Sabe aquelas ilhas super diferentes que vimos em sites de curiosidades? “Ilha mutante” ou “Ilha do amor”… então há grandes chances delas todas estarem na Croácia! O país é muito famoso por comportar muitas ilhas paradisíacas, na área croata do mar Adriático – destino turístico de muitos viajantes que amam o sol e mar.
A Croácia é um país do Leste Europeu, que faz fronteira com Hungria, Eslovênia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro. Sua capital é Zagreb e ela faz parte da União Europeia. Neste post você confere tudo o que fazer na Croácia. Os melhores destinos e as melhores dicas!
O país que fez Alfred Hitchcock classificar o pôr do sol como o mais lindo do mundo também possui uma arquitetura muito marcante. Os fãs da série Game Of Thrones que o digam! Dubrovnik foi cenário para várias cenas da série e se você é um dos fãs que carrega a história no coração, com certeza vai reconhecer King’s Landing por entre os bairros.
A Croácia, que se tornou independente há pouco menos de 30 anos. Ela faz parte da região dos Balcãs, e tem cada vez mais se tornado um destino desejado pelos turistas do mundo inteiro. Especialmente os que procuram praias e cenários paradisíacos, mas sem pagar os preços exorbitantes dos destinos badalados como Ibiza ou Santorini.
Ficha técnica da Croácia
Nome Oficial: República da Croácia
Fuso Horário: GMT +2 (5 horas a frente do Brasil)
Código Internacional do telefone: +385
Capital: Zagreb, com uma população de um pouco mais de 806 mil pessoas
População: 4,076 milhões (dados de 2019)
Religião: Cristianismo, mais predominante o Catolicismo Romano
Idioma: Croata
Direção: dirige-se pela direita
Moeda: kuna croata (indica-se kn)
ℹ️ A Croácia não faz parte da Zona do Euro (união monetária dentro da União Europeia) e, portanto, utiliza-se a moeda nacional no país. Mas não se preocupe se estiver carregando só Euro na sua eurotrip, você poderá trocá-lo tranquilamente Kunas. 1 euro = 7,5 kunas. (1 Coca-Cola garrafa de 330ml custa 14,90kn ou 1,97 Euros).
Como chegar à Croácia
Não existem voos diretos para a Croácia saindo do Brasil, mas você pode chegar nas principais cidades do país, Dubrovnik, Zagreb e Split, através de conexões em outras capitais europeias.
As companhia aéreas Lufthansa e British são, geralmente, as mais rápidas, mas você também pode procurar voos pela Tap, KLM e Turkish.
Geralmente voos para a Croácia são caros, então procure outras alternativas para chegar ao país. Como ele é banhado por rios e mares, há opção de pegar um voo até a Itália, ir até a cidade de Ancona e, de lá atravessar de barco o Mar Adriático até uma das praias da Croácia. Você também pode optar por alugar um carro, que costuma ser super barato na Europa, e seguir para a Croácia de Ferry, tipo uma balsa, e continuar usando o carro na Croácia. É uma forma de estar motorizado e ainda evitar os altos custos das passagens, dependendo da época do ano.
O melhor site para cotar seus voos e conferir tempos de espera, conexões e durações é o Skyscanner.
Precisa de visto para Croácia
Embora a Croácia seja parte da União Europeia desde 2013, ela ainda não faz parte do Espaço Schengen. Então você precisará passar pelo controle de fronteira do país.
A boa notícia é que para brasileiros que pretendem visitar a Croácia (por até 90 dias), não é necessário visto de turismo, apenas o passaporte com validade superior a 6 meses após a saída do país.
O Espaço Schengen é o Tratado que rege o trânsito de pessoas entre as fronteiras dos países membros. Leia tudo sobre ele aqui. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que retornamos assim que possível.
Como é o clima na Croácia
A primeira coisa que você precisa saber sobre a Croácia é que as estações são opostas às do Brasil. Então, viajar para lá é uma boa opção se você quiser fugir do friozinho brasileiro e encarar as praias croatas em julho.
O clima do país pode variar bastante devido à sua formação geográfica, mas no geral segue dois padrões principais: os verões quentes e secos, sobretudo no litoral; e o inverno mais severo com chuva e alguns locais com neve, principalmente no interior do país.
Como a maioria dos passeios são ao ar livre por conta das várias ilhas do país, o inverno não é recomendado para visitar a Croácia. Inclusive, muitas atrações fecham nesses meses mais frios e as cidades ficam vazias. O final da primavera e o início do outono ainda são ótimos momentos para o calor e as belezas naturais.
Qual é a melhor época para visitar a Croácia
A melhor época para visitar a Croácia, sem dúvidas, é nos meses mais quentes (maio a setembro) quando você pode aproveitar todas as atrações históricas ao ar livre e passar dias relaxantes nas praias com águas que harmonizam o verde e o azul com perfeição.
O ápice do verão, nos meses de julho e agosto é de altíssima temporada. Então o ideal é evitar esta época e preferir as meias-estações, em junho e setembro. Embora as cidades não estejam tão vibrantes e animadas como no alto verão, você evita os preços mais salgados e a multidão da alta temporada.
Croácia combina com: um pulinho na Bósnia e Herzegovina
Com todo esse clima de visita aos países Balcãs, você não pode deixar de acrescentar na sua viagem uma parada na Bósnia e Herzegovina, um país (embora tenha esse nome que parecem dois) que também fez parte da antiga Iugoslávia.
Quando estiver visitando Dubrovnik, separe 2 ou 3 dias para conhecer Mostar, na Bósnia e Herzegovina. A viagem de carro não deve durar mais que 2 horas e meia, e você ainda poderá fazer várias paradas para apreciar as paisagens pelo caminho.
Mostar foi a cidade mais bombardeada pela guerra durante a separação da Iugoslávia. E sem esquecer suas feridas da guerra, a cidade junta beleza histórica de traços medievais. Uma mistura religiosa entre lindas mesquitas e igrejas e águas de um azul turquesa que parecem ter saído de um filme.
Por essas e outras, a Bósnia e Herzegovina precisa estar no seu roteiro de viagem pela região dos Balcãs. Você vai se surpreender!
ℹ️ Dica importante: para dirigir na Croácia, é necessário ter no mínimo 21 anos (dependendo da região) e ter habilitação há pelo menos 1 ano. A carteira de habilitação brasileira é suficiente para alugar um carro. As estradas são muito boas, mas como o alfabeto é diferente do nosso, não conte com as sinalizações – que por sinal não são muitas. Baixe os mapas off-line, caso fique sem internet na estrada, e procure saber seu trajeto antes de começar a viagem.
Dicas Quentes para quem visita a Croácia
🚮 Limpeza
A Croácia preza muito pela limpeza da cidade e das praias. Lembre-se sempre do respeito aos locais, respeitar essa cultura e manter a cidade limpa quando visitá-la, ajudando a conservar as belezas naturais do país.
💸 Gorjeta
Na Croácia tem-se o costume de dar gorjeta aos garçons. 10% geralmente é o suficiente, mas dá-se 15% quando o atendimento é excelente. Então, não se esqueça de incluir esse gasto no seu planejamento financeiro. Muitas vezes os garçons já contam com este dinheiro, já que o salário propriamente dito costuma ser baixo.
🇭🇷 Croácia e Iugoslávia
Nunca chame a Croácia de Iugoslávia. Eles tem menos de 30 anos de separação, passaram por uma grande guerra e hoje os croatas têm muito orgulho de serem independentes. Então tome cuidado para não confundir os nomes.
🏖️ Praias
Nem todas as praias são feitas de areia. Na Croácia é comum haver praia de pedras, tanto pedrinhas na água quanto na orla. Sabe aqueles sapatos emborrachados próprio para esportes na água? Eles são uma ótima ideia quando o assunto for praias, e você ainda evita de se machucar.
🏥 Seguro viagem
Como a Croácia não faz parte do Espaço Schengen, não é obrigatório ter seguro viagem. Mas é muito recomendado fazê-lo para qualquer viagem internacional. Nunca deixe de viajar tranquilo e protegido. Uma despesa hospitalar, em moeda estrangeira e longe de casa, pode te custar muito mais que só dinheiro.
Você sabia que o Seguro Viagem cobre muito mais que apenas despesas hospitalares? Aqui neste artigo você lê tudo sobre o que é a interrupção de viagem, em seu seguro viagem.
🔌 Tomada
A voltagem é 220 volts e as tomadas são do tipo C ou F, similares ao antigo padrão brasileiro (aquela tomada com dois pinos redondos). Mesmo que seja um tipo de tomada conhecido, não deixe de levar seu adaptador universal, porque nem sempre os tamanhos dos pinos são iguais.
🍲 Gastronomia
Cada região da Croácia possui particularidades em sua cozinha, porque o país recebeu muitas influências externas. Entretanto, influências italiana e grega são as mais predominantes. No geral, a base da culinária são os frutos do mar, sobretudo o polvo. Muito azeite, figos e mel – bem semelhante à cozinha mediterrânea. Huuummmm….
🗣️ Idioma na Croácia
Embora a população seja muito receptiva com estrangeiros e fale inglês, eles gostam muito quando os turistas tentam falar croata. Então, antes de viajar, tente aprender algumas frases/palavras-chave para ganhar o coração dos moradores.
Quem sabe você não aproveita este site aqui para dar uma estudada em expressões em Croata, antes de sua aventura por lá.
E aí, curtiu saber mais sobre essa região pouco conhecida da Europa? Se você ainda não tinha colocado a região Balcã em seus roteiros de viagem, essa é a hora certa!
Se programe para fugir do friozinho brasileiro em direção ao calor e refresco das águas de vários tons de azul na Croácia. Você se encantará com a combinação de história, beleza e arquitetura.
Obrigada pela leitura e até a próxima.
Comments 3