Este é um guest post feito por uma viajante a convite do Passaporte Feliz.
Olá viajantes, depois de vários posts sobre a Austrália aqui no Passaporte Feliz, chegou a hora de falarmos sobre duas coisas boas juntas: comer e viajar pra Austrália!
Este texto faz parte de uma série de posts da Rota Gastronômica, que foi deliciosamente preparado para quem, além de viajar, ama desfrutar da culinária local.
Eu pessoalmente, visitei, experimentei e escrevi este guia para inspirar os viajantes a testar cada uma dessas delícias. Visitar estes cafés é, acima de tudo, uma imersão no dia a dia dos moradores locais. Não perca esta chance, e vamos nessa!
A quem se destina este guia?
Este guia é perfeito para viajantes que procuram um bom café e experiências diferentes para aprender mais sobre a cultura de cafeterias australianas. Você encontrará não apenas cafeterias sofisticadas e modernas, mas também cafés vintages escondidos com um estilo hipster.
ℹ️ Dica quente: caso você fique mais tempo em Melbourne e deseje aumentar a sua experiência com a gastronomia local, ao final deste guia você encontrará um e-book, com super dicas dos cafés locais. São 10 excelentes cafés e um bônus de 6 bares escondidos em Melbourne para conhecer, uma super oportunidade de visitar cada cantinho especial da segunda maior cidade da Austrália, que eu preparei com muito carinho para meus leitores.
Por que escolher Melbourne?
Se você ama cafés e viajar, aqui vai uma dica: conheça Melbourne! A segunda maior cidade da Austrália é uma mistura da cultura australiana e européia. O resultado dessa combinação não poderia ser melhor: uma cidade bonita, moderna e contemporânea!
Melbourne é conhecida como a capital cultural e do café da Austrália e hoje possui uma das indústrias de hospitalidade mais prestigiadas do mundo. A cultura do café teve grande influência nos imigrantes italianos por volta dos anos 30, quando o café expresso entrou em cena. Ainda hoje, quando você anda por Carlton, Brunswick e Fitzroy, pode notar como a cultura italiana está presente na vida de Melbourne.
No Brasil, somos famosos por ter os melhores grãos de café do mundo. Mas existe algo que não vejo no Brasil, que é o aprimoramento da carreira de barista. Em geral, o que vejo em nosso país é o oposto de um trabalho bem valorizado, o contrario do que acontece na Austrália. Você concorda?
Em minha opinião, a grande cultura do café em Melbourne não vem apenas de excelentes fontes de grãos e torrefação, mas também por causa da alta qualificação dos baristas!
Afinal, não importa se você tem os melhores grãos ou as melhores torrefações, se você não tiver o melhor profissional para preparar essa bebida maravilhosa, não vai ser a mesma coisa. E, vendo por esta ótica, o serviço de café na Austrália é algo a ser copiado, trazendo orgulho e inspiração para gente.
Quando ir para Melbourne?
A melhor época para se visitar a Austrália é entre dezembro e março, considerada a alta temporada no país. Por termos a mesma linha geográfica que o Brasil, isto é, abaixo da Linha do Equador, as estações na Austrália são as mesmas que no Brasil.
Eu considero que Melbourne tenha o clima bem semelhante ao de Florianópolis. Em janeiro você terá um verão super quente e julho um frio mais intenso. No entanto, a qualquer momento o clima pode mudar! Em um mesmo dia esteja preparado para frio, calor, ventania ou chuvas. Uma dica é sempre andar com um casaquinho, assim você já se garante a ter um bom tempo nessa cidade encantadora!
Mas não se intimide! Conhecer Melbourne vai ser uma das experiências mais gostosas da sua vida e aqui tem vários motivos que vão te mostrar isso na prática!
Cafés em Melbourne
Depois do nosso última guia saboroso Cafés em Chiang Mai, onde eu citei que as minhas duas cidades favoritas no mundo para se tomar café são Chiang Mai e Melbourne, nada mais justo que termos a nossa segunda rota gastronômica em Melbourne!
O que mais me chamou atenção quando visitei Melbourne – pela terceira vez – foi conhecer mais sobre a cultura de cafés ou bares escondidos, os chamados hidden cafes ou hidden bars.
Você encontra até tours específicos pela cidade, e eu super recomendo você fazer um. É de tirar o fôlego!
Pensando nisso, selecionei três cafés para você conhecer, sendo dois deles bem escondidos, mas relativamente fáceis de encontrar. São eles:
1️⃣ Monk Bodhi Dharma
Custo médio: 💰💰
Quando penso em cafeterias escondidas em Melbourne, o primeiro lugar que me vem à mente é Monk Bodhi Dharma.
Localizado na área de Balaclava, em uma ruela perto de um estacionamento, você encontrará este pequeno café rústico, com uma atmosfera super acolhedora! Logo que você o encontrar, as paredes de tijolos e a decoração chique antiga e com mesa comunitária vão chamar sua atenção.
Normalmente está sempre lotado porque é pequeno, mas vale a pena esperar pois é um local incrível para tomar café da manhã ou almoçar! O que eu recomendo: Chai Latte e as panquecas veganas de banana Dharma Pancakes.
⏰ Horário de Funcionamento: De segunda à sexta das 07:30 às 17:00. Sábado e domingo das 08:00 às 17:00.
📍 Endereço: Rear 202 Carlisle St, Balaclava, Melbourne, Austrália
💻 Contatos: info@monkbd.com.au | http://www.monkbodhidharma.com | www.instagram.com/monkbodhidharma
2️⃣ Industry Beans
Custo médio: 💰💰
Algo que eu adoro nos cafés em Melbourne é a atmosfera aconchegante e descontraída para ficar sozinha, ler ou trabalhar do computador.
Industry Beans descreve bem esse sentimento. Eu encontrei este lugar andando pelo meu bairro favorito em Melbourne. Localizado na área de Fitzroy, este café tem um tema industrial elegante com dois belos espaços:
☕ interno: ideal para dias sozinhos, possui mesa comum e mesas altas para casais.
☕ externo: lindo pátio frontal onde você pode sentar-se com amigos e familiares.
Honestamente, para comer você pode escolher muitos outros lugares melhores ao redor de Fitzroy. Eu visitaria Industry Beans apenas por dois motivos: tomar um café de excelente qualidade no local ou comprar os pacotes com café moído e levar para casa.
⏰ Horário de Funcionamento: De segunda à sexta, das 07:00 às 15:00. Sábado e domingo, das 08:00 às 15:00.
📍 Endereço: 3/62 Rose Street Fitzroy, Melbourne, Austrália
💻 Contato: fitzroy@industrybeans.com |www.industrybeans.com | www.instagram.com/industrybeans
3️⃣ Arlo Brighton
Custo médio: 💰
Quando eu digo que eu tenho uma paixão por restaurantes pequenos, eu quero dizer que não apenas amo o ambiente confortável, mas também, e mais importante, o conceito de comida fresca e artesanal.
A primeira vez que eu vi o Arlo Brighton, escondido entre o passeio do metrô da área de North Brighton, com uma vitrine na frente dizendo comida baseada em plantas (plant based food) me chamou atenção!
Assim que eu entrei eu me apaixonei! Pão de fermentação natural, o melhor falafel que já provei, muffins frescos, cappuccino com leite de amêndoa ou macadâmia maravilhoso, farinha artesanal e moída na hora.
Esse lugar oferece uma experiência gastronômica única e tudo preparado pelo Sr. Louis, quem irá te receber com um grande sorriso e amor por seu lugar e comida! Imperdível!
⏰ Horário de Funcionamento: de segunda à sexta, das 10:00 às 15:00.
📍 Endereço: 2 Railway Walk Brighton, Melbourne, Austrália
💻 Contato: arlobrighton@gmail.com | www.arlocafe.com.au | www.instagram.com/arlo_brighton
🛒 Shop: e-book Melbourne | Coffee Shops Tour
Agora que você já conferiu estes três maravilhosos cafés, chegou a hora de você saber que tem muito mais aqui! Preparei um e-book que vai te levar a uma verdadeira viagem gastronômica, imperdível! Clique e conheça mais.
Espero que tenha se deliciado com este post, assim como eu o fiz ao escrevê-lo 😋 Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Ah, e não deixe de conferir todos os nossos posts sobre a Austrália:
- Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Austrália
- 7 Motivos para visitar as Blue Mountains, na Austrália
- 8 Lugares imperdíveis na Austrália
- 9 programas imperdíveis para se fazer em Camberra na Austrália
- 10 Programas imperdíveis em Adelaide, na Austrália
- 10 programas imperdíveis em Perth, na Austrália
Comments 2