É claro que você já ouviu falar da Ucrânia e talvez até reconheça alguns nomes aqui e ali das aulas de história no Ensino Médio. Quem sabe nas aulas de geografia, quando o professor explicava sobre a separação da URSS… e certamente você se lembra de uma das maiores catástrofes da história, o acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido no norte da Ucrânia, em abril de 1986.
E eu te garanto que a Ucrânia é muito mais do que história de guerra, separação e usinas nucleares. O país, que tem apenas 29 anos, guarda uma bagagem cultural gigante, ainda mais por estar continuamente se descobrindo independente da Rússia.
Unindo tradições soviéticas com novas influências europeias, esse país no extremo leste da Europa tem se tornado um destino muito comum para os europeus, sobretudo pelo custo baixo dos serviços da cidade e sua alta qualidade de vida.
Ficha técnica da Ucrânia
Nome Oficial: Ucrânia
Fuso Horário: UTC +2 (fora do horário de verão), que são 6 horas a frente do Brasil
Código Internacional do telefone: +380
Capital: Kiev (ou Quieve) com uma população de aproximadamente 2,9 milhões de habitantes (segundo estatísticas de 2015)
População: 41,98 milhões (dados de 2019)
Religião: Predominantemente cristianismo 80,1% (ortodoxos 52,9%, independentes 17,1%, outros 10,1%)
Idioma: Ucraniano (oficial) e russo
Direção: dirige-se pela direita
Moeda: Hryvnia ou Grívnia (UAH/ ou грн/ símbolo ₴) (1€ = 30,08 ₴/UAH/грн) (1 Coca-cola garrafa 330ml custa 14,10грн ou 47 cents de euro)
Como chegar na Ucrânia?
Não existem voos diretos do Brasil para a Ucrânia. Para chegar ao país, uma das melhores opções é o aeroporto internacional de Kiev (Aeroporto KBP, 27km ao norte de Kiev), que é o maior e mais importante do país. Como o voo necessariamente terá escalas, o trajeto varia bastante de acordo com a companhia aérea, mas é possível encontrar voos de apenas 15 horas.
ℹ️ Dica importante: Algumas opões de voos serão com cias aéreas distintas, com escalas desvinculadas. Ou seja, não há garantia de que se um voo atrasar, você será reembolsado pela perda do outro. Será necessário refazer o check-in e o despacho das bagagens novamente. Então, procure comprar voos com um tempo de espera maior, e se atente para não perder as conexões.
O melhor site para cotar seus voos e conferir tempos de espera, conexões e durações é o Skyscanner.
Precisa de visto para Ucrânia?
Para viagens com fins de turismo ou negócios, brasileiros não precisam de visto para ir à Ucrânia. A isenção, feita de comum acordo entre os países, é válida para a permanência de até 90 dias durante um período de 180 dias (a partir da data de entrada no país).
Mesmo assim, é necessário ter passaporte atualizado e válido para mais 180 dias após a entrada no país, bem como ter folhas em branco para carimbar ao passar pela imigração.
Como é o clima na Ucrânia?
Por ficar tão perto da Rússia, você pode imaginar como os invernos dessa região podem ser rigorosos, não é mesmo?
Na capital Kiev, as temperaturas máximas no inverno de dezembro a fevereiro permanecem abaixo de zero e o clima é frio ao longo de todo o país. Mas para os amantes do frio, essa é uma boa oportunidade para passear pelo trem soviético (uma atração espetacular) e esquiar nos Montes Cárpatos.
Em compensação no verão (entre julho e agosto), o clima é bem quente com temperaturas que podem chegar a 30ºC ou 35ºC e por isso esse período é considerado alta temporada no país.
Na Ucrânia, as atrações variam desde museus fechados até passeios ao ar livre pela cidade. O clima ameno durante as meia-estações, primavera e outono, é sempre o mais agradável para conhecer a Ucrânia.
Qual é a melhor época para visitar a Ucrânia?
Tendo em vista o frio rigoroso no país, a melhor época para visitar as atrações culturais e históricas da Ucrânia é no verão. Mas, este período é alta temporada e os preços de hospedagens, alimentação e lazer sobem, sobretudo, nas zonas balneárias.
Para fugir dos preços – e das temperaturas – mais altas, o ideal é planejar sua viagem para as estações da primavera e outono (maio – junho/setembro – outubro), assim o clima estará ameno e mais tranquilo para viajar e aproveitar os passeios.
Aproveite e veja aqui o que fazer na Ucrânia. Um post completo das principais cidades e atrações ucranianas.
O que não fazer na Ucrânia?
É muito importante ter em mente que há apenas 29 anos a Ucrânia fazia parte da URSS. Alguns costumes soviéticos ainda permanecem e diferenciam a Ucrânia de outros países do leste europeu. Então siga essas dicas sobre a cultura e o povo ucraniano:
– As línguas faladas na Ucrânia são ucraniano e russo, e poucas pessoas falam o inglês, geralmente só a nova geração de em média até 25 anos. Então, se precisar de orientação, vá até um restaurante e peça por um garçom que fale em inglês.
– Não confunda ucranianos com russos. Isso é muito importante! Eles se ofendem muito quando são confundidos, principalmente porque até 2018 a Ucrânia enfrentava uma guerra e intervenção da Rússia na Crimeia. Os ucranianos têm cada vez mais criado a sua própria identidade e ganhado mais independência.
– O país ainda é muito conservador, principalmente, quanto às questões de gênero (LGBT, feminismo…), então prefira não falar sobre esses assuntos e evite expressões de afeto em público.
– Culturalmente os ucranianos são bem diretos e francos, então não se sinta ofendido se algum deles disser algo de forma direta que não te agrade. Acredite, eles não são rudes, é apenas a sua cultura.
Ucrânia combina com: uma parada na Cracóvia, Polônia
Quando montar seu roteiro de viagem para a Ucrânia, não se esqueça de colocar uma parada na Cracóvia, na Polônia. A cidade fica a apenas 1 hora e meia de avião de Kiev, e você também tem a possibilidade de fazer a viagem de ônibus ou trem.
A Cracóvia é uma cidade cheia de adjetivos: charmosa, colorida, histórica, alegre e que respira cultura. Então, vale muito a pena adicionar essa parada no itinerário. 2 ou 3 dias são suficientes, até porque é possível conhecer a cidade a pé, já que as atrações são todas perto uma da outra.
A Cracóvia além de bela, pode proporcionar visitas históricas e muito reflexivas. O Centro Histórico de Cracóvia sobreviveu aos horrores da II Grande Guerra e atualmente é listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco atraindo milhares de turistas todos os anos.
Outra atração turística fica em uma cidade próxima à Cracóvia. Essa é a atração mais famosa e é necessário muito estômago e coragem para conhecer esse símbolo do Holocausto, a visita aos Campos de Concentração na cidade de Auschwitz.
Para aliviar o clima pesado de Auschwitz, você pode se apaixonar pelo Túnel do Amor, no interior da Ucrânia.
Dicas Quentes para quem visita a Ucrânia
🏥 Seguro viagem
O seguro viagem para a Ucrânia não é o mesmo contratado para uma viagem para outros países da Europa que fazem parte do chamado Espaço Schengen. Por isso, se você for viajar para Ucrânia, é indispensável contratar um seguro específico que cubra o país.
Leia mais aqui, sobre como não cair em armadilhas na hora de contratar seu seguro viagem.
🛐 Respeito à Unidade Ucraniana
Não se esqueça de separar completamente a Rússia da Ucrânia na sua mente.
Principalmente, não confunda as duas línguas, porque algumas cidades ainda falam o russo como língua principal (herança da russificação, quando a potência russa tentou forçar o idioma às minorias nacionais na Rússia).
Confundi-los seria a mesma coisa que confundir a língua portuguesa com a espanhola. Nós brasileiros, nem passamos por guerras e mesmo assim ainda achamos ruim que as pessoas falem em espanhol com a gente, quando na verdade somos um país de língua portuguesa. Então, respeite a diversidade deles acima de tudo.
🚶♀️ Passagem Subterrânea
Existem muitas passagens subterrâneas em Kiev. Para atravessar algumas ruas da cidade você deve utilizar essas passagens e evitar atrapalhar o trânsito de carros.
🍲 Comida
Embora a comida se pareça muito com a comida russa, a ucraniana é mais saudável. A gastronomia abusa muito dos produtos como carne (principalmente de porco), vegetais, frutas, cogumelos, vagens.
O prato típico mais famoso é a Sopa Borsch que é uma sopa feita de beterraba. Não deixe de experimentar quando estiver lá!
💸 Uma cidade barata
Kiev é uma cidade muito barata comparada às outras capitais de países europeus. Com poucos euros você consegue ter acesso a bons serviços de transporte, alimentação, hospedagem e ingresso para as atrações.
Você pode pensar que o baixo preço significa má qualidade, mas está enganado. As ruas da capital da Ucrânia são muito limpas e bem cuidadas.
🚘 Direção
Embora as estradas pequem por serem de má qualidade, se você, mesmo assim, optar por alugar um carro, será necessário ter uma carteira de motorista internacional (leia mais aqui sobre a PID). Você também precisará ter um comprovante do seguro, seu passaporte e os documentos de aluguel do veículo para provar que você tem permissão para utilizá-lo (caso seja parado pela polícia).
🔠 Alfabeto Cirílico
O alfabeto ucraniano é uma das ramificações do alfabeto cirílico, que é bem diferente do nosso alfabeto romano. Então não se assuste quando vir palavras nas placas que não conseguir ler.
Se precisar de orientação na cidade pergunte a algum garçom que fale inglês. Pergunte pelo nome do local e não pelo nome da rua, pois muitas vezes os aplicativos como Google Maps não traduzem o nome da rua perfeitamente e você pode acabar ficando perdido.
👮 Segurança
O país de forma geral é seguro, mas evite ir para vilarejos mais afastados ou bairros periféricos. Prefira não viajar sozinho, não deixe seu dinheiro exposto (principalmente se for dólar ou euro) e prefira locais com mais movimento.
🔌 Tomada
A tomada ucraniana possui 2 padrões: tomada elétrica tipo C e tipo F (o mesmo da Alemanha). A voltagem é 230v. Não deixe de levar consigo um adaptador universal para não precisar comprar um lá.
E ai? Curtiu conhecer a Ucrânia? Espero que ela tenha ganhado um espacinho nos seus próximos planos de viagem! Você irá se surpreender com os aprendizados desse país tão novo e ao mesmo tempo tão velho!
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Olá!
O real é maior que a Grívnia? Eu conseguiria trocar por lá em alguma casa de câmbio ou algo assim?
Obrigado!
Oi Gui tudo bem?
Obrigada por seu comentário!
O UAH Ucraniano vale 0,20 de real. Mas isso não quer dizer o poder de compra, e sim a cotação.
O indicado é sempre você viajar com Euros e fazer o câmbio de Euro para UAH lá na Ucrânia. Lembrando sempre de ir em casas de câmbio confiáveis.
Boa sorte e volte sempre! Abraços!
Alguem sabe se existe excursões ou pacotes para Ucrania partindo de Sao Paulo ?
Provavelmente não existe, Carlos.
A Ucrânia está bem fora da rota. O melhor é você se programar pra ir até uma capital europeia como Londres, Roma, Lisboa, Paris, Madrid … e de lá partir para a Ucrânia.
Ah, indo pela Russia também pode ser uma boa ideia.
Boa sorte!
Estivemos 1 mês em Kiev e valeu cada minuto! O país é lindo, barato e cheio de história, arquitetura fantástica!
Estivemos em Chernobyl tb e foi surreal!!