Este é um post escrito por uma viajante a convite do Passaporte Feliz.
Olá viajantes! Chegou a hora de você conferir mais um Guia Gastronômico aqui no Passaporte Feliz! Eles estão recheados de cafés maravilhosos e se você ainda não viu, não perca mais tempo e vamos agora dar uma volta pelo mundo dos Cafés!
Se quiser começar pela Ásia, vamos lá para Chiang Mai, na Tailândia.
Se preferir ir lá para o outro lado do globo, em uma das melhores cidades do mundo para se viver, confira os Cafés e dicas de Melbourne, na Austrália.
Agora, se não quiser ir muito longe, vamos ficar aqui no Brasil, e conferir as deliciosas dicas de Cafés e Brunchs em Florianópolis, SC.
Agora… se você veio em busca de dicas do México…. hummmm, bora lá!
Este texto faz parte de uma série de posts da Rota Gastronômica, que foi deliciosamente preparado para quem, além de viajar, ama desfrutar da culinária local.
Eu pessoalmente, visitei, experimentei e escrevi este guia para inspirar os viajantes a testar cada uma dessas delícias. Visitar estes cafés é, acima de tudo, uma imersão no dia a dia dos moradores locais. Não perca esta chance, e vamos nessa!
A quem se destina este guia?
Este guia é perfeito para viajantes que procuram um bom café, e experiências diferentes para aprender mais sobre a cultura de cafeterias mexicanas. Você encontrará não apenas cafeterias sofisticadas e modernas, mas também cafés vintage, escondidos com uma estilo hipster.
Vamos passear pelos bairros Roma e Condesa, pelos bairros mais internacionais, como Coyoacán, que é também um bairro mais histórico e cultural.
Por quê escolhi a Cidade do México?
Antes de tudo, eu queria dizer que eu nunca sonhei ir pro México. Como assim Camila? Sim! Soa mesmo meio contraditório… já que eu amo comer e viajar… e a comida mexicana é uma das mais famosas do mundo – declarada em 2010 como patrimônio cultural imaterial pela Unesco!
Mas, acredito que meu pouco interesse tenha sido indiretamente influenciado por uma mídia, que infelizmente que só fala pontos negativos do México. Ouvimos ser um país de drogas, crimes, perigoso para mulheres viajando sozinha, caótico, etc.
No entanto, nos últimos anos tenho me distanciado dessa mídia, a fim de dar preferência a experiências próprias. Bom, posso dizer que tem sido uma grande surpresa positiva! 😀
Decidi conhecer o México porque um amigo brasileiro – em setembro de 2020 – postou uns stories no Instagram. Senti que foi o meu sinal! Depois de 8 meses no Brasil, e sonhando em viajar novamente… “opa, as fronteiras estão abertas, vou pesquisar alguns voos”. Por sorte, as passagens estavam com preços promocionais, e não pensei duas vezes.
Comprei a passagem para Dezembro de 2020 com a intenção principal de celebrar meus 31 anos e de conhecer mais um país, mesmo em pandemia! Já estou há 3 semanas na Cidade do México e não tenho o que reclamar da cidade. Estou fazendo “work exchange” em um Hostel, por meio da plataforma Worldpackers, que te oferece experiências no mundo inteiro.
A plataforma nada mais é que uma forma de trocar suas habilidades por acomodação, isto é, eu trabalho na recepção por algumas horas semanais e em troca não pago acomodação. Sensacional, não é mesmo? É um excelente meio de conhecer uma nova cultura, praticar uma nova língua, assim como economizar uma graninha.
Por que você deve escolher a Cidade do México?
Bom depois desta breve introdução, vamos ao que interessa, por que você deve escolher a Cidade do México? Considerada a capital do desenho, e a segunda cidade com mais museus no mundo, a Cidade do México é ideal para viajantes que buscam história, cultura e, claro, comida e café!
Aqui é onde está localizado o museu da Frida Kahlo, um dos mais visitados na Cidade, assim como os museus Soumaya e Jumex, contemporâneos e muito conhecidos nacionalmente e mundialmente.
A Cidade do México é grande, mas com a pandemia e lockdown – que estamos desde o dia 18/12/2020 até 10/01/2021 – estou achando uma cidade muito tranquila, segura e cosmopolita. É também uma cidade muito internacional, com bastante influência francesa e italiana, sobretudo pelos bairros Roma, Condesa & Polanco, bairros tradicionais e mais caros aqui na cidade.
Roma, Condesa & Polanco é onde você vai encontrar vários restaurantes famosos e premiados como Pujol (elencado pelo The Worlds 50 Best Restaurants em 2020 como o melhor restaurante no México, e 12º melhor do mundo). O Rosetta (elencado pelo The Worlds 50 Best Restaurants em 2020 como o 9º melhor restaurante da América Latina).
Se você é um viajante gastronômico, sugiro você se hospedar em algum destes bairros que mencionei, não faltarão excelentes opções!
Quando ir para a Cidade do México?
Assim como na Ásia, no México você precisa tomar bastante cuidado com a temporada de terremotos e furacões. Na história do México, os terremotos de 1957, 1985, 2012 e 2017 foram muito intensos e devastadores para os Mexicanos. É por isso que você encontrará várias rotas de evacuação pela Cidade do México, bem como símbolos verdes chamados de puntos de reunión ou meeting points, considerados locais seguros em caso de um terremoto.
Portanto, a melhor época para sua viagem, será a alta temporada, que vai de dezembro até maio, mesmo esta sendo uma época fria e seca da cidade. Porém não chega a fazer muito frio, e vai dar tranquilamente para você aproveitar tudo.
Cafés na Cidade do México
Como mencionei anteriormente, nos bairros Roma, Condesa & Polanco você encontrará inúmeros cafés e restaurantes maravilhosos. No entanto, adiciono também a esta lista o bairro Coyoacán, um dos mais históricos e tradicionais da Cidade do México, referência no mundo do café.
Portanto, o primeiro café desta lista será um localizado no bairro de Coyoacán, onde experimentei um dos melhores cappuccinos na cidade. Mesmo com a pandemia, estou gostando muito das cafeterias da Cidade do México e, nesse quesito, este bairro foi uma surpresa muito positiva para as minhas aventuras cafeeiras!
1️⃣ Avellaneda Café
Custo médio: 💰💰
Se você já andou por aqui, no bairro Coyoacán, deve conhecer o Avellaneda Café, uma das cafeterias especializadas mais famosas da Cidade do México.
O proprietário Carlos de La Torre tem uma grande reputação no universo do café, já que trabalha como barista há mais de 10 anos e a grande novidade é que em 2019 ele foi o campeão do Coffee Masters no The Los Angeles Coffee Festival!
Então, por favor, caso você esteja na Cidade do México, não deixe de visitar esta pequena e linda cafeteria em Coyoacán, um ponto obrigatório da cidade e onde eu experimentei um dos melhores Cappuccinos daqui, até agora.
⏰ Horário de Funcionamento: De segunda à domingo, das 09:00 às 21:00.
📍 Endereço: Higuera 40-A, La Concepción, Coyoacán, Ciudad de México.
💻 Contatos: www.cafeavellaneda.com | www.instagram.com/avellanedakf
2️⃣ Boicot Cafe
Custo médio: 💰💰
Como um grande fã de Chai & Matcha, não poderia estar mais feliz em encontrar a combinação de ambos no Boicot Cafe. Já estive mais de 5 vezes no Boicot e sempre pedindo o mesmo: Matchai, que é matcha, chai e leite de aveia – mas você também pode pedir qualquer outro tipo de leite vegetal ou integral. Foi a primeira vez que experimentei esta combinação e amei, você já experimentou?
Caso você esteja na Cidade do México, eu super recomendo você visitar este lugar! Mesmo com o lockdown da Covid-19 na Cidade do México, você pode pedir para levar e desfrutar do seu matcha ou café no Parque México, por exemplo.
⏰ Horário de Funcionamento (unidade Condesa): De segunda à sexta das 07:00 às 22:00 | sábado e domingo das 08:00 às 22:00
📍 Endereço: No bairro Roma: Rua Jalapa, 99 | em Polanco: Rua Oscar Wilde, 9F | em Condesa: na Av. Tamaulipas, 141 – Ciudad de Mexico
💻 Contatos: www.boicotcafe.mx | www.instagram.com/boicotcafe
3️⃣ Buna Café Rico
Custo médio: 💰💰
Um dos lugares que eu mais passo tempo aqui na Cidade do México é a Plaza Rio de Janeiro, que tem um clima tranquilo para apenas observar as pessoas e os cachorros que ficam por ali.
E foi assim que eu descobri o Buna Café Rico, que fica na frente da Plaza e ao lado do Café Toscano, outro local muito famoso e conhecido na cidade.
O Café Buna é um dos cafés sustentáveis mais conhecidos na cidade, pois trabalha diretamente com pequenos produtores locais, e a favor do comércio justo. Ele é um dos únicos com Certificação B, que são empresas que são preocupadas com o ecossistema, e tem como missão gerar um impacto positivo na sociedade.
Sem dúvidas, você encontrará diversos outros lugares até mais famosos que o Buna nos bairros Roma e Condesa, mas esse lugar me conquistou pelo Cappuccino com leite de macadâmia.
Recomendo você pegar um café ou até mesmo um chocolate quente – uma bebida forte da casa – e sentar na praça Rio de Janeiro. Tenho certeza que será uma experiência muito especial!
⏰ Horário de Funcionamento: De segunda à domingo das 08:00 às 19:00
📍 Endereço: Rua Orizaba, 42, Roma Norte, Ciudad de México
💻 Contato: www.buna.mx | www.instagram.com/bunamx
Não deixem de acompanhar as redes sociais de todos os estabelecimentos para conferir as informações atualizadas quanto as restrições no funcionamento e atendimento em virtude da COVID-19.
Amo esse lugar! Excelente dicas, o México é Maravilhoso! Um cultura rica e uma culinária apaixonante. O Mexicano é super receptivo e adora o povo brasileiro.
Ah que vontade de voltar no México de novo, Ju.
Obrigada por seu comentário e visita ao blog. Beijos!