Olá viajante! Vamos fazer um tour virtual por um dos maiores ícones do turismo mundial? Isso mesmo, o Cristo Redentor é mundialmente famoso, tão conhecido como a Estátua da Liberdade, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, e tantos outros…
Sabemos que as grandes cidades mundiais guardam verdadeiros tesouros. Quase sempre são monumentos ligados ao seu passado, que nos conta muito sobre a história daquele local.
O Cristo Redentor é tão brasileiro, tão nosso, que não conseguimos pensar numa melhor imagem que nos represente do que aquela grande estátua de braços abertos, abençoando a todos que por ali passam.
Curiosidades sobre o Cristo Redentor
1️⃣ O Cristo Redentor foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A estátua imensa fica no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro, é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2012.
2️⃣ Nosso Cristo Redentor – famoso no mundo todo – é uma estátua de Jesus Cristo, com 38 metros de altura que fica no topo do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. É a atração mais visitada do Brasil, com cerca de um milhão de visitantes por ano.
3️⃣ Ele é o principal cartão postal do Brasil, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
4️⃣ Apesar do Cristo só ter sido inaugurado em 1931, a ideia de construí-lo surgiu em 1859. Foi um padre francês, Pierre-Marie, que idealizou um monumento de Cristo no alto do Monte Corcovado. Para você ter ideia da grandiosidade do projeto, só o morro já tem 710 metros de altura. O padre registrou sua ideia em um livro chamado “Imitação de Cristo”.
5️⃣ A proposta começou a ganhar força com a aproximação do centenário da Independência do Brasil. Em 1921, um ano antes, foi feito um concurso para escolher o projeto do monumento. O vencedor foi o engenheiro Heitor da Silva Costa.
6️⃣ Nessa mesma época, uma mobilização muito interessante aconteceu: mais de 22 mil mulheres reuniram suas assinaturas em um abaixo assinado pedindo ao presidente Epitácio Pessoa autorizar a construção do Cristo.
7️⃣ O Cristo Redentor foi construído só com doações de brasileiros. A obra custou 2500 contos de réis, aproximadamente R$9,5 milhões de reais, em valores atuais. Em comparação com outros monumentos, como a Estátua da Liberdade, foi uma obra bem barata.
8️⃣ Mas o orçamento baixo não a tornou menos grandiosa. O Cristo Redentor tem 38 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares. A largura entre os braços abertos do Cristo é de 28 m.
O mais curioso é que os braços abertos em forma de cruz não faziam parte do projeto original de Heitor da Silva Costa. Na verdade, o Cristo deveria carregar uma cruz e um globo terrestre nas mãos, mas essa ideia foi tão criticada que o projeto foi alterado para os braços abertos que hoje dão as boas vindas aos visitantes.
9️⃣ Heitor da Silva Costa teve a ajuda do pintor Carlos Oswald e do escultor francês Paul Landowski, que esculpiu as mãos e a cabeça do Cristo. Aliás, essas foram as únicas partes da estátua que foram produzidas em Paris, na França. Todo o resto foi construído aqui mesmo, no Brasil, em 5 anos.
🔟 A estrutura do Cristo Redentor é de cimento armado, revestido de pedra-sabão cortada em vários triângulos e aplicadas na estátua. Esse é um material muito resistente que, além de ser fácil de encontrar no país, aguenta ventos de até 250 km/h, sendo capaz de resistir a um furacão de categoria 5, a mais forte de todas.
1️⃣ 1️⃣ O interior é formado por andares que se abrem nos braços e na cabeça, com escadas nas mãos. E o Cristo Redentor tem até um coração, sabia? É a única parte do interior que foi projetada e mede 1,30m. Dois engenheiros que participaram da obra colocaram um frasco de vidro com a árvore genealógica de suas famílias lá como homenagem.
1️⃣ 2️⃣ Falando em família, a estátua do Cristo Redentor tem um irmã gêmea muito parecida lá em Portugal, inaugurada em 1959 na foz do Rio Tejo, em Almada.
1️⃣ 3️⃣ Além disso, debaixo do manto o Cristo está com os pés descalços, e a sua coroa de espinhos é, na verdade, um para-raios. O Cristo Redentor é a maior estátua no estilo Art-Déco do mundo, mas existem alguns monumentos de Cristo maiores, como a Estátua de Cristo Rei na Polônia.
Dicas Quentes para quem visita o Cristo Redentor
Símbolo do cristianismo, o Cristo Redentor já foi abençoado pelo papa. “Se Deus é brasileiro, o papa é carioca”, disse João Paulo II em sua visita ao Cristo em 1990. Se você quiser se juntar ao time (que conta com várias figuras ilustres, como Barack Obama e a Princesa Diana) de pessoas que já visitaram o Cristo Redentor, aqui vão algumas dicas.
🚌 Transporte
O acesso ao Cristo Redentor só pode ser feito através de vans autorizadas ou do Trem do Corcovado. Para chegar até o Centro dos Visitantes, onde fica a entrada, prefira ir de metrô ou de ônibus, pois lá não há estacionamento. As linhas de ônibus variam conforme o ponto de partida. Caso vá de metrô, desça na Igreja São Judas Tadeu.
Para subir o Cristo você pode pegar o Trem do Corcovado ou uma van oficial. O Trem do Corcovado é famoso pelo percurso na mata. Tenha o cuidado de comprar o ingresso com antecedência pelo site, porque eles não vendem ingressos para o mesmo dia. Além disso, você vai evitar uma baita fila.
👗 Roupas
Você deve imaginar o calor do Rio de Janeiro, né? Use roupas leves e claras, e principalmente confortáveis, pois você vai subir bastante escada. Não se esqueça de levar uma garrafinha de água para se hidratar bastante!
⏰ Horário
O Cristo Redentor funciona todos os dias, das 8h às 19h. As manhãs são bem movimentadas, principalmente entre as 9h e ao 12h. Durante a semana costuma ser mais tranquilo – e mais barato também – mas para evitar multidões vá logo no primeiro horário.
Agora sim você conhece o Cristo Redentor! E não deixe de conferir o post sobre as cidades mais antigas do Brasil para descobrir outros lugares incríveis no nosso país que merecem a sua visita.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 4