Olá, viajante! O que acha de prepararmos uma viagem para um destino completamente diferente do que estamos acostumados? Um lugar que a maior experiência é sua espiritualidade, a grande diferença gastronômica e claro, o que não pode faltar: lugares paradisíacos!
Estou falando da Tailândia, o país que é porta de entrada para os destinos do Sudeste Asiático como Vietnã, Laos e Camboja. Esse é o melhor lugar para começar a explorar novos tipos de turismo, já que é um mundo completamente diferente do ocidental, cheio de novas possibilidades.
Além do Sudeste Asiático, a Tailândia também é um ótimo lugar para combinar viagem com as Ilhas Maldivas. Eu já deu uma dica especial para comprar passagens aéreas mais baratas, no post tudo o que você precisa saber antes de visitar as Maldivas. Uma chance única de conhecer dois destinos cobiçadíssimos, que sempre estão nas wishlists dos viajantes.
Então, sem mais delongas, vamos descobrir tudo o que você precisa saber antes de visitar esse país exótico, surpreendente e que vem ganhando o coração de muitos viajantes que decidem conhecer a Tailândia!
📋 Ficha Técnica da Tailândia
Nome Oficial: Reino da Tailândia
Fuso Horário: GMT +7 (10 horas a frente do Brasil)
Código Internacional do telefone: +66
Capital: Bangkok com 8,281 milhões de pessoas (dados de 2010)
População: 69,43 milhões (dados de 2018)
Religião: Budismo Teravada
Idioma: Tailandês
Direção: dirige-se pela esquerda (mão inglesa)
Moeda: Baht tailandês (BHT) (฿) — ($1 dólar americano = 31,63 Baht) (Coca-Cola/Pepsi custa 20,00฿ = 0,64 dólares americanos)
💂♂️ Precisa de visto para entrar na Tailândia?
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia, em uma viagem de até 90 dias. Mas é um passaporte com validade de no mínimo seis meses.
Além disso, será exigida a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP), emitido pela Anvisa, em que conste imunização válida contra a febre amarela. O documento será cobrado no check-in e ao chegar no aeroporto da Tailândia, após o desembarque. Fique atento!
🌏 Como chegar na Tailandia?
A porta de entrada da Tailândia é Bangkok – não só para a Tailândia, mas para todo o Sudeste Asiático -, e não há voos do Brasil direto para lá. Será necessário sempre passar por pelo menos uma conexão.
Os trajetos do aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU) ao aeroporto internacional de Bangkok (BKK) podem ter conexões na Europa, na África ou no Oriente Médio. Várias companhias fazem este trajeto, entre elas a Latam, Swiss, British Airways, Lufthansa, KLM, Qatar Airways, Emirates, Ethiopian.
O aeroporto de Bangkok também é o principal meio para chegar ao país mais feliz do mundo! Já ouviu falar dele? Estamos falando do Butão – um lugarzinho feliz entre a Índia e a China. Venha descobrir tudo sobre ele aqui!
Saiba que a viagem até a Tailândia é bem longa – mais de 20 horas. Então além e olhar os preços, você precisa ficar de olho no conforto do voo e das conexões. E principalmente, lembre-se de não pegar uma conexão muito apertada, se for o caso de comprar bilhetes separados.
Em relação aos valores, eles costumam começar em 3.000 reais, mas vez ou outra você pode encontrar preços mais baixos em promoções. A dica é ficar sempre de olho no site do Skyscanner e não perder a chance quando ela aparecer! Viu algo barato, compre logo e use todas as informações daqui para se preparar melhor. Jajá vem o post seguinte, do O que fazer na Tailândia, imperdível!!!
🏝️ Melhor época para ir para a Tailândia
A melhor época para visitar a Tailândia, com certeza, é entre novembro e março quando o período é mais seco, evitando, assim, as chuvas de monções e as enchentes que podem acabar com qualquer viagem.
Na hora da escolha, se possível, escolha ir em novembro, pois a partir de dezembro começa a alta temporada. Em novembro, além de um clima agradável, ainda é possível encontrar preços melhores em passagens e hospedagens.
Caso você não possa ir nesse período, ainda será possível conhecer a Tailândia, claro. Mas você vai precisar tomar mais cuidados na montagem do roteiro para evitar as fortes chuvas de monções. Por isso, pesquise bem, leia muitas informações e, então monte um itinerário que fuja dos períodos mais perigosos em cada uma das três regiões principais da Tailândia.
Fique atento a essas informações: na Costa Leste, onde se localizam as famosas ilha Phi Phi e Krabi, evite ir de abril e outubro. Já na Costa Oeste, onde se encontra a cidade Ko Samui, Ko Tao e Trang, se programe para não ir nos meses entre setembro e dezembro. E o centro do país, onde ficam as cidades mais conhecidas como Bangkok, Chiang Mai e Ayutthaia, não vá entre maio e outubro.
⛱️ O Clima afeta a viagem?
A resposta é: sim e não. Como assim?
Então, o clima pode sim afetar sua viagem se você planejá-la nos meses do verão tailandês, de junho a agosto, que é quando os alagamentos e as chuvas de monções mais perigosas ocorrem. Até pode acontecer de ter sorte e pegar uma semana tranquila, mas é bom não arriscar.
O clima também pode afetar sua viagem se você for em dezembro, quando algumas chuvas ainda podem ocorrer, mas bem mais fracas do que as de monções. Então, se você programar sua viagem nesse mês, tenha sempre uma capa de chuva na mochila.
E o clima não afeta a viagem se você seguir a dica do tópico acima, indo nos meses mais seguros em cada região, ou – ainda mais garantido – entre novembro e março. Embora, teoricamente você esteja no inverno, as temperaturas continuam na casa dos 30º. Uau!
Saiba que os passeios em sua maioria são em locais abertos como praias, templos e ilhas paradisíacas, então escolher bem as datas da viagem pode ser o ingrediente mais importante para ser inesquecível. No clima recomendado – inverno – o calor não muito extremo aliado ao dia a dia menos chuvoso tornam as excursões muito mais agradáveis.
✈️ Tailândia combina com: Camboja
Como eu falei, o aeroporto de Bagkok é a porta de entrada para os viajantes que buscam desbravar o Sudeste Asiático, então nada combina mais com a Tailândia do que esse destino vizinho, que vem ganhando o coração dos viajantes nos últimos anos: o Camboja.
Se dar a oportunidade de conhecer o Sudeste Asiático é uma experiência única. Lá você encontrará uma identidade cultural tão diferente que parece um pedacinho de um outro mundo! Com apenas 1h de voo, 6h de trem ou 10h de ônibus, você atravessa a fronteira do país e fica de frente com uma cultura cambojana complementar à tailandesa e distinta de qualquer hábito ocidental.
Enquanto as cidades mais badaladas estão na Tailândia, o Camboja é sinônimo de templos grandiosos, ruínas milenares e também de belíssimas praias. Além disso, o destaque da nação é sua espiritualidade que é simplesmente sem igual! Você com certeza não será a mesma pessoa depois de conhecer um pouco mais sobre este país que está caindo no gosto dos ocidentais.
✅ Dicas quentes para quem visita a Tailândia
🔌 Tomada
As tomadas são aquelas de dois pinos redondos (Tipo C) e dois pinos achatados (Tipo A). A voltagem é de 220V.
Não se esqueça de levar seu adaptador universal para qualquer viagem, assim você sempre estará preparado para as diversas tomadas diferentes e não terá problemas em carregar seus equipamentos eletrônicos.
🍜 Gastronomia
Com uma culinária muito autêntica e mundialmente famosa, a comida tailandesa atrai muitos turistas que buscam experimentar os temperos exóticos, a variedade de pimentas. Inclusive as comidas mais peculiares – escorpiões no palito, jacaré e vários outros animais – haja estômago coragem!
Não deixe de provar o Pad Thai – um macarrão frito servido com camarão e frutos do mar -, e o Tom Yum, a sopa mais típica (e apimentada) da Tailândia, que é feita com camarão, cogumelos, gengibre, galanga e capim-limão. Uma verdadeira explosão de sabores na boca!
🍹 Bebida alcoólica
Por conta da religião, a venda de bebida alcoólica é controlada no país. No entanto, você pode comprar as bebidas nos estabelecimentos do meio dia às 2h da tarde. E depois das 5h da tarde até a véspera da meia noite, às 23h59.
🧎 Respeito a cultura local
A Tailândia é um dos países que ainda vive uma monarquia, com um rei que é considerado quase uma divindade e, por isso, o crime de lesa-majestade é punido com prisão, mesmo para estrangeiros. Portanto, quando visitar a Tailândia tenha respeito à cultura local e tome muito cuidado para não realizar qualquer ação ou gesto que possa desrespeitar seu rei.
Uma amiga muito querida, que está morando na Tailândia há mais de 1 ano, comentou comigo sobre o quanto o nosso pé é considerado uma parte “suja”do nosso corpo. Jamais devemos nos sentar em cima dos pés, apontar a sola do pé para outras pessoas, apoiar o pé em cima da cadeira… aquela coisa de sentar meio com o pé na cadeira do cinema, sabe? Nada disso… fiquem atentos!
Juliana Mendonça, editora chefe do Passaporte Feliz.
👫 Demonstração de afeto em público
Abraços e beijos – em público – não são bem vistos. Nem mesmo de pais para filhos e vice-versa. Eles são sorridentes, calorosos, receptivos, mas sem contato físico. Evite fazê-lo em público, mesmo que não seja sua cultura ou seu hábito. Você estará na casa deles e precisa fazer como eles. Guarde os carinhos, abraços e beijos para a privacidade e não se coloque em situação embaraçosa ou constrangedora.
⚠️ Prática de golpes aos turistas
Tome muito cuidado com os golpes. Alguns tailandeses que conduzem os tuc-tuc tentam enganar os turistas falando que uma atração está fechada atraindo-os para outro lugar, ou ainda os taxistas adulteram o taxímetro para cobrar a mais. Fique atento o tempo todo e desconfie de tudo o que te oferecerem. De preferência saiba bem para onde você está indo, de onde você está vindo, o nome dos lugares, o preço da atração, a distância em Km. Fique esperto!
👘 Código de vestimenta
Nos templos tailandeses, há uma exigência rigorosa de vestimenta. Então garanta que você não adentre os templos sem sapatos ou mostrando joelhos, ombros e barriga.
🕍 Budismo
O budismo é a base religiosa do país e espera-se muito respeito dos estrangeiros, por isso há regras que precisam ser seguidas. Jamais aponte os pés para a imagem de Buda – para eles essa é a parte mais suja do corpo. Não toque nos monges, nem que seja para fazer uma foto. Além disso, nos templos, os homens podem ficar lado a lado, mas mulheres devem sentar-se no chão ao lado do monge.
🎭 Festivais Locais
Na Tailândia ocorrem muitos festivais que valem à pena de serem considerados na hora de marcar as datas de sua viagem. O destaque vai para o Yi Peng, que é o Festival das Lanternas, no qual várias lanternas iluminam os céus da Tailândia. O evento acontece em Chiang Mai – este ano no mês de outubro – e você pode comprar os ingressos aqui.
E aí, curtiu saber mais sobre esse país super exótico? A Tailândia com certeza vai te surpreender com toda a sua novidade cultural, gastronômica e espiritual.
Uma experiência dessas é muito transformadora e pode ser a viagem perfeita para você começar a conhecer toda a diversidade que esse continente nos oferece. A Tailândia não é apenas a porta de entrada do Sudeste Asiático, mas sua porta de entrada para um novo mundo! Bora encarar essa aventura?
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 2