Um arco íris surge em meio a uma tempestade. Em plena Pandemia de Coronavirus o Meio Ambiente dá sinais de estar respirando aliviado depois de muito tempo. É certo que estamos vivendo o surto de um vírus altamente contagioso, mas por outro lado, o nosso Ambiente está vivendo o oposto, um grande momento de cura.
Esse processo de recuperação da Natureza trouxe curiosidades e gerou inúmeras reportagens pelo mundo. Algumas não são verdadeiras, como o caso dos golfinhos nos canais de Veneza. Mas certamente, outras tantas são sim, uma nova realidade que brotou em meio a ruas, cidades e até mesmo países, vazios.
Os canais de Veneza estão mais limpos do que nunca, já que os barcos não circulam mais por ali. A poluição do ar diminui muito, mesmo em cidades com o ar altamente poluído, como na Índia. Pessoas no estado de Punjab relataram que podem ver o Himalaia pela primeira vez em décadas.
A vida selvagem também agradece. O canto dos pássaros pode ter surgido em novos lugares, talvez em volume mais baixo. Dizem que se eles não precisam competir com tantos barulhos, eles cantam mais baixo e isso faz bem para sua saúde.
A Pandemia nos trouxe muitas perguntas, muitas incertezas e até agora não sabemos o rumo que as coisas irão tomar.
Quando as fronteiras forem reabertas, quando o mundo voltar a se globalizar fisicamente, com pessoas circulando o globo. Dezenas de milhares de voos decolando e pousando mundo à fora a cada hora. Mas uma pergunta bate forte: o que o retorno das viagens significa para saúde ambiental do mundo? O turismo em massa, os cruzeiros inundando pequenas cidades como Veneza, que tem 35.000 visitantes por dia, chegando a picos de 150.000. Esses números foram tirados do post sobre Veneza, do blog Itália Per Amore, que eu gosto muito.
O que podemos aprender com todo esse tempo que estamos dando para a Natureza respirar?
E como podemos sustentar os benefícios que vimos surgir recentemente?
Viajar e deixar a Natureza viver, depois do Coronavirus
Não sabemos ainda como o mundo irá se comportar após a reabertura das possibilidades.
Mas sabemos que este momento de reflexão, com o Meio Ambiente em melhores condições que há muito não se via, criou oportunidades sem precedentes para que novas políticas sejam implementadas. Para que não coloquemos a perder o que já foi conquistado.
Viajar para fora de sua casa; viajar para o mar; viajar para o ar livre
Talvez, o lugar mais esperado para estarmos quando formos livres novamente não será um avião apertado com todo mundo respirando o mesmo ar.
É provável que, mais do nunca, o lugar que mais esperaremos por ver novamente, seja de fato o novo ar puro que circula pelo mundo. É possível que viagens dentro do Brasil ganhe forças frente a viagens internacionais. Talvez as pessoas vão estar doidas de saudade de ver o mar, de visitar alguém que more no interior. Talvez tenhamos aprendido de vez a “evitar aglomerações” e isso faça com que viajemos mais para mais perto e menos para muito longe.
Talvez, o distanciamento social ainda esteja em jogo e aí vai ser cada um na sua. Tentando viajar sem estar junto. Será? Difícil de prever como vamos todos nos comportar, no cenário do turismo.
Eu diria que o turismo natureba vai ser o campeão de estréia. Todo mundo querendo ver o mar, a montanha, o campo, o limpo, o menos poluído e o menos cheio.
Mas, de toda forma, com menos voos e mais viagens por perto, teremos menos CO2 dos aviões pelo céu, pouparemos um pouco mais nosso ar.
Viajar está na moda
O verbo viajar nunca foi tão conjugado como na última década. Mas isso teve um efeito pesado no Meio Ambiente, que sofre com o turismo excessivo. Países como Tailândia, Filipinas e Holanda estão entre os que fazem campanhas e adotam estratégias para diminuírem os turistas. Eles tentam reabilitar as áreas afetadas pelo turismo em massa.
E agora, que ficar em casa é mandatório, esses lugares estão tendo tempo para repensarem.
Como fazer e o que fazer para que as coisas retornem de modo de diferente? O ar e água limpos, a cidades sem tanto lixo, a poluição sonora que entrou de férias. Como fazer para receber tudo isso de novo?
Os tomadores de decisões estão tendo o que pensar. Eles precisam arrumar uma forma de aquilo que todo mundo viaja para ver não seja destruído por todos que viajam para ver.
As formas de limitar o turismo em massa podem vir por meio de taxas mais altas, de impostos sobre hospedagem, de limite de vistos concedidos, de número X de pessoas ao mesmo tempo em determinado lugar. Mas o fato é que as autoridades podem implementar medidas para que tudo não volte a ser como antes.
Viajar a trabalho pode ter saído de moda
De uma hora para outra todo mundo aprendeu a fazer reuniões remotamente? Uma grande parte das empresas viram que sim, dá para fazer reuniões e tomar decisões à distância.
Mesmo aquelas que não estavam preparadas, rapidamente deram um jeito de fazer a coisa acontecer. Algumas empresas não só viram que precisam tomar decisões de forma remota, como precisam urgente implementar uma forma de promover as reuniões e encontros remotos.
Não dará mais para esperar o pessoal todo se reunir para decidir, vamos ter que aprender a decidir, cada um de um canto.
Podemos esperar que esta enorme crise na Saúde traga enormes benefícios para nossa própria saúde. Quando agora teremos mais tempo para nós, pois sobrará livre aquela horinha que você passava no avião indo e vindo de reuniões fora de casa.
Provavelmente as viagens de negócios nunca mais serão as mesmas. Elas estão passando por um enorme teste probatório e os resultados só saberemos dentro de alguns meses.
Aquela viagem a trabalho, que você fazia de carro, de uma hora, às vezes duas, também pode ter se aposentado de vez. Todo mundo está experimentando como é trabalhar de casa. Talvez este efeito seja irreversível e que tranquilamente o mundo inteiro passe a ser mais remoto, menos cheio, menos barulhento e menos engarrafado do que antes. Isso sem dúvidas, gerará menos poluição nas ruas também.
E como viajaremos de modo sustentável?
Escolha de forma mais consciente
Uma escolha assertiva para este caso, talvez seja viajar por mais tempo, menos vezes. Se você puder, escolha ir por mais tempo para um determinado lugar, especialmente se este lugar for longe e precisar de longos voos.
Experimente mais do lugar, gaste lá suas férias todas. Poupe os vários voos que você faria, em vários lugares diferentes, de forma intermitente. Viaje mais tempo, com menos voos.
Escolha melhor seu destino
Quais são as coisas que você busca quando viaja? Vejamos… se for culinária boa, clima bom e lindas montanhas… talvez seu destino não precise ser um lugar cheio.
Aquele lugar famoso que se encaixa em todos seus requisitos, encaixa também nos requisitos de meio mundo, tornando-o um lugar tumultuado, sujo, poluído e muito povoado.
Considere procurar outros lugares que preencham seus pré-requisitos, sem ser um lugar famoso demais. Quem sabe nesta busca você encontre belos tesouros escondidos?!
Faça uma boa pesquisa antes de reservar hotéis
As acomodações que estão realmente preocupadas com o meio ambiente tem crescido muito. Mas, infelizmente, algumas só surfam na onda, e não são de fato empenhadas em poupar a Natureza.
Mas você pode ajudar, escolhendo e incentivando os hotéis que possuam práticas de reciclagem, reuso da água, aproveitamento da água da chuva.
Esses hotéis possuem selos de Organizações que os certificam e garantem que eles realmente estejam contribuindo para o Meio Ambiente.
Atualização: dia 29 de abril a querida Claudia Liechavicius, do blog Viajar Pelo Mundo, postou esta lista de 17 hotéis pelo mundo que se preocupam com o Meio Ambiente e que efetivamente atuam em Hotelaria Sustentável. Amei o post, já fica aqui como dica para sua próxima viagem poupando a Natureza.
Faça sua parte
Seja mais consciente ao participar de grupos e excursões. Evite fazer o que a multidão está fazendo. Evite tocar no que é inexplorado, no que deveria ser intacto.
Se faz um mergulho, não toque nos recifes de corais. Se está passeando, prefira bicicletas, use mais os pés e menos o carro.
Faça caminhadas, escolha passeios locais, sem grandes massas de turistas invadindo tudo. Se precisar de carro, considere reunir uma turma e poupar a ida de dezenas de carros para o mesmo lugar.
Pese menos
Pense em todo o peso que carrega consigo. Não o quanto você pesa em si, mas o quanto você leva de um lado e para o outro. Considere usar mais vezes a mesma roupa, fazer mais combinações e viajar mais leve.
A emissão de poluentes do combustível dos aviões está relacionada com o peso a aeronave. Se você carregar menos peso, o avião será menos pesado, o Meio Ambiente agradecerá.
Use menos
Use menos descartáveis. Poupe garrafinhas de água, leve sempre a sua própria para ser enchida invés de comprada.
Use menos sacolas de plástico e papéis. Prefira sua própria sacola quando for às compras.
Use menos copos e guardanapos nos voos. Já pensou nisso? Quanto de lixo você sozinho produz durante de um voo de 10 horas?
Respeite os locais
Isso pode parecer óbvio, mas muitos se comportam como turistas que estão de só de passagem e por isso podem sair fazendo tudo errado.
Respeite os sinais, as regras, as mensagens. Cada aviso ali traz uma história. Cada vez que você ler coisas que te pareçam óbvias é porque alguém achou que podia fazer tal coisa. Seja um viajante ecológico!
Mantenha o distanciamento social
Esta frase nunca foi tão de efeito como agora. Está na moda e talvez permaneça na moda por tempos.
Mantenha maior distância de tanta gente. Mantenha maior distância da natureza selvagem. Mantenha distância de aglomerações maléficas, que destroem uma cidade, que superlotam a rede de saneamento e esgoto. Mantenha distância do turismo destruidor, que arrasta centenas de toneladas de lixos para as praias todos os anos.
Seja um turista consciente, que ensina um povo a ser viajante. Seja um turista que dá o exemplo, que carrega a bandeira do Meio Ambiente protegido, por onde quer que você passe.
Vamos torcer para esta Pandemia que vivemos ter nos ensinado algo de bom, que dure para sempre!
Nossa! Ju, que texto maravilhoso. Mostra o quanto podemos ser melhores com o mundo em que vivemos . Parabéns
Obrigada pela visita e pelo comentário. Espero ter criado um sentimento de reflexão sobre em qual mundo queremos viver. Isso tudo nos ensinou muita coisa né?! Abraços!
Adorei as reflexões que você nos trouxe com as novas tendências do que seria o “novo normal” para o Turismo.
Texto excelente!!!! Vou compartilhar com certeza, Ju! 🙂
Obrigada pela leitura e pela visita aqui. Volte sempre. Um beijo!
Amiga, post super completo que nos faz refletir sobre muitas atitudes.
Eu, já há algum tempo, tenho gostado de estar em locais menos cheios, menos multidão, onde de fato podemos sentir o ambiente que estamos conhecendo de uma forma mais tranquila. Mas aqui você traz pontos que eu nunca tinha parado para pensar, como hotéis que se preocupam com o meio ambiente e faça sua parte também.
As pessoas, incluindo eu, se Deus quiser, vão criar mais consciência não só ambiental como civil. O que é ser um turista e estar de passagem na “casa de outro alguém”?
Tudo na vida tem sua razão e a quarentena com certeza veio pra nos ensinar algo muito valioso. Que saibamos parar um pouco de correr e olhar para pequenas coisas.
Grande beijo e miss you!
Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre aqui. Beijos!
Textos sempre maravilhosos. Parabéns, Ju!
Oh Ju, obrigada pelo comentário! Amo demais a visita de vocês aqui. Beijos!
Muito boa sua reflexão. Que assim seja! Mais respeito pela natureza. Mais consciência!
Beijos
Claudia
Que felizzzzzzzzzzz, obrigada por sua visita.
Significa muito para mim, você me inspira muito!
Esperamos que a pandemia tenha nos ensinado verdadeiras lições.
Um beijo!
Que texto lindo! Que todos nós mudemos e aprendemos um pouco com tudo isso.. que nos tornemos pessoas muitos melhores e cuidemos mais do nosso planeta! Parabéns pelo texto amiga..
Obrigada pela visita e pelo comentário. Juntos faremos um futuro mais justo com a Natureza, viajando com mais sabedoria e mais leveza.
Um beijo, volte sempre aqui.
Amiga que textão maravilhoso, realmente nos faz refletir sobre a importância de um turismo sustentável e sobre o respiro que o meio ambiente está tendo. Essa trégua representará mto e essa crise ensinará outros valores e quem sabe um novo conceito de vida a todos. Parabéns pelas sábias palavras!
Obrigada! Foi realmente feliz para mim, ter refletido e escrito sobre tudo isso que estamos vivendo.
Obrigada pela leitura, volte sempre!