Olá, viajantes! Hoje vamos dar uma volta em 12 lugares incríveis para você desvendar na Escócia, este belíssimo país do Reino Unido. Quem aqui já sabe que somos apaixonados pela Escócia?! Pois é, a gente já escreveu vários posts interessantes – confira-os no final deste artigo. Vamos nessa!
Sabemos que as Highlands são super famosas, mas temos a região das Lowlands também, os castelos centenários, as ruínas antigas que nos trazem a realidade de que a Escócia foi palco de muitos conflitos, lutas internas, batalhas com reis ingleses, invasores nórdicos e muitos outros.
As paisagens naturais são deslumbrantes, os vales repletos de vegetação muito verdinhas, os lagos calmos, as colinas charmosas e, inclusive, a montanha mais alta das ilhas britânicas encontra-se aqui, na Escócia.
1️⃣ Kelso
Pertinho da fronteira com a Inglaterra e cheia de surpresas históricas, Kelso é uma boa pedida se você quiser conhecer mais sobre sua arquitetura antiga, datada de 1138, quando houve ali a construção de um mosteiro, que se encontra de pé até hoje.
Quase um milênio depois, as ruínas da Kelso Abbey ainda são imponentes e bem preservadas. Mais recente um pouco temos o grandioso Floors Castle, que data de 1721. Do lado de fora, a vista e amplitude deste palácio são impressionantes e o interior é majestosamente decorado com tapeçarias.
Situada praticamente no encontro dos rios Tweed e Teviot, esta cidade histórica é repleta de coisas para ver, fazer, comer e beber.
2️⃣ Tarbert
Edifícios em tons pastéis, lojas, pubs e as ruínas atmosféricas do Castelo de Tarbert do século XIII fazem desta pequena cidade um pedacinho de paraíso, no istmo que liga a península de Kintyre a Knapdale.
Mencionada já em 731 dC, a cidade de Tarbert era anteriormente conhecida como o lugar onde navios e barcos podiam ser transportados através da faixa relativamente estreita de terra para evitar percorrer todo o Mull of Kintyre.
Para os praticantes de trilhas e corridas, este é o ponto de partida da Kintyre Way, de 160km, que abrange a paisagem desta incrível península.
3️⃣ Linlithgow
A antiga cidade de Linlithgow, com sua histórica High Street, possui um marco muito famoso: o Palácio de Linlithgow. Embora o edifício atual tenha sido iniciado em 1424, encontra-se no local de um edifício original ainda mais antigo.
Possivelmente é o melhor exemplo da arquitetura medieval tardia da Escócia, sendo ainda o local de nascimento de James V e Mary, Rainha da Escócia. O Palácio é cercado por um idílico trecho de parque conhecido localmente como The Peel, que inclui o deslumbrante Linlithgow Loch.
Ao sul da cidade fica uma parte do Canal da União Glasgow-Edimburgo.
4️⃣ Fort Augustus
Fort Augustus fica no extremo sudoeste do mais famoso de todos os lagos: Loch Ness. Este é o segundo maior lago da Escócia, atraindo turistas de longe – alguns na esperança de realmente encontrar o Monstro do Lago Ness.
Além de fazer um cruzeiro no próprio Loch Ness, aprender sobre a cultura das Terras Altas no Clansman Centre, ou conferir a Abadia do século XIX. Aqui é o verdadeiro cenário natural da atraente Terras Altas Escocesas, onde Fort Augustus colabora para que seja uma região ainda mais sedutora e apaixonante.
5️⃣ Braemar
Uma pequena cidade que tem muito o que contar. É o local onde está o Castelo de Balmoral, onde a Família Real se hospeda de vez em quando. Ele é parcialmente aberto aos visitantes, quando não está sendo ocupado pela família real.
Além disso, em Braemar acontece o Braemar Gathering, um jogo famoso nas Highlands, realizado uma vez ao ano e frequentado pela Família Real Britânica desde a Rainha Vitória.
Além disso, podemos visitar o Castelo de Braemar, do século XVII que está repleto de antiguidades, e as ruínas do Castelo de Kindrochit, do século XIV, por exemplo. Também podemos acessar a Reserva Natural de Morrone Birkwoode até mesmo uma subida íngreme até a colina próxima de Creag Choinnich.
6️⃣ St Andrews
Embora St Andrews seja mais conhecida por ser a sede da 3ª Universidade mais antiga do mundo de Língua Inglesa – e o local de ensino superior para a Família Real Britânica – a cidade é uma atração por si só, com locais históricos espalhados por toda a cidade.
Na costa, há as espetaculares ruínas do castelo de St Andrews do século XIII, com suas masmorras e passagens secretas, e mais para o interior há mais de 70.000m2 de natureza esculpida no Jardim Botânico. Podemos ver ainda as ruínas da catedral do século XII – a maior igreja já construída na Escócia.
7️⃣ Killin
A cidade de Killin, localizada a oeste do Loch Tay, é um excelente ponto de partida para desfrutar das Terras Altas, as Highlands. Ainda, podemos também aproveitar que estamos muito perto das Cataratas de Dochart, de onde a vista aponta para a ponte de pedra que atravessa as águas bravas selvagens.
O famoso clã MacNab era dominante nesta região – há um círculo pré-histórico de pedra nos terrenos de sua antiga sede do poder, a Kinnell House. E, aqui você pode encontrar o cemitério da família, em Inchbuie, uma ilha no rio Dochart. Ao norte da cidade estão as ruínas do Castelo Finlarig do século XVII. A caminhada na montanha próxima, Beinn Ghlas, vale uma viagem neste local totalmente fora da rota.
8️⃣ Stromness
Situada no Continente – a maior das Ilhas Orkney – a cidade deStromness tem tudo que você já imaginou sobre o charme daquelas costas acidentadas, formando imensos paredões, amontoados no mar agitado.
As primeiras passagens de visitantes remontam ao século XVI, tornando ainda mais importante no século seguinte, como um porto devido à guerra com a França, quando ela invadiu o Canal da Mancha.
Em seu cais encontraremos o Pier Arts Gallery, com exposições de arte do século XX. A menos de 20 minutos de carro ao norte fica Skara Brae, um sítio neolítico anterior a Stonehenge e às Grandes Pirâmides, uma coleção de casas incrivelmente bem preservadas e ainda com uma parte dos locais antigos de Orkney.
9️⃣ Portree
Sendo a maior cidade da maior ilha das Inner Hebrides, Portree é muito atraente com suas casas em tons pastéis e seu porto cercado pelas falésias – tendo seu píer projetado por Thomas Telford.
A cidade funciona super bem como porta de entrada para o cenário rochoso da península de Trotternish – uma das 40 áreas cênicas nacionais da Escócia – perto do famoso ponto turístico Old Man of Storr, bem como para explorar o resto de Skye.
O Aros Center em Portree celebra a Cultura Gaélica de Skye, com alguns poucos falantes da língua na ilha.
🔟 Portnahaven
A bonita Portnahaven é uma vila planejada construída no século XIX, com suas casinhas brancas com detalhes em volta das janelas em cores diferentes, trazendo calor e aconchego em meio à paisagem de mar e pedras.
Dizem que é muito comum a gente se deparar com as Focas Cinzentas, que aproveitam o sossego do porto e aparecem para tomar sol nas rochas.
Este é também um paraíso para os observadores de aves: cagarras, petréis, gansos-patolas e araus podem ser abundantes no outono. Estamos falando de um lugar bem remoto, mas cheio de paz e natureza, feitos exclusivamente para serem contemplados.
1️⃣1️⃣ Tobermory
As lojas e restaurantes coloridos de Tobermory, na Ilha de Mull, são famosos por aparecerem no programa infantil de televisão Balamory. Não é difícil descobrir o porque de tanto charme. As cores das casas refletindo na águas de cor escura, quase pretas, com o verde das árvores e o céu acinzentado foram um cenário muito impressionante.
Há muito o que fazer na cidade, com o Museu Tobermory, o Aquário e a Destilaria de Whisky de malte Tobermory. E ainda, é um lugar perfeito como base para explorar esta ilha de Inner Hebrides.
1️⃣2️⃣ Highlands, as Terras Altas da Escócia
Localizada a oeste e norte da Escócia, as Terras Altas possuem lindas cadeias montanhosas, maravilhosas paisagens e lagos espelhados que nos deixam chocados com tanta exuberância. É um lugar que parece que você está em outro mundo, especialmente se você se aventurar pelas áreas mais remotas.
As Highlands representam uma área enorme do norte da Escócia, incluindo inúmeras cidades, parques nacionais e áreas mais selvagens. Embora existam muitos lugares para conhecer nas Terras Altas, alguns dos melhores e mais memoráveis incluem o Parque Nacional Cairngorms, Loch Lomond e Glencoe.
Esperamos que tenham se apaixonado ainda mais pela Escócia. Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Aproveite aqui tudo que já publicamos de melhor sobre a Escócia:
- Como ir de Londres para Edimburgo
- A batalha de Culloden em Outlander existiu de verdade na Escócia?
- Uma viagem pelos cenários de Outlander, na Escócia
- The Highlands, uma viagem pelas Terras Altas da Escócia
- O que você precisa saber antes de visitar a Escócia
- O que fazer nas Highlands, as Terras Altas da Escócia
- Conheça a The Whisky Experience, em Edimburgo