O Panamá é um país pequeno, localizado na América Central, que liga a América do Norte com a América do Sul. Provavelmente se você já viajou de Copa Airlines, você já esteve pelo Aeroporto Internacional Tocumen, como conexão entre o Brasil e algum outro destino.
No Panamá também é onde se encontra o famoso Canal do Panamá, construído pelos EUA, que em troca de autorização para construção no território panamenho, deu seu apoio no processo de independência do Panamá. Não é à toa que atualmente o país tenha tamanha influência externa em seus restaurantes e arquitetura.
Mas o país não vive apenas de conexões aéreas e tampouco se limita ao Canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico ao Pacífico. O Panamá também tem várias atrações, e quem sabe você não decida fazer um stopover em sua próxima conexão por aqui.
Ficha técnica do Panamá
Nome Oficial: República do Panamá
Fuso Horário: GMT – 5, que são 2 horas a menos que o Brasil
Código Internacional do telefone: +507
Capital: Cidade do Panamá, com uma população de aproximadamente 480 mil pessoas
População: 4,177 milhões (dados de 2018)
Religião: majoritariamente Católica Romana (aproximadamente 85% da população)
Idioma: Espanhol
Direção: dirige-se pela direita
Moeda: Balboa Panamenho (moeda) e o dólar americano.
O Dólar Americano é amplamente aceito, até pelo fato de não haver notas de Balboa, apenas moedas. 1 Coca-cola/Pepsi (garrafa de 330ml) custa 1,40 USD no Panamá.
Como chegar no Panamá?
O Principal aeroporto do Panamá localiza-se em sua capital, Cidade do Panamá. O Aeroporto de Tocumen é o mais utilizado pelos turistas para entrar no país, principalmente porque ele é o hub da companhia aérea Copa Airlines.
Por isso, é muito tranquilo fazer a viagem Brasil – Panamá. Embora outras companhias façam a viagem, a Copa Airlines, geralmente, é a opção mais rápida e barata. Um voo direto de São Paulo (GRU) até a Cidade do Panamá (PTY – código do aeroporto) dura cerca de 7 horas.
O melhor site para cotar seus voos e conferir tempos de espera, conexões e durações é o Skyscanner.
ℹ️ Dica importante: muitos turistas gostam de fazer compras nesse aeroporto por conta dos ótimos preços nas lojinhas, então se tiver a oportunidade, não deixe de visitá-las.
Precisa de visto para o Panamá?
O brasileiro não precisa de visto para entrar no Panamá, apenas o passaporte com validade mínima de 3 meses e uma página dele em branco para o carimbo de entrada no país.
Logo ao desembarcar no Panamá, será exigido um comprovante de vacinas contra Hepatite A e B, raiva, febre tifoide e febre amarela, então esteja com as vacinas todas em dia antes de viajar para o Panamá.
ℹ️ Dica importante: Entre no site da a ANVISA e entenda tudo sobre o Certificado Internacional de Vacinação.
É bom lembrar que você não precisa de visto para entrar e permanecer no Panamá como turista. Mas pode ser que seja solicitado na Imigração alguns documentos que comprovem onde será sua estadia, quantos dias será sua viagem, quando será seu retorno.
Como é o clima no Panamá?
Por estar mais próximo à Linha do Equador, o Panamá possui clima típico tropical e, por isso, sua temperatura o ano todo não varia muito de 18ºC – 35ºC. Geralmente a temperatura fica em torno de 28ºC.
Como as variações são menores, o que define as estações são as chuvas e os períodos de seca. A estação seca vai de dezembro até abril (verão no país), já a estação chuvosa vai de maio à novembro (inverno no país). Então não se esqueça de levar uma capa de chuva, caso escolha ir durante o inverno panamenho, porque embora a viagem tenha atrações em locais fechados, a maioria delas são ao ar livre.
Mas se houver previsão de chuva para os dias dos passeios ao ar livre, não se preocupe! As chuvas, geralmente, são passageiras e o dia ainda será quente.
Qual é a melhor época para visitar o Panamá?
Qualquer época é boa para visitar o Panamá. O que muda são as chuvas. Se for inverno, espere dias com chuva, mesmo que esteja fazendo calor. Elas são passageiras e não tendem a atrapalhar o dia. Mas pode ser que você pegue uma semana chuvosa, então vá preparado.
Por outro lado, a época das chuvas é também a época de “baixa” temporada e quando os preços ficam mais atrativos. Terá menos turistas também. Mesmo na estação chuvosa, você conseguirá aproveitar os passeios pois, além das chuvas serem passageiras, fazer calor mesmo com chuva, ainda tem o fato de ser a época com as paisagens mais lindas. A vegetação fica mais verde e exuberante, garantindo vistas maravilhosas, que costumam estar mais secas e pálidas no verão.
Mas, se você preferir o calor seco e sem se preocupar com clima, com certeza a época do verão vai ser melhor. Será também alta temporada, com muitos turistas e precinhos mais altos também. Mesmo sendo alta temporada, as águas da Costa Atlântica ficam ainda mais cristalinas nessa época, o que garantirá passeios em arquipélagos e mergulhos literalmente de tirar o fôlego.
Se você estiver indo para o Panamá para fazer compras, atente-se ao fato de que em janeiro/fevereiro e julho/agosto é a época de liquidação das lojas, com ótimas promoções por causa da troca de estoque.
O Panamá combina com: Cartagena
O Panamá combina com diversos destinos, desde EUA até Colômbia. Como já falamos aqui, o hub da Copa Airlines é a cidade do Panamá, fazendo com que seu gasto com passagem aérea seja quase zero, caso você já tenha voos que fazem conexão naquele país.
Pode ser que seja muito interessante separar uns 3 ou 4 dias de viagem para desembarcar na cidade e conhecer a Cidade do Panamá. Você vai encontrar um destino recheado de boas compras – semelhante à Miami – e ainda vai se maravilhar com roteiros de praias caribenhas. Depois de toda essa beleza, você está liberado para seguir com a viagem até seu destino final.
Conheça Cartagena, na Colômbia
Se o seu destino for só o Panamá, pode ser que seja interessante estender a viagem, em um voo de 1 hora, até Cartagena na Colômbia. Cartagena é uma aldeia pesqueira no litoral caribenho da Colômbia. Ela possui uma cidade histórica, uma arquitetura colonial impressionante e um conjunto de praias chamada de Caribe Colombiano, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Essa cidade, também, é um porto de escala comum para os navios de cruzeiro, sobretudo, por ser um dos lugares mais seguros do país. E por todos esses motivos, Cartagena é um lugar que vale a pena ser incluído no roteiro de viagem.
Leia um pouco mais sobre Cartagena aqui, neste post sobre destinos para celebrar aniversário de casamento em Setembro. Uma ótima desculpa para combinar viagens entre o Panamá e Cartagena.
Dicas Quentes para quem visita o Panamá
🚦 Direção perigosa
Embora para dirigir nas ruas do Panamá, só seja necessário ter a CNH brasileira, o trânsito no Panamá é bem agitado e os motoristas não respeitam regras. Se preferir alugar um carro, não espere que eles respeitem faixas preferenciais e sejam cordiais quando estiverem fazendo ultrapassagem. Inclusive, se você optar por andar a pé, lembre-se que eles não respeitam as regras tampouco os pedestres. Tenha cuidado!
🚕 Táxis
Para usar o táxi no Panamá, é preciso entender que existem alguns hábitos diferentes. Diferentemente do Brasil, os taxistas panamenhos não usam taxímetro. Antes de iniciar a corrida, você precisa dizer para onde pretende ir e o motorista pode ou não aceitar iniciar o percurso. Sim, gente é desse jeito!
Pode acontecer de algum taxista querer dizer o preço só no final da corrida, mas é recomendado que você pergunte o preço antes. Aquela velha malícia, cautela com taxista nunca é demais!
Outra diferença é que no Panamá, os táxis são compartilhados, então se você não quiser fazer o trajeto com desconhecidos, deixe muito claro ao taxista e saiba que a corrida sairá mais cara.
Dica1: é recomendado pedir ao hotel uma indicação de taxista, porque os taxistas mais parecidos com os brasileiros (com viagens particulares) são conhecidos pelos hotéis.
Dica 2: pergunte ao pessoal do hotel, que conheça a região, uma opinião de quanto custaria uma corrida ao seu destino, para você ter uma noção de valores e poder argumentar com o taxista.
🌴 Índios
Alguns passeios no Panamá envolvem conhecer aldeias indígenas. Nesses passeios você terá contato com culturas e tradições diferentes do que está acostumado. Tenha em mente que o respeito à diversidade e cultura vem sempre em primeiro lugar, em qualquer lugar do mundo.
🤑 Paraíso dos preços
A Cidade do Panamá tem preços muito atrativos, inclusive é um dos fatores que atraem os turistas. Então não perca a oportunidade de visitar os grandes shoppings, as pequenas lojas e o comércio em geral para levar aquela lembrancinha.
🔌 Tomada
A voltagem no Panamá é 120V e as tomadas são tipo A ou B.
☀️ Sol
Pelo país ser banhado por dois oceanos, este é um dos únicos lugares do mundo que você consegue assistir ao nascer e pôr do sol no oceano. Muitas pessoas optam por fazer o “caminho do sol”, atravessando o país para acompanhá-lo e assistir os dois espetáculos no oceano.
🍲 Comida
Por ter muita influência externa, sobretudo dos EUA, a gastronomia panamenha é dominada pelos restaurantes de outras culturas. A culinária internacional é a culinária do Panamá!
Mas se você quiser provar a cozinha do Panamá, é recomendado ir ao El Trapiche na Cidade do Panamá, capital do país. Lá você encontrará uma autêntica comida panamenha.
Confira aqui algumas dicas matadoras para que você aprenda a viajar mais e melhor. São 10 maneiras de driblar os problemas e as incertezas, e aprender de vez a ser um viajante frequente.
E aí ficou curioso para conhecer o Panamá? Lembre-se, é sempre uma ótima ideia colocar a Cidade do Panamá no seu roteiro quando você estiver voando de Copa Airlines. O Panamá é um país cheio de belezas naturais, com requinte e sofisticação para as compras. Ideal para uns 3 ou 4 dias no país que conecta as duas Américas.
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
Comments 4