O sexto maior país do mundo tem muitas, mas muitas atrações e cidades interessantes pra visitarmos. Com praias paradisíacas, uma grande biodiversidade, cidades maravilhosas – entre elas Sydney – uma das melhores cidades do mundo em muitos aspectos. A Austrália sempre nos dá a difícil tarefa de criar um roteiro para conhecer tudo que ela oferece.
Já aviso… é praticamente impossível conhecer todo o país em uma única viagem, o que é ótimo porque com certeza você vai sair de lá com saudades de lugares tão acolhedores e calorosos. E aí, partiu Austrália? Quem dera fosse tão fácil e tão perto assim…
Mas, já te falo desde agora, a parte mais importante dessa viagem é o antes. É necessário organizar todos os detalhes antecipadamente, uma vez que esse é um destino super longe, com passagens aéreas caras, com um fuso horário enorme e você certamente vai querer encaixar o maior número possível de trações no período que puder ficar lá.
Para facilitar o seu planejamento, não deixe de conferir tudo o que você precisa saber antes de visitar a Austrália. Lá você encontra dicas e informações cruciais para começa seu roteiro de forma segura.
Dito isso, confesso que foi difícil escolher apenas 8 dicas sobre o que fazer na Austrália. Essa lista poderia ter tranquilamente 100 opções diferentes, mas separei alguns programas indispensáveis para compor seu itinerário de viagem. Vem comigo!
1️⃣ A Grande Barreira de Corais
A Grande Barreira de Corais é um dos principais pontos turísticos da Austrália e com motivos! Ela é a quarta maravilha natural do mundo e, também, a maior estrutura feita de organismos vivos do mundo. Para os amantes da Natureza, ver esse tesouro ao vivo é imperdível!
Considerada atualmente como um dos Patrimônios da Humanidade pela UNESCO, o sistema de recife de corais é composto por quase 3 mil recifes individuais e 900 ilhas que se estendem em uma área de aproximadamente 345 mil km². O recife está localizado no Coral Sea (Mar de Coral), na costa do estado de Queensland.
A enorme diversidade de vida marinha seja animal ou vegetal é o que mais encanta os turistas. O ecossistema conta com mais de 600 tipos de corais e incontáveis espécies de peixes, golfinhos, tartarugas, baleias e tubarões. Isso sem considerar as centenas de espécies de aves que visitam os recifes.
O passeio favorito dos visitantes na Grande Barreira de Corais é o mergulho que os coloca cara a cara com a imensidão do Mar de Coral e a vida marinha australiana. Entretanto, para chegar até o local é necessário escolher entre os dois principais pontos de partida das excursões: Airlie Beach ou Cairns.
2️⃣ Airlie Beach + Whitehaven Beach
Airlie Beach possui muitos hotéis luxuosos e por conta disso acaba sendo uma das regiões mais caras de Queensland. Além disso, se escolher fazer a excursão da Grande Barreira de Corais por aqui, saiba que a visibilidade dos mergulhos não será a melhor.
Contudo, a grande vantagem de escolher esse trajeto é poder ficar mais uns dias e conhecer uma das praias mais lindas do planeta: Whitehaven Beach. A praia fica no arquipélago das Ilhas Whitsunday, que tem Airlie Beach como ponto de saída das excursões.
Esse é um destino muito cobiçado no país, então mesmo que você escolha não visitar a Grande Barreira de Corais por este caminho, separe alguns dias para conhecer a Whitehaven Beach e desfrutar de momentos espetaculares nessa praia de areia branquinha e águas cristalinas.
3️⃣ Cairns + Kuranda Village
Cairns é a principal escolha dos turistas para visitar a Grande Barreira de Corais, devido à sua rota proporcionar uma ótima visibilidade para os mergulhos e os preços das excursões serem mais acessíveis.
Além desses motivos, escolher ir aos corais por Cairns é uma oportunidade de ficar um dia a mais na cidade para visitar o Kuranda Village, e conhecer a marca registrada do país: os fofíssimos coalas e cangurus.
Enquanto em alguns lugares você só vê os coalas através de um vidro, no rainforestation, em Kuranda, você pode até tirar uma foto abraçando o coala. É muita fofura para uma foto só!
Já os cangurus são mais fáceis de ver porque eles ficam soltos pelo zoo e você pode, inclusive, comprar um pacote de ração para alimentá-los.
Existem muitos outros lugares semelhantes para conhecer esses animais icônicos. Mas se você optar por visitar a Grande Barreira de Corais saindo de Cairns, você já pode aproveitar a viagem e passar por Kuranda Village. O passeio para visitar a fauna Australiana já fica garantido!
4️⃣ Ilha Fraser
Conhecida como a maior ilha de areia do mundo, a Ilha Fraser tem infinitas dunas e um sistema de rios subterrâneos que formam mais de 200 lagos de água doce. Por causa disso, existe um clima único nesse lugar, capaz de proporcionar uma vegetação digna de Florestas Tropicais em pleno solo arenoso.
Por todas as suas particularidades, a Ilha Fraser foi considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO. Ela está localizada a cerca de 3 horas (254km) ao norte da famosa Brisbane e pode ser conhecida em um ou dois dias.
Para chegar à Ilha Fraser é necessário pegar um ferry boat na costa de Rainbow Beach e para circular por lá é preciso de um veículo 4×4 (que pode ser alugado ou contratado por táxi).
O principal ponto turístico da Ilha é o Lake Mackenzie, um lago de águas de um turquesa surreal! A areia é super branquinha, nem parece que é de verdade. Vale muito a pena conhecer!
É importante saber que esse destino é muito elogiado pelos turistas, então organize bem e com antecedência seus planos de viagem, para não deixar a ilha de fora do seu roteiro.
5️⃣ Opera House
Essa é uma parada mais que obrigatória na sua viagem pela Austrália! Não visitar a Opera House é como vir ao Brasil e não conhecer o Cristo Redentor. Então quando estiver na vibrante e moderna Sydney, reserve algumas horas para conhecer a famosa Ópera House. Ela, além de um símbolo no país, é reverenciada mundialmente por sua arquitetura e acústica.
Sua construção, em 1973, foi um marco ousado na história moderna da arquitetura, e com seus cinco teatros e cúpulas em forma de concha, ela está localizada na baía de Sydney. Lá, os turistas podem realizar um tour interno para descobrir fatos e curiosidades da famosa Opera House.
Caso você prefira não fazer o tour, outra dica é curtir um fim de tarde no Opera Bar que dá uma visão espetacular da Ópera House e da Harbour Bridge – a ponte mais famosa da cidade mais visitada da Austrália.
Além de visitar o Opera House, é clarooo que Sydney oferece vários outros programas se você quiser ficar viagem inteira lá. Sydney é uma grande metrópole mundial, facilmente você passa 30 dias lá com eventos e programas para todos eles. Não é a toa que essa é a maior cidade da Oceania, mesmo não sendo a capital de seu país.
Você sabia que Sydney não é a capital da Austrália? Muitas vezes nos enganamos achando que a cidade mais famosa de um país é sua capital. Vamos testar seus conhecimentos… você sabe qual é a capital destes países?
ℹ️ Dica Quente: o Opera House tem sempre eventos acontecendo o ano todo. Fique de olho no site oficial para saber quais serão os eventos durante a sua estadia e não perder a chance de assistir um show, no local que muitos artistas apontam como o melhor palco do mundo.
6️⃣ Camberra
Camberra é a capital da Austrália (leu a dica de post acima? Acertou todas?) e diferente das cidades referências para o turismo, ela não fica na área costeira. A cidade também não é muito conhecida pelos turistas, mas merece um lugarzinho no seu roteiro de viagem, afinal é ela uma cidade 100% planejada para ser a capital australiana.
Localizada no estado de New South Wales, Camberra foi a solução encontrada para pôr um fim na rivalidade entre Sydney e Melbourne pelo título de capital da Austrália. A cidade foi planejada e construída para ser a capital australiana e abrigar os legados políticos e históricos do país.
Camberra é um modelo de urbanização, já que combina tão bem a natureza com a arquitetura da cidade grande. Você irá perceber essa harmonia em sua vegetação natural que embeleza ruas, praças e parques.
Uma cidade tão organizada como essa não podia deixar de oferecer ótimos programas aos visitantes, como o Questacon, o museu de ciência e tecnologia de Camberra e o Memorial Australiano de Guerra que precisam estar nos seus planos. Lembre-se que quanto mais você se organizar, mais será possível conhecer. Então não deixe de pesquisar e se informar sobre as cidades, passeios e preços para evitar qualquer contratempo quando estiver do outro lado do mundo.
Aqui vão as melhores dicas do que fazer na capital australiana, não deixe de conferir 9 programas imperdíveis para se fazer em Camberra.
7️⃣ Uluru
O Uluru – também conhecido como Ayers Rock – está localizado no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta e é um dos pontos turísticos mais famosos da Austrália. O Uluru faz parte da região desértica australiana, chamada também de Outback. Alice Springs é a cidade porta de entrada para toda essa viagem através das regiões mais remotas e interioranas da Austrália.
Ele é uma pedra gigante, que possui 318 metros de altura e quase 10 quilômetros de circunferência, sendo possível dar uma volta completa ao seu redor sem muitas dificuldades. Este enorme monólito de arenito é também um lugar sagrado e de grande poder para os Aborígenes Anangu locais. Inclusive, nos arredores de Uluru, dentro de pequenas cavernas, dá para ver arte rupestre aborígene de dezenas de milhares de anos atrás.
Atualmente, o parque nacional Uluru-Kata Tjuta é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo uma herança natural e cultural ao mesmo tempo. Além de seu valor geológico, a cultura dos aborígenes estampada em suas cavernas transforma a região num patrimônio nacional, e também em um local de grande importância no turismo mundial.
8️⃣ Great Ocean Road
Quando se planeja um roteiro pela Austrália, todo mundo logo pensa em colocar Melbourne no itinerário. Ela é a segunda maior cidade australiana e foi considerada a melhor cidade para se viver no mundo!
Com certeza essa maravilha toda não poderá ficar de fora do seu roteiro. Mas, o que você não pode – de jeito nenhum – é perder a chance de fazer uma linda viagem pelas estradas do estado de Victoria. A Great Ocean Road é uma rota que parte de Melbourne, que junta várias paradas turísticas famosas – como as pedras dos 12 apóstolos e a praia Loch Ard George – e paisagens naturais deslumbrantes que não podem ficar de fora da sua viagem pela Austrália!
Então, separe 2 dias para percorrer essa estrada e apreciar todas as suas atrações com a calma que elas merecem!
E aí o que achou desses programas na Austrália? Essas são apenas algumas opções frente à enorme quantidade de atrações que o país proporciona. Com certeza, você irá embora da Austrália já querendo planejar sua próxima viagem de volta!
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Comments 6