Olá, viajantes! Que o Rio de Janeiro continua lindo todos nós sabemos, não é? Mas se você quiser visitar a Cidade Maravilhosa e conhecer além das belíssimas praias, o forte de Copacabana e o Corcovado, uma opção é visitar a sala de leitura mais bonita do mundo. Estamos falando do Real Gabinete Português de Leitura, uma antiga biblioteca do Rio de Janeiro e é um lugar incrível e cenográfico.
O Real Gabinete Português de Leitura
O Real Gabinete Português de Leitura é uma antiga biblioteca que fica no centro do Rio de Janeiro. Fundado por 43 imigrantes portugueses ainda em 1837 reúne cerca de 350.000 livros muito antigos de literatura portuguesa. Um dos lugares pouco visitados do Rio de Janeiro, mas que é absolutamente imperdível!
O Real Gabinete Português de Leitura nada mais é do que a maior biblioteca fora de Portugal de obras de autores portugueses. O mais interessante é que a biblioteca aqui no Brasil recebe, pelo estatuto do depósito legal, uma cópia de toda obra literária registrada em Portugal. Por isso, é a única instituição cultural fora de Portugal que tem o privilégio de reunir um acervo tão grande.
Mas, se você não for o maior fã do mundo de leituras e bibliotecas, calma. Esse passeio é surreal! Mesmo para quem não é amante da leitura, o impacto ao ver a biblioteca é inimaginável. Ao cruzar a soleira do lugar, certamente irá se maravilhar com o tamanho do ambiente, a quantidade de volumes, as cores dos livros e a sua variedade. Até o cheiro nos remete a um tipo de prazer indescritível!
O prédio histórico foi utilizado como locação para filmes, telenovelas e especiais de televisão, como o famoso filme O Primo Basílio (1988), de Daniel Filho e Os Maias (2001), de Luiz Fernando Carvalho.
As obras literárias no Real Gabinete Português de Leitura
Como dissemos, o acervo é muito grande e, entre outras obras, está a primeiríssima edição de Os Lusíadas de 1572, a mais importante da literatura portuguesa. Além de algumas obras raras como:
- Ordenações de Dom Manuel” por Jacob Cromberger, editadas em 1521
- Capítulos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram – editados em 1539;
- A verdadeira informação das terras do Preste Joam, segundo vio e escreveo ho padre Francisco Alvarez – de 1540.
- Manuscritos autógrafos do “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco
- Dicionário da Língua Tupy, de Gonçalves Dias
- Sermões de Padre Antônio Vieira, de 1689
Além dos livros, há bustos em mármore de Eduardo Lemos e de Joaquim da Costa Ramalho Ortigão, e em bronze, do Conde Dias Garcia, de Eduardo Severo e do Rei D. Carlos I, de Portugal.
Ah, e você pode também pesquisar por obras específicas! Veja mais no site oficial de pesquisa do Real Gabinete Português de Leitura.
Aproveite o embalo carioca, e descubra 13 curiosidades sobre o Cristo Redentor.
Como visitar o Real Gabinete Português da Leitura
O Real Gabinete Português de Leitura está localizado no Centro do Rio de Janeiro. É possível chegar de metrô e descer na estação Uruguaiana e depois caminhar alguns minutos.
Você pode combinar esse passeio com uma visita pelo centro da cidade do Rio de Janeiro.
Endereço: Rua Luís de Camões, 30, Centro – Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h00 às 16h00
Entrada: gratuita
Visite o site oficial
Ah, e não perca a chance de fazer um super tour virtual em 3D pelo Real Gabinete Português de Leitura. Imperdível!
E aí? Você acabou de colocar mais um item na sua lista de coisas imperdíveis no Rio de Janeiro? Esperamos que sim! Obrigada pela leitura e até a próxima!