Introdução
Você já pensou em como seria visitar Pandora, o planeta dos Na’vi em Avatar? Pois saiba que existe um lugar aqui, no nosso planeta Terra mesmo, que é bem semelhante. Embora até onde sabemos, não tenha avatares gigantes andando por lá, as Montanhas de Tianzi, na China, ainda assim não são menos majestosas do que o cenário cinematográfico.
O diretor de cinema James Cameron se inspirou nas Montanhas de Tianzi para criar a lua de Pandora, lar de seus personagens. Na vida real, a natureza nos proporcionou um cenário que não deixa nada a desejar para os efeitos especiais dos filmes Avatar. Quer saber mais? Então, viajante, venha comigo se aventurar nesse lugar tão lindo que parece mesmo de outro mundo.
Onde ficam as Montanhas de Tianzi?
Consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1992, as Montanhas de Tianzi ficam na província de Huhan, na China, na reserva natural de Zhangjiajie. Elas foram esculpidas pela natureza há mais de 300 milhões de anos, através da erosão das rochas que ao longo do tempo formaram os picos que admiramos hoje.
Isso significa que, por incrível que pareça, o lugar onde agora ficam as montanhas gigantescas já foi ocupado pelo oceano. Hoje, as Montanhas de Tianzi representam a força do tempo e da natureza com sua área de mais de 5 mil hectares.
A maior dessas montanhas imensas têm, incríveis, 1300 metros de altura! São mais de 3 mil picos rochosos. No mínimo, é algo grandioso. E o melhor é saber que as Montanhas estão ao nosso alcance! Cerca de 100 plataformas estão espalhadas pelas montanhas e permitem que os turistas observe as incríveis paisagens, bem de perto.
Como chegar nas Montanhas de Tianzi?
Para ir até as Montanhas de Tianzi, é necessário pegar um ônibus da estação central de Zhangjiajie rumo a Sinanyu. A viagem dura cerca de 1h30. Ao chegar em Sinanyu, você precisará alugar uma bicicleta ou um carro à bateria para chegar até ao parque. Essa é uma medida que ajuda a preservar o meio ambiente.
Há também teleféricos e elevadores que ajudam os turistas a subir as montanhas. A viagem, apenas de longa, costuma ser rápida, com duração de aproximadamente 7 minutos. Em apenas um minuto, você percorre cerca de 300 metros! Por isso, aposte também nos pontos de observação para poder visualizar toda a extensão do parque com calma e atento aos detalhes.
Horário de funcionamento: o parque funciona das 8h às 18h.
Ingresso: a entrada custa cerca de R$123 por pessoa e garante dois dias de acesso. Além disso, o ingresso inclui a locomoção até o parque. Os carros elétricos oferecidos para ir até a entrada da reserva são gratuitos.
Um pouco da História das Montanhas de Tianzi
O significado desse nome é parte da história do local. Segundo a lenda, há muito tempo, um homem chamado Xiang Dakun se rebelou contra o Imperador.Sendo parte de um grupo chamado Tuija, Dakun liderou uma revolta de camponeses contra o Governo. Ele estabeleceu seu reinado nas montanhas e se intitulou Tianzi.
Esse nome é geralmente reservado aos imperadores, pois significa o elo que o Imperador representa entre céu e terra. O nome Tianzi também foi considerado uma afronta ao Imperador da China, pois após 40 dias de batalhas contra os soldados do Imperador, ele foi emboscado e morreu ao cair de um dos penhascos. Apesar da derrota, a revolta foi tão marcante que as montanhas foram chamadas de Tianzi após a sua morte.
O que fazer nas Montanhas de Tianzi?
É claro que um lugar como esse oferece várias atrações. Os topos das montanhas ficam cobertos de neve no Inverno, criando um cenário mágico. Por isso, essa é a principal atração durante a estação, fazendo com que muitos turistas enfrentem as baixas temperaturas para ter essa vista.
Nas estações mais quentes, subir até o alto das Montanhas Tianzi pode te proporcionar a vista do Mar de Nuvens. Alguns picos se elevam através das nuvens, criando uma visão de tirar o fôlego. Inclusive, o nome Tianzi significa filho do céu.
As montanhas também são parte do Triângulo Dourado, juntamente com o Parque Florestal Zhangjiajie e o Vale Suoxiyu. A Montanha Tieman é o maior arco natural do mundo e ficou conhecida mundialmente desde que um grupo de pilotos cruzaram seu vão. Foi a primeira vez que um avião atravessou uma caverna.
Também é nessa montanha que fica a Porta do Céu. Para chegar até lá, é preciso subir uma escada de 999 degraus (chamada de Stairway to Heaven, te parece familiar?). Depois de subir todos os degraus você se sentirá mesmo batendo na Porta do Céu. A vista é tão bonita que é conhecida como um portal para o paraíso. Ficou cansado só de imaginar em subir os 999 degraus? Calma, você pode pegar um ônibus até lá e viajar pela famosa estrada de 99 curvas.
Além dos pontos de observação, quem quiser escalar alguns pilares pode encontrar pontos escondidos da maioria dos turistas. Porém, esta escalada é reservada apenas aos alpinistas experientes. Sobre os poucos sortudos que já tiveram a experiência de escalar os picos de mais de 400m, dizem que “As pessoas que escalaram Tianzi Mountain não escalarão nenhuma outra montanha”.
Assim como no mundo do filme Avatar, as Montanhas Tianzi também são ricas em vida selvagem. As chuvas colaboram para uma vegetação rica que abriga vários animais em suas cavernas, cachoeiras, rios e lagos.
Melhor época para visitar as Montanhas de Tianzi
Se você quer conhecer as Montanhas de Tianzi, a melhor época são os meses de abril e outubro, durante a primavera e o outono, respectivamente. Essa é a época também em que os teleféricos estão disponíveis e o clima favorece a observação. A temperatura média anual fica em torno de 12ºC.
O inverno também oferece paisagens incríveis, porém, devido às baixíssimas temperaturas o acesso é mais difícil e é preciso estar muito bem agasalhado. Na verdade, cada estação do ano oferece ao visitante uma vista única, como o Mar de Nuvens, o Resplendor do Luar, os Raios de Sol ou As Neves no Inverno. Tudo é deslumbrante!
Não se esqueça de levar um mapa! O caminho até as Montanhas Tianzi já é um espetáculo à parte. O lugar é tão grande que parece um labirinto repleto de pontos para observar a vista.
Algumas curiosidades sobre as Montanhas de Tianzi
Embora elas tenham este nome, geologicamente falando as Montanhas Tianzi não são realmente montanhas. A altura dos picos é comparável a de muitas montanhas, com certeza, mas por definição elas são apenas enormes pilares de rocha que foram construídos com a erosão ao longo do tempo.
Dentre todos os pilares das Montanhas de Tianzi, um em particular foi o que mais inspirou o diretor James Cameron, criado do filme Avatar. Estamos falando da Southern Skt Column, que tinha este nome até 2010, quando, por causa do filme, ela foi rebatizada de Avatar! Atualmente atrai milhares de fãs de Avatar para ver pessoalmente o cenário que trouxe esse grande universo paralelo da ficção ao mundo real.
Você se perguntou porque a Stairway to Heaven tem 999 degraus, e não 1000? O número 9 na numerologia chinesa significa boa sorte e eternidade. Além disso, na Tradição Taoista, a sequência de números 9 é o símbolo do imperador e representa a fronteira entre o mundo humano e o divino.
Os chineses são supersticiosos e adoram uma coisa mística envolvendo a realidade e a fantasia.
Você sabe quando é o Ano Novo Chinês? Aproveite aqui e aprenda mais culturas sobre a China!
E aí, gostou de conhecer as Montanhas de Tianzi? Sem dúvidas esse é um cenário digno de uma obra de ficção científica. Não é a toa que o lugar serviu de inspiração para um dos filmes de maior bilheteria da história. As Montanhas de Tianzi são um mundo à parte, cheio de vida para você explorar em sua próxima viagem para China e acrescentar ainda mais beleza aos roteiros comuns, que abrangem Pequim e Xangai.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 3