Quem já ouviu falar de um lugarzinho, no interior do interior da Europa, conhecido por ter um lindo túnel, famoso pelas lendas dos apaixonados? Estou falando do Túnel do Amor, um passeio reservado para quem for desbravar a Ucrânia, conhecer seus lugares pitorescos e aproveitar para ver ao vivo o que natureza criou, com uma ajudinha extra de quem inventou essa beleza quase natural.
Bateu a curiosidade? Vamos juntos descobrir mais sobre esse pontinho romântico escondido na Europa.
Onde está o Túnel do Amor?
O Túnel do Amor fica localizado na pequena vila de Klevan, pertinho da fronteira com a Polônia – a 350km de Kiev – onde os visitantes se deparam com um presente da natureza. Uma formação das árvores em volta de uma linha de trem, formando um enorme túnel que muda de cor conforme as estações do ano.
Até três vezes por dia o trem passa ali, moldando assim as árvores que se acostumaram ao vai e vem dos trens e cresceram formando então o túnel, apelidado pelos locais de Túnel do Amor. A paisagem é tão natural e bucólica, que nos remete imediatamente ao amor sem fim.
Reza a lenda que se um casal apaixonado conseguir percorrer, de mãos dadas, os 3km da linha de trem, dentro do túnel de árvores, então o amor deles estará definitivamente selado para sempre.
O túnel segue boa parte da extensão da linha férrea que conecta a cidade até uma fábrica de móveis, levando madeira de Klevan até esta fábrica na aldeia vizinha de Orzhiv.
O cenário vai mudando de cor conforme os meses do ano, tornando o passeio mais lindo e único. No verão, o Túnel do Amor se pinta de verde, totalmente coberto pelas árvores que ganharam vida na primavera. No outono, podemos esperar aquele amarelo-alaranjado mais lindo da vida. E, claro, no inverno, tudo branquinho, nos fazendo imaginar um congelado corredor infinito.
A verdadeira história do Túnel do Amor
O túnel, mesmo estando em um lugar mais remoto e isolado, é considerado Cartão Postal da Ucrânia. Mas a história existe para nos relembrar momentos difíceis que eles passaram durante as guerras.
A construção desta linha de trem, tendo as árvores como protetoras, não foi ao acaso. Os engenheiros responsáveis esconderam o caminho-de-ferro dos curiosos intencionalmente. A ideia era camuflar a linha férrea, usando a própria floresta. Eu diria que a ideia deu certo…
Com o passar do tempo, estas bases militares foram desaparecendo e as árvores, que eram frequentemente podadas para a passagem dos vagões, foram deixadas a cargo da própria natureza que, cuidadosamente, se moldaram conforme os trens iam passando.
E elas não pararam por aí, os galhos que continuavam a crescer, foram tecendo um emaranhado de ramos, modelando a paisagem e formando densos paredões. Uau!
É realmente lindo de se ver!
O que fazer em Klevan, na Ucrânia?
Klevan não é lá grandes coisas no quesito Turismo na Ucrânia. É uma cidade pequena, de certa forma, sempre foi afastada e até um pouco esquecida. No entanto, nos últimos anos, inclusive pela própria influência turística que o Túnel do Amor causou, está sendo mais visitada.
Você pode encontrar um ou outro atrativo turístico, como as conhecidas e misteriosas ruínas do Castelo de Klevan, uma construção datada de 1475. Além destas ruínas, tem também a Igreja da Anunciação, que possui um sino desde 1630.
Outro local muito visitado é a Igreja da Natividade, que foi construída por volta de 1777, ou seja, Klevan é praticamente um museu a céu aberto.
A estação ferroviária Klevan, tem outra função além de se fazer passagem de amor eterno… ela faz o papel de conectar a cidade com o centro administrativo do oblast Rivne e Kivertsi, que também é outro ponto turístico que atrai muita gente.
Conhecendo um pouco a Ucrânia
Bom, eu sei que a Ucrânia não é, por assim dizer, o sooonho de muita gente. Mas se você estiver ali de bobeira no Leste Europeu e puder dar um pulo lá, com certeza vai ser um lindo passeio.
A Ucrânia atualmente está em vias de se tornar membro da União Europeia numa tentativa de se desvincular totalmente da Rússia. Mas as influências ainda são sentidas e podemos notar a presença da cultura russa pelas ruas e até mesmo no idioma russo, falado por muitos na capital Kiev.
Pode ser um destino super em conta para quem quer explorar locais ainda meio esquecidos pelo turismo em massa, e tenho certeza que, mesmo não sendo um lugar de beleza exuberante, o seu jeito singular de ser vai te conquistar.
Escrevi aqui um post super completo com tudo que você precisa saber antes de visitar a Ucrânia. Imperdível!
O país conta com inúmeras paisagens naturais, vários pontos turísticos e históricos, museus, sítios arqueológicos e monumentos que impressionam mesmo ainda não sendo uma grande referência turística.
A capital, Kiev, é uma cidade moderna cheia de edifícios grandiosos e frequentemente adornados com ouro. É uma arquitetura especial, bem eclética, por assim dizer. Kiev, bem como praticamente toda a Ucrânia, tem muita história antiga para contar. Seu povo é receptivo e muito acolhedor.
A cidade pode ser considerar intensa, com uma vida noturna bem movimentada em seus principais centros urbanos. Mistura harmoniosamente todo o seu lado antigo, histórico e de preservação com o um quê de modernidade contrastante.
Em Kiev, facilmente você vai ter muito o que fazer. São muitos pontos turísticos e entre eles você encontrará a famosa Catedral de Santa Sofia com a cúpula dourada e os mosaicos do século XI. Praças, museus, e símbolos religiosos e históricos estão por toda parte, mostrando que os 44 mil anos de história da região estão vivos por ali.
Hoje dia, ainda nao podemos chamá-la de futurista mas já é um pouco modernizada, apesar de tanta história antiga ainda viva em cada pedacinho de chão.
Então, se você se apaixonar (mesmo sem conhecer pessoalmente) pelo Túnel do Amor, não deixe de se programar para ficar uns dias na capital Kiev e conhecer umas das jóias que o Império Russo deixou para trás. A Ucrânia faz por merecer sua visita!
Estamos em meio a Pandemia do Coronavírus, e mesmo eu estando louca para ver o sol se pondo de uma janela de avião, ainda não chegou a hora de voltarmos às viagens.
Mas você já se perguntou se o mundo será o mesmo quando tudo isso passar?
Eu escrevi aqui um artigo muito reflexivo sobre as viagens após o COVID-19, espero que você goste da leitura e que ela te leve a refletir em mudanças práticas para sermos viajantes mais comprometidos com natureza que nos cerca.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Créditos de imagem: https://www.flickr.com/photos/wentuq/28927351813/ https://www.flickr.com/photos/142508741@N02/29671248230/
Comments 2