Olá viajantes! Chegou a hora de viajarmos para Portugal, mais precisamente Lisboa, e aí sim, chegamos num lindo marco histórico português: o Mosteiro dos Jerônimos. O icônico Mosteiro começou a ser construído no século XVI a pedido do rei D. Manuel I e hoje é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Cerca de um milhão de turistas anualmente passam por aqui. Sem dúvida um dos grandes pontos a serem visitados em Portugal. Só pra você ter uma ideia da grandiosidade, o Mosteiro dos Jerônimos demorou um século para ser construído.
Mas não se preocupe que por aqui o nosso tour vai ser bem mais rápido. Vem comigo que hoje eu vou te contar tudo sobre o Mosteiro dos Jerônimos.
📜 História do Mosteiro dos Jerônimos
Em 1496 o rei D. Manuel I pedia a autorização da Santa Sé para construir um grandioso mosteiro às margens do Rio Tejo. A obra, uma das maravilhas de Portugal, reflete a riqueza da monarquia do século XVI.
O local escolhido, perto da praia de Belém, já era conhecido pela Igreja Santa Maria de Belém. Os viajantes costumavam buscar abrigo lá. Vasco da Gama, por exemplo, passou sua última noite no Mosteiro dos Jerônimos antes de partir para as Índias.
Embora a Igreja Santa Maria já fosse famosa, o rei queria algo mais imponente para marcar seu reinado. Foi durante o governo de D. Manuel que Portugal chegou ao ápice de sua expansão marítima.
Os monges do Mosteiro do Jerônimos foram escolhidos à dedo para cumprir a missão de rezar pela alma do rei e ajudar espiritualmente os navegadores, responsáveis pelas grandes descobertas desse período. Parece que deu certo né… afinal, cá estamos escrevendo este texto em português 😂
Embora o Mosteiro seja um símbolo do estilo manuelino, ironicamente, o rei D. Manuel I não chegou a ver obra finalizada. Demorou um século para construir esse monumento, que contou com o trabalho de muitos arquitetos, engenheiros, mestres de obras, ourives e pintores para decorar o lugar. Não é a toa que a arquitetura é deslumbrante. Já disse e repito, você precisa conhecer ao vivo!
É claro que construir um lugar assim custa muito dinheiro. Os lucros do comércio com a África e com o Oriente ajudaram a pagar as despesas. O estilo manuelino reflete a personalidade e os gostos de D. Manuel I, com as construções em estilo gótico, com formas bem marcadas e interpretações simbólicas. Se o objetivo do rei era ter construir algo grandioso para marcar o seu reinado, ele definitivamente conseguiu.
📍 Onde fica o Mosteiro dos Jerônimos?
O Mosteiro dos Jerônimos fica na Praça do Império, no bairro de Belém, em Lisboa. Construído às margens do rio Tejo, cercado por jardins belíssimos.
⏰ Horário de funcionamento:
De terça a domingo, das 10h às 17h, nos meses de outubro à abril; das 10h às 18h entre maio e setembro.
O Mosteiro dos Jerônimos não abre nos dias 1º de janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de maio, 13 de junho e no Natal. O Mosteiro não funciona às segundas-feiras e no primeiro domingo do mês, a entrada é livre para crianças de até 12 anos.
💰 Quanto custa a entrada no Museu dos Jerônimos?
O ingresso normal para o Mosteiro dos Jerônimos custa €10 e pode ser comprado através do site oficial. Para comprar na bilheteria, se atente ao horário: no inverno, o horário limite para a compra dos ingressos é até as 16h45, enquanto no verão se estende até às 17h45.
Há também a possibilidade de comprar um bilhete sem fila, mas ele custa um pouco mais caro: 18€. Você poderá também para comprar um combo com acesso às outras atrações nos arredores. Fique atento às filas, elas são enormes e no sol, então chegue cedo e dê preferência para comprar ingressos on-line.
⛪ Qual a melhor época para ir?
Nos meses mais quentes, de maio à setembro, o Mosteiro dos Jerônimos funciona até as 18h. Porém, tenha em mente que esse é um dos monumentos mais visitados de Lisboa, então durante o verão (julho e agosto, principalmente) você vai pegar longas filas.
Se for no primeiro domingo do mês então, é melhor chegar cedo para garantir o seu lugar!
🏰 Mosteiro dos Jerônimos combina com: um passeio pelo bairro de Belém!
O Bairro de Belém em Lisboa têm várias atrações históricas incríveis. Não é a toa que muitas viagens começaram aqui, como a de Vasco da Gama em direção às ìndias e de Pedro Álvares Cabral para o Brasil.
O Mosteiro dos Jerónimos é um símbolo do auge de Portugal, quando os portugueses navegavam pelos mares descobrindo novos territórios. Aliás, você sabia que o nosso Cristo Redentor tem um irmão gêmeo, construído nessa região às margens do Rio Tejo?
Em Belém também ficam outros monumentos dessa época que merecem a sua visita, como o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.
Os Portugueses foram grandes navegadores, grandes descobridores e grandes colonizadores. Eles comandaram um pedacinho da Ásia por mais de 400 anos! Estou falando de Macau, um pedacinho de Portugal no meio da China. Não perca esta leitura!
E claro, não deixe de provar o famoso Pastel de Belém! São os pastéis de nata, vendidos numa pastelaria centenária, ali pertinho do Mosteiro. Parada o-bri-ga-tó-ria!!!
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Esse lugar é incrivel, sempre que voltamos a Lisboa, tentamos dar um pulinho no bairro de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos é um dos nossos lugares preferidos da cidade!
Portugal é tudo de bom né? Uma sensação de aconchego e de estar em casa. Não sei explicar!
Sim, aquela região é linda! Sempre bom passear por lá.
Obrigada por seu comentário aqui! Beijos!