Olá, viajante! Você é daqueles que quando pensa em viajar já começa a se preocupar hotéis, voos, conexões, destinos, malas, carro alugado? … É muita coisa pra planejar, né? Mas sabia que você pode fazer uma viagem incrível sem se lidar com quase nada disso?!
Os cruzeiros fluviais, aqueles que navegam pelos rios em vez de navegarem pelos mares, são um ótimo jeito de se conhecer vários lugares em uma só viagem. Como bônus, você ainda não precisará se preocupar com hospedagens ou bagagem, já que você estará viajando literalmente carregando sua casa com você! Quer saber mais? Então navegue comigo nessa leitura!
Você sabe a diferença entre Cruzeiro Marítimo e Cruzeiro Fluvial?
Pelo nome já dá pra ter uma ideia, mas a diferença vai muito além. Como os cruzeiros fluviais navegam em rios, eles costumam ser bem menores do que os cruzeiros marítimos. E essa diferença é bem significativa!
Por causa do tamanho reduzido, uma viagem em um cruzeiro fluvial é bem mais intimista. Os passageiros se conhecem ao longo da viagem e a tripulação também tem mais contato com os viajantes.
As acomodações são menores e mais simples do que num cruzeiro marítimo, então não espere encontrar várias lojas, cassinos, spas e academias, como seria num navio grande. Embora alguns cruzeiros fluviais ofereça alguns desses serviços, geralmente a programação é voltada para atividades em grupo.
É muito comum, por exemplo, que os viajantes tenham a oportunidade de cozinhar com o chefe, ou acompanhá-lo nas compras. Como o barco é menor e não precisa navegar por mar aberto, a viagem também costuma ser mais rápida. Você poderá fazer pelo menos uma parada por dia.
Então, se você quiser conhecer novos lugares, aproveitar paisagens incríveis durante a viagem e não passar dias sem terra à vista, essa é uma ótima opção!
Os principais Cruzeiros Fluviais do mundo
Os cruzeiros fluviais são muito populares na Europa, principalmente o percurso pelo Rio Danúbio. Os turistas costumam aproveitar a época das festas para conhecer os Mercados de Natal em lugares como Alemanha, Áustria, Hungria, entre outros.
Viajar pelo Rio Reno te dará a oportunidade de explorar lugares incríveis na Holanda, França, Suíça e Alemanha. É possível também encontrar cruzeiros temáticos, onde toda sua viagem será voltada para alguma atividade como jardinagem, história, culinária e vinhos, por exemplo.
Em Portugal, o charme e a beleza de cair o queixo, ficam por conta do Cruzeiro pelo Rio Douro. Você conhecerá os segredos e a riqueza dos Vinho do Porto e as delícias portuguesas.
Geralmente os cruzeiros fluviais, por serem menores, param em pequenas cidades portuárias. Antigamente, essas costumavam ser as cidades mais prósperas justamente por estarem perto dos rios. Por isso, você irá conhecer cidades históricas e vibrantes que você jamais teria pensado em visitar. Aproveite para se conectar com a cultura europeia em sua mais pura essência.
Você também pode conhecer as maravilhas do Egito navegando em um cruzeiro pelo Rio Nilo. Em Luxor, capital do Egito Antigo, você poderá visitar o maior complexo de templos do mundo. Veja como os Cruzeiros Fluviais são uma ótima opção de conhecer o mundo!
Na Ásia e na América do Norte esse tipo de viagem tem crescido muito. Inclusive, existem cruzeiros fluviais aqui no Brasil! O trajeto mais comum é sair do porto de Manaus e navegar pelo Rio Amazonas até o Peru, onde os turistas podem aproveitar para conhecer Machu Picchu, por exemplo.
Cruzeiro Fluvial, duração e valores
Geralmente as viagens duram no mínimo uma semana, mas existe a possibilidade de estender mais. O preço varia e pode ser um pouco salgado, mas compensa pelo custo benefício. Afinal, o preço total inclui transporte, hospedagem, passeios, internet, alimentação e atividades à bordo, além de paradas em vários destinos diferentes em uma só viagem.
Com um cruzeiro fluvial você terá a oportunidade de explorar um lugar novo todos os dias. Algumas refeições são feitas em grupo, então com certeza você fará amizade com seus companheiros de viagem. Aliás, a comida costuma ser muito boa: além de chefs renomados, as paradas garantem alimentos sempre frescos na sua mesa. Fora a oportunidade de comer fora do navio, durante as paradas nas belas cidades pelo caminho.
Acesse o site Dreamlines e conheça todas as opções de Cruzeiros Fluviais. Preços, datas, duração, estilo, cidades visitadas e muito mais!
Vale à pena estender o Cruzeiro Fluvial por mais dias?
Depende do pacote que você contrata. Enquanto fazer um cruzeiro marítimo tem mais a ver com aproveitar muito mais o navio, um cruzeiro fluvial é mais sobre o seu destino. Por isso, as paradas fazem parte do roteiro. Não é incomum que se faça até duas paradas por dia, por exemplo.
Além disso, alguns pacotes podem incluir a estadia em hotéis e também os voos para os locais de embarque e desembarque. Assim, é possível se programar e estender a viagem por mais alguns dias.
Melhor época para os Cruzeiros Fluviais
A temporada de cruzeiros na Europa vai de março – com o começo da Florada das Cerejeiras no hemisfério norte – até o final de dezembro (que já é inverno), onde o passeio mais comum é visitar os Mercados de Natal.
Viagens durante a primavera e verão são mais caras devido aos eventos e atividades ao ar livre que acontecem nos meses mais quentes. Já no outono você encontrará cidades mais vazias, o que significa pontos turísticos menos lotados. Também costuma ser mais barato. No inverno você poderá desfrutar as tradições e celebrações de fim de ano do seu destino.
Uma dica importante é fazer a mala para todos os climas, pois até nos meses mais quentes costuma ventar bastante nos rios. Não se esqueça de levar sapatos confortáveis, já que você deve caminhar bastante para conhecer as cidades que for visitar.
E aí, gostou da ideia? Os Cruzeiros Fluviais são uma opção maravilhosa de se conhecer o mundo. São práticos, confortáveis, intimistas, modernos e vão rio adentro, bem pertinho de muitos locais que são inacessíveis pelos grandes transatlânticos, que navegam apenas pelos oceanos.
Espero que este post tenha te inspirado a sair correndo pra se jogar no Rio Reno, ou Danúbio, ou Amazonas 🙂
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 2