dados de 2016)
População: 24,99 milhões (dados de 2018)
Religião: Na Austrália não há uma religião definida, então há uma grande diversidade crenças. Inclusive, a maior porcentagem do censo feito em 2016 sobre religião no país é de 30,1% dos que declaram “sem nenhuma religião”
Idioma: Inglês
Direção: dirige-se pela esquerda ( mão inglesa)
Moeda: dólar australiano (AUD) – 1 Coca-Cola/Pepsi (garrafa de 330ml) custa AUD 3,40 ou USD 2,34
Confira aqui 8 lugares imperdíveis na Austrália! São lugares que jamais deverão ficar fora do seu roteiro, então fique ligado neste post.
Como chegar à Austrália
Não existem voos diretos do Brasil à Austrália. Contudo, existem 3 rotas principais, com boas conexões para se chegar até lá.

Rota 1 – Atravessar o Pacífico pela Argentina ou Chile
A primeira rota é pelo Pacífico com escala em Buenos Aires, na Argentina ou Santiago, no Chile. Essa é uma das opções mais curtas e com menos escalas e, portanto, a favorita entre os brasileiros.
Por Buenos Aires, procure as companhias aéreas: Aerolíneas Argentinas (voo direto) ou Air New Zeland (com escala em Auckland, Nova Zelândia).
Já por Santiago, procure a Latam, que inclusive faz o voo Brasil – Chile, e depois segue direto para a Austrália.
Caso você queira aproveitar ainda mais a viagem, dá para estender a sua conexão na Argentina e conhecer Buenos Aires, cheia de tradições e culturas. Confira os nossos posts sobre a Argentina.
Rota 2: Atlântico pela África do Sul
A segunda rota passa por Joanesburgo, na África do Sul, fazendo o caminho inverso, atravessando o oceano Atlântico. A viagem pode ser feita pela companhia aérea South African Airways.
Essa é a opção mais longa com 35 horas de voo, mas ela tem um grande diferencial: uma parada em Joanesburgo com estadia para quebrar a viagem em duas partes e cansar menos os passageiros.
A vantagem nesse trajeto é que você pode escolher ficar só o tempo de conexão (geralmente 12 horas), ou ainda ficar alguns dias visitando o país africano. Descubra o que fazer na África do Sul.
Rota 3 – Dubai nos Emirados Árabes
Essa rota é realizada por uma das melhores companhias aéreas do mundo: Emirates Airlines. E só isso já é um grande motivo para escolher esse caminho.
Nesse trajeto você terá uma das melhores experiências com serviço de voo e tecnologia de bordo, tornando a longa viagem até a Austrália menos cansativa, além de uma experiência única de voo.
Sem contar que você terá a oportunidade de fazer um stopover em Dubai. Nada mal, hein?!
Precisa de visto para Austrália
Sim. Mesmo para estadias de curta duração é necessário um Visto de Turista.
O visto australiano é emitido eletronicamente, ou seja, todas as etapas são online, tornando o processo menos burocrático e mais rápido. O valor do visto atualmente é de 145 dólares australianos (542,34 reais em jul/2020).
Além disso é necessário ter em mãos na hora da solicitação:
- Passaporte válido;
- Comprovante de que você tem fundos suficientes (extrato bancário, contra cheques, imposto de renda, fatura de cartão de crédito com bons limites) para se manter durante a viagem;
- Carta convite da pessoa com quem você irá ficar (caso esteja indo visitar alguém);
- Para viagens de turismo, cópia do itinerário do roteiro;
- Demais documentos que comprovam o retorno ao seu país após a viagem como: carta do empregador, comprovantes de bens, matrícula em escola ou faculdade, etc.
Com isso, basta acessar o site, preencher com calma o formulário. O resultado chega por e-mail e, como é um visto eletrônico, ele não será impresso em seu passaporte e nem nada impresso fisicamente. Pelo número do seu passaporte eles associam seu visto na hora de fazer a imigração na Austrália.

Como é o clima na Austrália
O clima da Austrália é muito parecido com o do Brasil, mas pela Austrália estar um pouco mais ao sul da linha do Equador, as estações são mais bem definidas.
A geografia australiana também é parecida com a brasileira por conta de seu grande território, que proporciona uma enorme diversidade. Assim, de norte à sul você encontra estações muito variadas, desde lugares com neve no estado da Tasmânia, até um deserto arenoso – chamado Outback – no noroeste da Austrália, que é o sexto maior país do mundo.

O destaque vai para o verão australiano que deixa os passeios mais animados e as paisagens mais bonitas para serem fotografadas. As belezas das praias, os campings, as viagens de motorhome… tudo neste país continental gira em torno de belas paisagens. Se você visitar a Austrália no verão, tudo isso e mais um pouco espera por você.
No inverno, que é frio e chuvoso, você terá a oportunidade de ver neve, e também de esquiar. Mas tenha certeza que serão ambientes modestos de neve, e no mais, será vento, frio, chuva … masss, com passagens mais em conta. É quando costuma ter boas promoções e assim você já pode economizar um pouco e quem saber, optar por estender mais a viagem.
Qual é a melhor época para visitar a Austrália
Para aproveitar as praias paradisíacas e as atrações incríveis na costa leste da Austrália, a melhor época para planejar a sua viagem é durante o verão.
Com um mar azul turquesa, o calor do verão australiano vai proporcionar a oportunidade perfeita para fotos super instagramáveis nas praias e mergulhos refrescantes. Se você sonha em conhecer a maior Barreira de Corais do Mundo, não deixe de visitar Cairns.

As principais cidades como Sydney, Melbourne e Gold Coast oferecem todo tipo de infraestrutura, dezenas de milhares de cafés, bares, pubs, praias, agito, esportes, hotéis maravilhosos, passeios de barco… infinitas opções de turismo e lazer.
Se você gostar do friozinho europeu, pode ir sem medo para Melbourne no outono/inverno. Você se estará em uma cidade maravilhosamente europeia, cheia de cafés e arte urbana. Melbourne é linda e charmosa demais!
Como eu disse antes, a Austrália se localiza no hemisfério sul, e, por isso, as estações ocorrem no mesmo período que no Brasil. Então organize sua viagem entre setembro e março para desfrutar de um verão sensacional, ou de maio a agosto para meses mais frios e nublados.

Austrália combina com: mais Austrália
Isso mesmo, a Austrália combina com mais Austrália! O país é enorme – o sexto maior do mundo – e, por isso, suas cidades turísticas são distantes umas das outras, o que rende uma viagem bem completa, mesmo viajando apenas pela Austrália.
A gente já sabe que Sydney, Brisbane, Melbourne e Gold Coast moram no coração dos Brasileiros. Mas não deixe de incluir mais essas três lindas cidades em seu roteiro!
Camberra
Muito limpa e organizada, a capital australiana é considerada “jardim-cidade” por não ter praias. Mas ela possui um enorme lago artificial em sua região central, tornando sua estadia muito agradável e linda. Sua construção foi toda planejada e, portanto, ela possui um incrível projeto de arborização, uma arquitetura admirável e muita segurança. Camberra com certeza merece sua visita!
Não perca as melhores dicas de Camberra, monte seu roteiro e confira 9 programas imperdíveis para se fazer em Camberra.

Perth
Laaaá do outro lado do mapa australiano, você vai encontrar Perth. Uma enorme cidade, que vem se destacando entre as principais da Austrália. Curiosamente falando, ela é a cidade grande mais isolada do mundo!
Perth representa bem o equilíbrio australiano entre a natureza e a cidade grande, oferecendo ótimas opções de passeios ao ar livre. Inclusive, a cidade possui um dos maiores parques do mundo (maior até que o Central Park): o Kings Park. Aposto que vai dar vontade de morar em Perth por uns tempos!

Adelaide
Viajando agora pro sul da Austrália, chegamos em Adelaide. Um tesouro pouco conhecido,que encanta por reunir um pouco de toda a cultura popular do país. Parecida com Perth, Adelaide combina o clima desértico com o costeiro para proporcionar passeios incríveis ao ar livre. Uma cidade que respira natureza e combina com roadtrips.
Espere, também, provar vinhos deliciosos – responsáveis por colocar o país como o quinto maior exportador de vinhos do mundo. Não perca a chance de fazer ótimos passeios pelas vinícolas nos arredores da cidade.

Dica extra: viaje de motorhome pela Austrália
Se você tiver tempo e quiser cair na estrada para conhecer uma Austrália que vai além das cidades turísticas, você não pode perder a chance de fazer um motorhome pela costa leste do país.
Viajar de motorhome é uma opção incrível de viver um outro modo de viagem. Você estará dentro de casa e sua casa estará na rua. Seu quintal será o mundo! Lembre-se que a Austrália é um dos países mais seguros do mundo. Você poderá montar um roteiro, parando em diversas cidades, dirigindo por milhares de km sem medo, com o mar ao seu lado, com praias e desertos e tudo mais ao seu dispor. As rodovias são excelentes, há muito respeito entre os motoristas e existem muitas áreas de descanso com banheiros, mesas e coberturas, sendo totalmente possível viver uma experiência mágica!

Você já ouviu falar no movimento #vanlife? Imagina como o mundo pode estar mudando e as pessoas procurando serem menos consumistas, mais simplistas e mais desapegadas? Além disso, veja aqui tudo o que você precisa saber antes de viajar de motorhome.
Dicas Quentes para quem vista a Austrália
Fuso horário
Como o país possui mais de 3 fusos horários diferentes, fique de olho para não se confundir com a troca de cidade, horários de voos e passeios.
Vacina
Não se esqueça de providenciar seu cartão internacional de vacinas, estando com a vacina da Febre Amarela em dia. Eles pedem o comprovante da vacina na hora de fazer a imigração no país.
Jetlag
Ao trocarmos de forma de brusca o horário do dia pela noite, é normal sentir um cansaço enorme. Pode ocorrer fadigas, sensação de perda de concentração, até mesmo febre. Tente ir acostumando seu relógio biológico e principalmente tente não dormir durante o dia. Costuma passar com uns 3 ou 4 dias, variando de pessoa para pessoa. Nos primeiros dias da viagem (e da volta pra casa) não pegue muito pesado na rotina. Deixe os compromissos mais espaçados, pois o cansaço pode bater forte.
Tomada
A voltagem australiana é de 220v e as tomadas são de dois pinos curvos e um reto, como na Argentina (tipo I). Essa tomada é bem difícil de encontrar adaptadores no Brasil. Então se ligue na hora de comprar Iphones e coisas do tipo, pois vai precisar de um adaptador sempre!
Gorjeta
É comum você deixar tips quando o serviço foi realmente bom. Não é aquela coisa quase obrigatória, como nos Estados Unidos. Mas, quando alguém de atender bem, é normal que você deixe uma gorjeta de 10% a 12% no final.
Animais na Austrália
Uma preocupação recorrente entre as pessoas que querem visitar a Austrália pela primeira vez são os famosos insetos e animais diferentes, já que a Austrália é famosa por sua fauna diversificada. Contudo, não há com o que se preocupar, porque esses animais ficam mais nas áreas florestais e geralmente não são encontrados nas cidades grandes e turísticas.
Bons Vinhos
A Austrália é o quinto maior exportador de vinho no mundo. As castas europeias reproduzidos por lá são deliciosas. Os vinhos apresentam grande intensidade, com aromas frutados e florais. Por lá você encontra entre os vinhos brancos, o famoso Chardonnay e entre os vinhos tintos, o conhecido Cabernet Suvignon.
Distância
Estamos falando de um país continental. Então fique de olho no mapa ao montar seus roteiros. Não é comum viagens longas de trem, o jeito é ir de avião ou fazendo grandes viagens de carro. Uma boa programação é essencial.

E aí curtiu conhecer mais sobre o país dos coalas e cangurus? Na Austrália você vai encontrar um lugar que reúne as melhores qualidades do Brasil, com as melhores qualidades da Europa. Segurança, infraestrutura e sobretudo, qualidade de vida.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Comments 5