Olá, viajante! Eu aposto que quando você pensa em um roteiro de viagem pela Europa, visitar Kosovo não é a sua primeira opção, acertei? Muita gente não lembra (ou sequer conhece) esse país, que fica no coração dos Balcãs. Mas se você quiser conhecer um lugar novo, cheio de história e, de quebra, fugir um pouco dos movimentados pontos turísticos, vale a pena dar uma chance para Kosovo.
Neste post, vamos viajar pelo Leste Europeu para conhecer a história e as atrações do país mais jovem da Europa.
Onde fica o Kosovo?
O Kosovo é um pequeno país localizado na península dos Balcãs, na região da antiga Iugoslávia. Até 2008, era considerado território da Sérvia, até que se declarou independente – uma história complicada que você vai entender logo mais.
Este é um país bem menos popular que os seus vizinhos: além da Sérvia, ele faz fronteira com a Macedônia, Albânia, e Montenegro. Enquanto países balcânicos como a Croácia tem recebido cada vez mais visitantes, Kosovo ainda é um lugar inexplorado pela maior parte dos turistas
História do Kosovo
Na verdade, embora o turismo em Kosovo ainda esteja engatinhando, o país não é tão desconhecido assim. A guerra de Kosovo pela independência foi um dos eventos mais marcantes dos anos 90.
Fazendo um breve resumo, Kosovo era uma província autônoma da Sérvia. Por sua vez, a Sérvia fazia parte da Iugoslávia, um país que reunia diversos territórios e etnias dos balcãs. Com a morte do governante marechal Tito em 1980, diversos movimentos separatistas começaram a surgir pelo país.
Buscando ter mais controle sobre seu território, a Sérvia revogou a autonomia de Kosovo em 1989. Na época, Kosovo tinha cerca de 2 milhões de habitantes, e 90% deles eram de origem albanesa. A série de medidas restritivas fez com que a população estabelecesse uma espécie de governo próprio. O grupo Exército de Libertação de Kosovo começou uma revolta armada, que logo foi duramente reprimida pela Sérvia, que até hoje não reconhece a independência do país.
Pristina, a capital do Kosovo
Com todo esse histórico, você deve estar pensando se é seguro visitar o país. É sim, o Kosovo é um lugar seguro para turistas. Inclusive, o país têm cada vez mais investido no turismo, e as pessoas de lá costumam ser muito receptivas.
A capital Pristina têm 500 mil habitantes, e se diferencia das outras capitais da Europa justamente por se parecer mais com uma cidade pequena. Pristina não tem grandes atrações, mas é repleta de restaurantes e cafeterias para todos os gostos. Muito verde e muita natureza.
Ao contrário que se pode imaginar, Pristina é um lugar vibrante, onde o passado e presente se encontram. Então aproveite para conhecer a história de Kosovo ao mesmo tempo em que desfruta da capital mais jovem do velho continente.
O que fazer no Kosovo?
Mother Teresa Boulevard
Essa é a atração mais famosa de Pristina, é ideal para quem gosta de movimento. É uma rua para pedestres, com cafés, lojas e restaurantes espalhados ao longo dela.
Ah, e você sabia que a Madre Teresa é albanesa? Ela nasceu em Skopje, hoje capital da Macedônia. Sua mãe era albanesa, de uma família de Kosovo. O país, que é muçulmano, têm várias homenagens à santa católica. Além de sua estátua, ao caminhar pelo calçadão você irá encontrar a Catedral de Madre Teresa, primeira e única catedral totalmente dedicada à ela.
Monumento Newborn
Um marco para a cidade de Pristina, o monumento Newborn (recém-nascido, em inglês) – são aqueles letreiros enormes no chão, sabe? – foi inaugurado no mesmo ano em que Kosovo se autodeclarou independente. Já deu pra perceber a importância histórica dele, né?
Símbolo da luta pela independência de Kosovo, todo ano ele é redecorado. Um dos visuais mais famosos da escultura foi quando o “N” e o “W” foram tombados para passar a mensagem de “No Walls” (sem muros).
Biblioteca Nacional do Kosovo
Eu aposto que você nunca viu um prédio como esse. Desenhado pelo arquiteto croata Andrija Mutnjaković, há quem o considere o prédio mais feio do mundo. É, no mínimo, uma construção original, não?
Perto da biblioteca fica também a Catedral de Cristo Salvador. Ela começou a ser construída em 1992 pelos sérvios e até hoje está inacabada por causa da Guerra do Kosovo.
Mosteiro de Gracanica
O Mosteiro de Gracanica, um resquício da cultura sérvia no país, fica nos arredores da capital Pristina. Considerado pela Unesco como Patrimônio Mundial por “refletir os pontos altos da cultura eclesiástica bizantina-Romanesca. As paredes, colunas e o teto são repletos de afrescos.
Dicas Quentes para quem visita o Kosovo
- Uma boa notícia para os viajantes é que, apesar da moeda ser o euro, Kosovo é um país muito barato. Então dá pra ir mesmo com euro nas alturas.
- Apesar da língua oficial ser o albanês, não é muito difícil se comunicar em inglês.
- Além disso, brasileiros não precisam de visto para entrar no Kosovo.
- Mas atenção: você pode se deslocar livremente de Kosovo para a Macedônia, Albânia e Montenegro , mas não para a Sérvia, porque é ilegal. Entretanto, como a Sérvia ainda considera Kosovo parte do território, você pode ir da Sérvia para Kosovo, desde que você retorne para a Sérvia para garantir o carimbo de saída.
- Além disso, o clima lá é continental. Basicamente, é oito ou oitenta. O verão costuma ser bem quente e o inverno, muito frio. Por isso, prefira visitar Kosovo durante a primavera, entre os meses de abril e junho.
E aí, já dá para colocar o Kosovo em sua lista de países a serem visitados? E se você gosta de lugares fora da rota comum dos turistas, não deixe de conferir nossos posts sobre Liechtenstein e sobre o Chipre!
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 7