Então você é daqueles que gostaria de viajar mais, ou até mesmo, começar a viajar mas não sabe como.
Talvez você ache que custa muito caro, que não teria como pagar. Talvez você seja muito ocupado, trabalhe muito e não sobre tempo para viagens longas.
Se nada disso for o seu caso, mas lhe falte companhia ou você tenha medo de ir sozinho. Enfim… podem ser vários os motivos que te afastem da sua sonhada viagem, mas não deixe que eles te impeçam para sempre.
Vou deixar aqui algumas coisas que você deve parar de fazer para conseguir tirar seu projeto de viagem dos sonhos e o transformar em realidade.
1️⃣ Pare de comprar coisas que não precisa
Aqui mora um dos maiores desafios das pessoas que não conseguem viajar. Se você é daqueles (ou daquelas) que sai comprando coisas demais, coisas em “promoção imperdível”, maquiagens, bolsas, sapatos e se enchendo de presentes de você para você mesma… você está cada vez mais longe de conseguir sua sonhada viagem.
Uma dica, entre no Skyscanner e veja quanto custa a passagem para o destino que você tem mente. Se for algo como R$2.000, divida mentalmente este valor em 10 parcelas. A cada R$ 200 reais que você gastar com o que não precisa, é uma parcela que você deixou de pagar da sua passagem.
Quando você realmente comprar a passagem, começar a pagá-la e ela fizer parte dos seus compromissos, “magicamente” o dinheiro vai aparecer. Você vai ver como nos próximos meses você irá gastar menos com coisas desnecessárias e quando piscar, chegou o dia de viajar.
2️⃣ Pare de ouvir o senso comum
Existe um senso comum que diz que viajar custa caro. Que viajar não é para todos. Que quem viaja acaba gastando mais do que deveria. Existem mil teorias sobre um viajante. Mas nenhuma delas e 100% verdade. É você que decide se fará parte das estatísticas.
Estamos vivendo em um tempo de economia relativamente estável, com preços que não oscilam mais como antigamente. Mesmo com dólar nas alturas, ainda é possível fazer boas viagens, planeja-las com antecedência e fazer dar certo.
Não deixe se levar por pensamentos pessimistas, pelo senso que não chegou “sua hora” ainda de viajar. Existe uma mentalidade que viajar é para os ricos ou para os aposentados. Não é nenhuma verdade isso, e com um bom planejamento, sua viagem será inesquecível.
Então faça seu tempo acontecer agora. Tire uma semana de folga, encaixe sua viagem nessa semana e você verá a transformação. Você será outra pessoa quando voltar. Mais energia, mais foco, mais disposição, afinal os prazeres de viajar são revigorantes.
3️⃣ Pare de manter segredo sobre seus planos de viagem
Se você começa a falar sobre a viagem, a viagem começa a ser real. Fale para as pessoas que você está indo para tal lugar. Conte de seu planejamento, divida com seus amigos sua planilha e eu tenho certeza que será ainda mais empolgante.
Planejar e “viver” a viagem que ainda nem chegou faz parte da alma do viajante.
Você não precisa dizer que está com medo, ou que talvez não dê certo. Vai sair tudo como planejado e você vai se sentir confiante a cada vez que repetir isso em voz alta.
4️⃣ Pare de sonhar e comece a planejar
Talvez seja muito fácil passar anos e anos pensando em viajar. “Um dia eu conhecerei a Tailândia”, “um dia eu quero ver a neve”. Mas isso tudo será apenas sonho se você não começar imediatamente a planejar.
Planeje para daqui a 11 meses ou 10 meses, é um tempo bom para fazer as coisas acontecerem. Abra uma planilha do Excel e faça uma tabela mais ou menos assim:
Vá preenchendo as colunas de acordo com sua pesquisa. E faça mais ou menos isso:
- Olhe passagens no Decolar.com, Skyscanner ou Google Flights;
- Olhe hospedagens no Booking.com, no Hoteis.com, no Airbnb e no Homeaway. Já fiz artigos sobre esses dois sites de hospedagem, clique Guia completo do Homeway e Guia completo do Airbnb para ler mais.
- Compare as hospedagens, veja as avaliações para não cair em roubadas. Leia bastante o Tripadvisor antes de reservar os hoteis, para se sentir mais seguro.
- Olhe seguro de viagem nos sites Assist Card, Allianz, Porto Seguro e GTA. Compare os valores e as coberturas. Evite coberturas muito baixas, pagar por intercorrências médicas é uma coisa que pode acontecer e é melhor estar bem amparado.
- Olhe, por fim, passeios que tem para fazer em seu destino escolhido aqui no GetYorGuide.
Todos esses sites são fundamentais para uma pesquisa de viagem. Com algumas horas navegando, você terá sua planilha toda preenchida.
Calcule ainda o dinheiro para gastar com alimentação, transporte e lazer. É claro que, a esta altura, você ainda não terá certeza de quanto vai gastar exatamente, mas por alto e pelo GetYourGuide certamente você conseguirá se aproximar de um valor ideal.
Uma vez que sua planilha esteja com valores da sua futura viagem, divida a soma final pelos meses que ainda faltam para o dia da viagem. Este resultado será o valor a ser poupado/investido por mês. Evite viajar antes de terminar de pagar tudo. A coisa melhor da vida é chegar de uma viagem sem dever nada e já poder começar a fazer tudo de novo com o próximo destino.
5️⃣ Pare de apenas imaginar como seria
Não dá para viver apenas imaginando “e se?”… o tempo passa muito rápido.
Num instante, os melhores momentos ficaram para trás. Não corra o risco de chegar lá na frente com arrependimentos porque deixou de fazer coisas importantes. Se você quer viajar, viaje! Corra atrás daquilo que é importante para você agora, neste momento.
Se depois que você viajar, talvez descobrir que não era bem isso que gostaria, ou que não valeu o sacrifício, ou que custou muito caro… pelo menos você experimentou e não vai mais ficar com aquele sentimento de como poderia ter sido.
6️⃣ Pare de ter medo de viajar
Se você optar por já comprar as passagens neste momento, eu tenho certeza que sua viagem vai acontecer praticamente de “um dia para o outro”. Tempo voa!
É muito comum termos medo de sair da nossa zona de conforto. Coisas novas geralmente nos deixam inseguros. Imagine sair para um país novo, com uma língua nova e uma moeda nova?!
Pode ser que seja meio intimidante no começo, mas pense que milhares de pessoas fazem isso todos os dias e que é muito seguro viajar e conhecer coisas novas.
Tenha um bom planejamento, um bom seguro viagem, uma reserva financeira adequada para o destino que você tem em mente. Comunique seus familiares seu destino, seu endereço de hospedagem e tenha um chip internacional para se manter on-line durante toda a viagem.
Isso te deixará mais seguro e você verá como o mundo é grande! Se sentirá cada vez mais íntimo dos termos técnicos de todo viajante. Coisas como portão de embarque, tempo de conexão, despacho de itens, mala de mão e etc ., não serão mais desconhecidos. Aos poucos você se acostumará e será viciante.
Obrigada pela leitura, e boa viagem!
Comments 2