Este é um post escrito por uma viajante a convite do Passaporte Feliz.
Olá viajantes, depois de viajarmos para a Tailândia, com lindos posts de tudo o que você precisa saber antes de ir e também o post super sucesso de o que fazer na Tailândia, chegou a hora da gente falar de coisas gostosas!
Este texto faz parte de uma série de posts da Rota Gastronômica, que foi deliciosamente preparado para quem, além de viajar, ama desfrutar da culinária local.
Eu pessoalmente, visitei, experimentei e escrevi este guia para inspirar os viajantes a testar cada uma dessas delícias. Visitar estes cafés é, acima de tudo, uma imersão no dia a dia dos moradores locais. Não perca esta chance, e vamos nessa!
A quem se destina este guia?
Este guia é perfeito para viajantes – de Chiang Mai – gastronômicos e apaixonados por cafés.
ℹ️Dica quente: caso você fique mais tempo em Chiang Mai e deseje aumentar a sua experiência com a gastronomia local, ao final deste guia você encontrará um e-book 100% em português, com super dicas dos cafés locais. São15 excelentes cafés e restaurantes para conhecer, uma super oportunidade de visitar cada cantinho especial de Chiang Mai, que eu preparei com muito carinho para meus leitores.
Por que escolher Chiang Mai?
A segunda maior da cidade da Tailândia pode ser resumida em uma frase: um universo de cafés, jazz e templos! Uma excelente porta de entrada para quem busca conhecer o sudeste asiático.
Assim como Bangkok, Chiang Mai é uma cidade movimentada, poluída e com trânsito bem caótico. No entanto, muito além de carros, motos, prédios e poluição, você encontrará uma cidade muito espiritual e contemporânea. É o destino perfeito para viver uma experiência diferente e fugir de destinos tradicionais como Estados Unidos e Países Europeus.
Além da beleza dos templos e da cultura tailandesa, o que mais me chamou a atenção em Chiang Mai foi a diversidade de cafés espalhados pelos bairros Old City e Nimmanhaemin, consideradas as principais áreas para se hospedar.
Apaixonado por café?
Chiang Mai é o seu lugar! A cultura de cafeterias é tão forte que a profissão barista é uma da mais valorizadas na cidade. Além disso, os cafés oferecem um ambiente para se desligar da vida caótica da cidade, pois muitos podem ser encontrados em jardins, cachoeiras ou até mesmo plantações de arroz!
De modo geral, Chiang Mai é vista como uma cidade excelente para nômades digitais, barata para se visitar ou morar, segura e com diversas atividades de lazer.
Ainda que o trânsito seja bem agitado, eu achei tranquilo alugar uma scooter e passear por outros bairros mais distantes, como por exemplo Mae Rim. Lá, você verá bastante fazendas, cachoeiras e estradas muito bonitas, bem como é onde está localizado o Resort Four Seasons, um dos mais requisitados em Chiang Mai.
Sem dúvidas, uma experiência única de conhecer a região! Por outro lado, se alugar uma scooter ainda for uma ideia muito distante, a cidade oferece vários transportes como:
- GRAB: o melhor aplicativo de carros para se usar na Tailândia, parecido com o UBER.
- Tuk Tuk: o meio de transporte mais turístico na Tailândia, basicamente se trata de um triciclo com uma cabine aberta onde aproximadamente 3-4 pessoas conseguem se sentar.
- Songthaew: os chamados táxis vermelhos, também muito comum e utilizado.
ℹ️ Dica quente: sempre negocie preços ao chamar um Tuk-Tuk ou os táxis vermelhos. Pechinchar é fundamental na Tailândia, e isso já é cultural entre turistas e locais!
Quando ir para Chiang Mai?
A melhor época para se visitar a Tailândia é entre dezembro a março, considerada a alta temporada no país por ter menos chuvas ou possibilidade de tsunamis – aspecto muito importante de ser analisado para qualquer viagem pela Ásia. No entanto, por ser no norte da Tailândia, outubro e novembro também são bons meses para se conhecer Chiang Mai.
Se você for entre os meses de março e abril, esteja preparado para o calor e poluição do ar. Por se tratar da época de queimadas, as acomodações já alertam os hóspedes para sempre utilizarem máscaras.
Por outro lado, se o calor não for um problema, é no mês de abril que acontece o Ano Novo Tailandês chamado de Songkran. É um evento imperdível para quem busca uma experiência diferente e diversão com os locais e turistas – só tenha cuidado com seus pertences, exclusivamente celular, pois é um evento cheio e com bastante água.
Já consegui te convencer a visitar Chiang Mai? Caso contrário, vamos a parte mais gostosa deste guia!
Cafés em Chiang Mai
Ainda que eu tenha conhecido bons restaurantes na capital tailandesa Bangkok, foi em Chiang Mai que tive uma surpresa gastronômica, especialmente no universo dos cafés. Já havia pesquisado alguns locais para visitar pela cidade, mas não esperava encontrar tantos outros maravilhosos, seja de comida local, japonesa ou saudável e com preços tão acessíveis.
Se você me perguntar, dentre todos os lugares que eu já visitei, quais são meus favoritos no universo do café, sem dúvidas vou responder Chiang Mai e Melbourne – segunda maior cidade da Austrália. Você precisaria ficar meses em Chiang Mai para conhecer todos os cafés extraordinários que esta cidade tem a oferecer.
Importante destacar que essa cultura cafeeira não é apenas para atender aos turistas que hoje visitam Chiang Mai com este intuito, mas também aos locais que fomentam cada vez mais a venda e produção de cafés especiais. Que delícia!
Pensando nisso, selecionei três cafés favoritos que você não pode deixar de conhecer enquanto estiver em Chiang Mai. São eles:
1️⃣ Ristr8to
Custo médio: 💰💰
Inspirado nos cafés australianos, o Ristr8to é o café mais turístico e conhecido em Chiang Mai. Sua fama não vem apenas da qualidade dos cafés especiais, mas principalmente pela arte no leite, em inglês Latte Art.
O proprietário Arnon Thitiprasert tem uma excelente reputação pelas diversas premiações no mundo dos cafés. Ele foi o campeão mundial de Latte Art no ano de 2017, bem como adquiriu o título de campeão nacional na Tailândia nos anos de 2013, 2015 e 2016. Uau!
⏰ Horário de Funcionamento: Todos os dias das 07:00 às 18:00.
📍 Endereço: 15/3 Nimmana Haeminda Rd, Suthep, Chiang Mai, Thailand.
💻 Contatos: info@ristr8to.com | www.ristr8to.com | www.instagram.com/ristr8to
2️⃣ Forest Bake
Custo médio: 💰💰💰
Forest Bake é o meu local favorito para tomar um bom café acompanhado de bolos, tortas e salgados. A assinatura da casa é oferecer um produto fresco, artesanal (90% dos produtos são feitos à mão) e de fermentação natural, sem margarina, gorduras trans, conservantes ou químicos. Todo o serviço é em buffet | self-service.
Você se surpreenderá como esse café e confeitaria rodeado por flores e árvores é bonito! Um local perfeito para pedir um lanche de tarde, sentar no jardim e se desligar da vida de cidade.
Ainda que esteja localizado em uma pequena rua e um pouco escondido, se você tiver um mapa ou meio de transporte, será fácil de achar. Apenas 6 minutos caminhando da ponte Chansom Memorial Bridge.
⏰ Horário de Funcionamento: De quinta à terça das 10:30 às 17:00. Fecha todas as quartas-feiras.
📍 Endereço: 8/2 Nha Wat Kate Road., Soi 1, Chiang Mai, Thailand
💻 Contato: freshfromnature@forestbake.com| www.forestbake.com | www.instagram.com/forestbake
3️⃣ Graph Cafe
Custo médio: 💰
Chiang Mai sempre oferecerá locais diferentes, vendendo cafés especiais, os chamados specialty coffee shops.
Dito isso, o Graph Café, localizado no bairro Old City, é uma combinação de estilo, design, sabor e conforto. É um excelente café para vivenciar a real cultura de coffee shops em Chiang Mai, que não se limita apenas a espaços elegantes. Com uma fachada super vintage e rústica, esse pequeno café deve acomodar no máximo 10 pessoas dentro. Com o aconchego deste pequeno local e carisma do barista, você vai se sentir em casa!
⏰ Horário de Funcionamento: Todos os dias das 09:00 às 17:00.
📍 Endereço: Ratvithi Lane 1 Alley, Amphoe Mueang Chiang Mai, Chang Wat Chiang Mai, Thailand
💻 Contato: www.graphcoffeeco.com | www.instagram.com/graphcoffee.co
🛒 Shop: e-book Chiang Mai | Restaurants & Cafes
Agora que você já conferiu estes três maravilhosos cafés, chegou a hora de você saber que tem muito mais aqui! Preparei um e-book que vai te levar a uma verdadeira viagem gastronômica, imperdível! Clique e conheça mais.
Espero que tenha se deliciado com este post, assim como eu o fiz ao escrevê-lo 😋 Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Deve ser maravilhoso. É umas das coisas que mais sinto falta no Brasil é o profissionalismo nos cafés… Latte Art aqui é muito raro e se encontrado é tão caro que perde o sentido.
Lindo e gostoso, né?! Realmente os cafés, mundo à fora, são uma parte especial das nossas viagens! Obrigada por sempre vir aqui, compartilhar seus comentários! Beijos!
Camila que fascinante seus passeios … já sinto o aroma dos cafés em Chiang Mai /Tailândia e de Melbourne na Austrália . Continue nos passando as dicas e suas experiências ! amei as fotos , e- book,suas dicas Indonesia , Maldivas …Glória /Uberlândia /Brasil
Oi Glória, bom diaaa 🙂
Obrigada por sua visita aqui!
Temos vários redatores, a Camila é uma delas. Irei – com certeza – passar este recado carinhoso para ela.
Fique a vontade para ler e viajar com a gente! É sempre um prazer falar de viagens e compartilhar momentos viajantes com nossos leitores.
Um beijo e volte sempre!