A Islândia está se tornando um destino cada vez mais popular, sendo conhecido como um dos lugares mais deslumbrantes do planeta. Conhecida como a terra do fogo e do gelo, esse país nórdico é único, com belezas naturais espetaculares.
Se você sonha em conhecer tudo isso pessoalmente e ter uma experiência inesquecível, veja neste artigo onde fica a Islândia e tudo que não pode ficar de fora de seu roteiro. Vamos nessa!
Onde fica a Islândia?
A Islândia é uma ilha vulcânica no Atlântico Norte, localizada ao sul do Círculo Polar Ártico, a cerca de 300 km da Groenlândia e vizinha da Noruega. As fronteiras da Islândia são:
- Norte: Mar da Groenlândia
- Sul: Oceano Atlântico
- Leste: Mar da Noruega
- Oeste: Estreito da Dinamarca
A ilha da Islândia tem paisagens excepcionais, onde rios fluem através de desertos e encontramos lava em erupção sobre o gelo. Seja por vulcões sob a neve, seja por lava escorrendo sobre as geleiras. Podemos taxar a Islândia como o reino de contrastes extremos!
O território é parcialmente coberto por gelo, por isso é um país pouco populoso. A maior área urbanizada, e onde se encontram quase 2/3 dos habitantes, concentra-se ao redor da capital Reykjavik.
Uma das principais características da Islândia são os invernos com noites intermináveis, onde não se vê o dia. E verões em que o sol nunca se põe.
Quando visitar a Islândia?
O clima na Islândia é frio e nublado durante todo o ano. No entanto, o inverno não é tão rigoroso, às vezes nem mesmo neva. Por outro lado, quando sopra o vento vindo da Groenlândia, a temperatura pode cair rapidamente para -10º ou -15º.
A melhor época para visitar a Islândia é o verão, de junho a agosto. A primavera lembra o inverno nas temperaturas, mas os dias são mais longos e é uma boa época para observar a Aurora Boreal.
Falando em Aurora Boreal, não percam esse lindo post especialmente sobre este tema.
O que fazer na Islândia?
A Islândia é um lugar muito espetacular! A antiga Terra dos Vikings impressiona por sua beleza natural: geleiras imponentes, cachoeiras majestosas, fontes termais, vulcões ativos, picos cobertos de neve e vastos desertos de lava.
Mas o que fazer nessa terra de contrastes extremos que mais parece um reino de conto de fadas? Separamos algumas opções.
Para tudo! Vamos falar de Praias com Areia Preta? Simm, vamos! A Islândia é cheia delas! Cola aqui!
✴️ A aurora boreal
Caçar a aurora boreal é praticamente obrigatório para quem vai à Islândia, já que o país é um dos melhores lugares do planeta para contemplar esse fenômeno. Você procurar por ela, vendo do centro de Reykjavik, mas a melhor opção é à beira-mar em Seltjarnarnes.
Existem hospedagens em que você pode contemplar a Aurora Boreal diretamente de sua cama. Uau! Uma experiência inesquecível, com certeza.
✴️ Cachoeira Goðafoss
Localizada no norte da ilha, Goðafoss em Islandês significa Cachoeira dos Deuses. Esse é um verdadeiro cenário mágico, às vezes de conto de fadas, absolutamente Viking, imaculado e pacífico.
✴️ Vulcão e geleira Snæfellsnes
A Snæfellsjökull é uma geleira de dois picos que cobre um vulcão na ponta da península de Snæfellsnes, cercada por campos de lava irregulares e um litoral dramático em três lados. Dá para imaginar como esse lugar é espetacular, não é?
✴️ Observar as baleias
A Islândia é considerada a capital da observação de baleias da Europa e elas podem ser vistas de muitos locais do país, incluindo Reykjavik. É possível ver Orcas, Baleias Cachalotes, Baleias Fin, Baleias Azuis e até mesmo golfinhos e botos. Para isso, as melhores épocas do ano tendem a ser no final da primavera e no verão.
✴️ As cachoeiras Dettifoss e Sellfoss
Se você gosta de aventuras mais radicais e espetaculares, pode optar por ir para o norte, na área de Myvatn. Neste lugar as temperaturas são muito baixas e os ventos fortes, mas você pode ver muitas coisas lindas, como as cachoeiras Dettifoss e Sellfoss. Dettifoss significa Cascata de Água que Destrói, e realmente é bastante impressionante: 44 metros de altura, mais de 100 metros de largura.
✴️ O Círculo Dourado
O Círculo Dourado é um dos destinos mais procurados pelos turistas, que é composto pelo Parque Nacional Thingvellir, o gêiser Geysir e a cachoeira Gullfoss. Essas atrações ficam próximas a capital do país.
Ficha Técnica da Islândia 🇮🇸
Capital: Reykjavik
População: Aproximadamente 500 mil habitantes
Religião: Maior parte do país é Luterana (Cristã)
Língua Oficial: Islandês, mas quase toda a população também fala inglês
Moeda: Coroa islandesa (ISK) – $127ISK = $1USD
Fuso horário: GMT 00:00 – A diferença de horário entre Islândia x Brasil é de 03:00 horas
Código telefônico internacional: +354
Visto necessário? Brasileiros não precisam de visto para visitar a Islândia por até 90 dias, mas a partir de 2022, precisarão solicitar a autorização de viagem do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) para entrar no país
Então, gostou de conhecer mais sobre essa terra nórdica incrível? A Islândia é certamente o destino certo para quem quer novidade e belezas exuberantes!
Obrigada pela leitura e até a próxima!