Olá, viajante! Você já pensou que viajar também pode ser uma maneira de fazer a gente descobrir mais sobre a nossa própria casa? Afinal, não tem maneira melhor para conhecer um lugar do que explorá-lo!
E quando falamos de um continente como a América, pode ter certeza que não falta cômodos novos a serem descobertos nessa casa. E os mapas podem te ajudar muito na sua missão de descobrir todos os lugares, segredos e curiosidades espalhados pelo continente.
Por isso, nesse post, nós vamos fazer como os antigos desbravadores e viajar pelos mapas da América!
América, o continente do Novo Mundo
A América é o maior continente em extensão norte-sul, com seus mais de 15 mil quilômetros. As duas maiores porções de terra, a América do Norte e a América do Sul, são ligadas por uma estreita faixa de terra – que chamamos de istmo – onde fica a América Central.
Falando nisso, a América é composta por 36 países, e, por incrível que pareça, a maior parte deles está na América Central, que é a menor parte do continente. São países pequenos, muitos deles insulares. Essa região central é banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe, região onde muitos destinos paradisíacos te aguardam. Não existe um lugar da América Central que fique a mais de 250km do oceano.
Aproveite o passeio pela América Central e dê um pulinho no post do Panamá! Olha que lindeza te espera em um país banhando pelos dois oceanos ao mesmo tempo!
Mas, se você der uma breve olhada no mapa americano, já vai perceber que conhecer a América não é uma tarefa simples. Diferentemente da Europa, por exemplo, onde os países são menores e mais próximos, para conhecer toda a América você vai precisar fazer uma viagem mais longa.
Até a chegada dos europeus, a América era habitada por nativos. Não se sabe ao certo, mas estima-se que os primeiros habitantes chegaram aqui há mais de 12 mil anos. Portanto, a história do continente apelidado de Novo Mundo é uma mistura das culturas européias e dos nativo-americanos.
Devido ao histórico de colonização, as principais línguas faladas aqui são o inglês, o português e o espanhol. Mas existem diversas outras línguas e dialetos indígenas. Aqui na América do Sul, somos uns gigantes, que falamos português em meio a tantos vizinhos falantes do Espanhol. Mas, apesar do nosso imenso tamanho, nas Américas há dois países maiores que a gente: o Canadá, que é o maior país da América, seguido depois pelos Estados Unidos e o Brasil na terceira posição.
América e suas subdivisões
Pela divisão política temos três sub-continentes na América. Ainda sim, alguns estudiosos – e até mesmo a ONU – defendem que a divisão seja apenas entre América do Norte e América do Sul, considerando a América Central como parte da América do Norte.
Outra divisão comum é falar de América Anglo-Saxônica (colonizada pelos ingleses) e a América Latina, que se refere aos países que falam línguas latinas como português, espanhol e francês. Basicamente, a América Latina é a América do Sul, a América Central e o México.
De qualquer forma, o continente americano é lar de mais de um bilhão de pessoas. Isso garante uma diversidade de histórias, saberes e culturas inimagináveis, que vêm tanto dos colonizadores europeus quanto dos povos que já viviam aqui antes.
Povos Nativos, as civilizações Pré-Colombianas
Como você deve saber pelas aulas de história, o nosso continente foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1492. Ele chegou nas Bahamas enquanto tentava achar uma rota alternativa para as Índias.
Mas você também deve saber que o termo “descobrimento” não deve ser levado ao pé da letra, pois aqui já viveram diversos povos ameríndios ou nativo-americanos. Isso significa que, por mais que a história oficial seja narrada a partir desse acontecimento, existem outras narrativas que você pode e deve conhecer.
Como por exemplo as civilizações dos Maias, dos Astecas e dos Incas, as maiores civilizações pré-colombianas. As ruínas deixadas por esses povos estão espalhadas por toda a América, com os Maias concentrados na parte central, os Astecas, mais ao norte, e os Incas ao sul do nosso continente.
O território Maia, por exemplo, já se estendeu do sul do México até a Guatemala. Das três civilizações pré-colombianas ela é a mais misteriosa, tendo atingido seu auge no século IX e depois sofrido um declínio que nem mesmo os historiadores tem certeza de como ou porque aconteceu.
A colonização do território Maia começou pelo Panamá e foi se adentrando pela América Central. Hoje em dia, o Canal do Panamá é a principal conexão entre a América do Norte e do Sul. Ele também conecta os oceanos Pacífico e Atlântico, que banham o continente, além de ser uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Os Maias deixaram muitos registros nas paredes de seus templos, e boa parte deles já foi desvendada. Eles contam a história das dinastias, das guerras e de seus costumes. Eles construíram obras grandiosas e eram craques em astronomia e matemática (que inveja!). Uma das teorias é de que as disputas internas enfraqueceram o Império Maia ao longo do tempo. Ainda que tenham desaparecido de maneira súbita, eles deixaram uma forte presença. As ruínas desse povo estão espalhadas pela América Central e sul do México.
E, por falar no México, os Astecas foram outra civilização americana importantíssima. A atual Cidade do México era a capital do império, chamada Tenochtitlán. Apesar do Império Inca ter sido o maior, a maior cidade de todos esses impérios foi Tenochtitlán. Aliás, você sabia que a ave da bandeira mexicana 🇲🇽 é inspirada numa lenda asteca? Dizem que enquanto os Astecas vagavam pelo México em busca de um lugar para se estabelecerem eles pediram um sinal dos deuses. Esse sinal foi uma águia com uma serpente no bico, pousada sobre um cacto que crescia numa rocha submersa num lago.
Bem específico, né? Pois saiba que, segundo a lenda, os Astecas acharam essa ave no Lago Texcoco, onde construíram então a cidade Tenochtilán.
Quando os colonizadores chegaram às Américas, o Império Asteca ainda estava crescendo, e apesar de serem conhecidos pela violência, a principal tática de expansão era formar alianças com os vizinhos. Entretanto, foram rapidamente dominados pelos espanhóis.
Já os Incas começaram como tribos espalhadas pelos Andes, e foram crescendo até dominarem do norte do Equador até a região central do Chile. Cidades como Cuzco e Machu Picchu eram parte do Império Inca. Uma curiosidade é que ainda hoje quase a metade do povo peruano fala a língua original dos Incas, o Quéchua.
América, o continente da diversidade natural
Há lugares para todos os gostos na América. De praias com águas mornas no Caribe até a gelada cidade de Ushuaia, considerada o fim do mundo. É aqui também que fica o Rio Amazonas, maior rio do mundo, e o deserto do Atacama, considerado o lugar mais seco do mundo.
A América é tão biodiversa que boa parte das observações feitas por Charles Darwin e que colaboraram para a teoria evolucionista foram feitas aqui, principalmente na Ilha de Galápagos – considerada uma província equatoriana.Incrível como um só lugar pode oferecer tanta coisa, né?
E ainda assim, a América é só uma pequena parte do mundo. Aliás, você sabe quantos países tem no mundo? São muitos países, continentes e mapas para gente conhecer e se apaixonar ainda mais por este mundão.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 3