Há duas horas de voo da badalada e famosa Cancún está um tesouro precioso, que passa batido por muitos brasileiros que vão até o México para visitar suas praias paradisíacas.
Estou falando da Cidade do México – Distrito Federal (DF) para os íntimos. Uma cidade enorme, caótica, barulhenta e muito, muito rica em cultura, lazer e coisas tops para ver e conhecer.
A cidade de Frida Kahlo, os bairros chiques de La Condesa e La Roma, a riqueza do Centro Histórico, a grandiosidade da segunda Basílica mais visitada do mundo – Nossa Senhora de Guadalupe, a imponência do Castelo de Chapultepec – construído pela monarquia Espanhola…
Enfim, já falei demais, são dezenas de motivos para você ir até a capital do México, conferir tudo de perto. Te garanto desde já, você vai querer voltar antes mesmo de ter ido embora!
Primeiro dia na Cidade do México
Manhã 🌅
Chegando ao aeroporto lembre-se que o trânsito da Cidade do México é muito intenso, se você chegar entre 7h e 9h da manhã, vai pegar um enorme tráfico. Tente fugir do horário de pico, pegue um táxi (credenciado, dentro do aeroporto) ou Uber e vá deixar sua bagagem onde ficará hospedado.
São várias opções de hospedagem, o Airbnb (como eu já disse aqui) pode ser uma boa. Hotéis mais sofisticados como o Gran Hotel Ciudad de Mexico ou Downtown, com vistas lindas! Mais longe do tumulto, em La Condesa você encontrará boas opções também. E para o luxo total, o Four Seasons sempre será uma grande hospedagem.
Prontos para comerem algo gostoso? Vá ao Lalo! – leia mais aqui – e tenham a experiência de se sentarem em uma única mesa, centralizada e compartilhada, em um ambiente moderno e acolhedor, com um cardápio cheios de opções gostosas. Pode ser um super café da manhã tipo brunch ou mesmo um almoço mexicano!
Tarde 🌇
Depois do almoço, sugiro um giro pé pela região e ruas de La Condesa, os becos cheios de arte de La Roma. Não perca um passeio pelo Bosque Chapultepec, onde está localizado o Castelo de Chapultepec. Lindíssimo e ali horas e horas passarão despercebidas. Esqueça o relógio, agora é hora de sossego e ar puro.
Ali estão também os Museus de Antropologia e de Arte Moderna, além do zoológico, ou seja, tem opções para você facilmente passar o dia todo.
Quando a fome bater, saiba que o almoço no México é como no Brasil. Uma refeição importante e com opções para todos os gostos. Depende de como está seu apetite. A sugestão é o restaurante Contramar, que tem um ambiente sofisticado, ótimo atendimento e um cardápio variado. Veja aqui os comentários e fotos.
Noite 🌃
A moda da vez agora são os rooftops, certo? Errado! Eles sempre foram tops, mas agora caíram no gosto de muitas pessoas… haha… Na Cidade do México existem dezenas de prédios enooormes, com coberturas em estilo bar e que proporcionam um visual de cair o queixo.
A dica aqui é ir ao Miralto Bar, no 41º andar da Torre Latinoamericana, que é um ícone da arquitetura mexicana, construída para aguentar fortes terremotos. De lá assista a lindo pôr do sol, sirva-se de bons drinks e depois desça para uma caminhada noturna na região.
Não deixe de passar pelo monumento Paseo de La Reforma, é um dos mais famosos, com seu imponente Anjo Dourado. Muitas fotos, com certeza!
Quando já estiver com as canelas doendo de bater perna, sugestão para um lanche mexicano. Se não estiver com muita fome, no melhor estilo dos Tacos e Salsas, o El Huequito (site oficial) certamente é uma ótima opção.
Cansou? Amanhã tem mais!
Segundo dia na Cidade do México
Manhã 🌅
Comece o seu dia com um café da manhã histórico e tradicional. Um pouco mais caro, mas vale cada centavo: El Cadernal.
Tem várias filiais na cidade, mas o da Calle Palma 23 é o mais famoso e antigo. Com vitrais lindíssimo e um salão enorme, um ótimo atendimento, o café da manhã é famoso e delicioso (veja mais aqui e aqui).
Vamos começar um passeio mais histórico hoje! O Zócalo é uma praça enorme, a maior que já pude conhecer e nem dá para explicar em palavras.
É como se fosse um complexo que abriga, entre outros monumentos, a Plaza de la Constitución, uma praça construída pelos Espanhóis onde anteriormente era a sede do governo asteca.
Tarde 🌇
Dali em diante você vai conhecer os maiores e mais importantes pontos históricos da Cidade do México, o Palácio Nacional, a Catedral Metropolitana (a maior da América Latina), o Antigo Palácio de Ayntamiento.
Várias lojas, vários edifícios… a uma curta caminhada se chega ao Museu del Templo Mayor.
O Zócalo pode parecer inseguro por causa do tanto de gente e da mistura cultural muito grande dali. Mas fique tranquilo, há muitas câmeras e muitos policiais. Mesmo a noite, é um lindo local para ser observado, tomando algum drink local e prestigiando a linda vista que o Zócalo proporciona.
No filme 007 Contra Sprectre você consegue ver um pouco do Zócalo e da grandiosidade daquele lugar.
O passeio pelo Centro Histórico pode ser longo, mas se sobrar um tempo à tarde, visite a casa onde Frida Kahlo morou com seu marido Diogo Riviera. Tente comprar ingressos com antecedência para evitar filas, e saiba que aos finais de semana ali pode ficar bem movimentado. São vários ambientes da casa que ainda são preservados, com artigos pessoais e sua coleção de vestuário.
Noite 🌃
Sua viagem super cool pela Cidade do México está chegando ao fim, mas não deixe de dar uma passada no Mercado de Coyoacán, um lugar cheio da cultura mexicana onde encontrará artesanatos e muitos souvenirs.
Ali pela região você terá várias opções para um lanche rápido ou, para comer como os locais, vá ao La Coyoacana, aproveite para assistir aos melhores Mariachis da cidade.
O Centenário 107 também é ali perto e te garantirá cervejas deliciosas e refeições fartas, leia aqui.
Outra opção para finalizar o segundo dia de passeio, é conhecer a região do Palácio de Bellas Artes (leia aqui) e visitar as exposições locais, os artistas mexicanos consagrados e ainda apreciar a belíssima construção arquitetônica do Palácio em si. Outra ideia também é conferir de perto as apresentações de balé folclórico mexicano, veja mais aqui.
Sua viagem chegou ao fim…
Com certeza não deu tempo de fazer tudo. Ou, com certeza você queria ter feito muito mais!
Valeu ou não valeu super à pena essa esticada até o DF mexicano?
Eu já escrevi sobre minha sensacional viagem ao México, aqui nesse post, dê uma passada lá!
Obrigada pela leitura e boa viagem!
Comments 3