Olá, viajante! Hoje nossa viagem é para a América Central, mais especificamente, para Nicarágua. É verdade que não é um destino tão famoso quanto o Panamá, por exemplo, mas é tão encantador quanto.
O país fica entre o Mar do Caribe e Oceano Pacífico, fazendo fronteira com Honduras ao Norte, e Costa Rica ao Sul. Você sabe o que isso significa, né? Muitas praias maravilhosas! Mas não só isso: a Nicarágua também têm paisagens vulcânicas lindíssimas, ilhas paradisíacas, uma arquitetura colonial de cair o queixo e muito mais.
E se você quiser saber mais sobre essa jóia da América Central, vem comigo!
Ficha Técnica da Nicarágua
Nome: República da Nicarágua.
Extensão: 130.373 km
Capital: Manágua, com pouco mais de 2 milhões de habitantes
População: Aproximadamente 6,5 milhões
Língua Oficial: Espanhol
Fuso horário: GMT -6 (Duas horas a menos em relação ao Horário de Brasília)
Moeda: Córdoba (NIO)
Código telefónico internacional: +505
Tomadas: 110W
Fronteiras terrestres: Costa Rica, Honduras
Você sabia que a Nicarágua é o maior país da América Central? Pois é! E mesmo assim a maioria dos turistas fala muito pouco sobre ele. Isso porque a Nicarágua foi se abrindo aos poucos ao turismo, e já promete se tornar a próxima Costa Rica.
A Nicarágua foi uma colônia espanhola até 1821, quando conquistou sua independência. A principal figura desse movimento foi o líder revolucionário Augusto Sandino, que até hoje é referência para os nicaraguenses. Essa história está marcada principalmente na arquitetura colonial do país.
Sem dúvidas o grande destaque da Nicarágua são as praias, tanto do lado Atlântico, onde você poderá relaxar nas águas caribenhas, quanto do lado Pacífico, com ondas maravilhosas para os surfistas.
Mas, além disso, os vulcões são outro atrativo: são nada mais que 14 vulcões espalhados pelo país, proporcionando paisagens e caminhadas incríveis para os amantes do ecoturismo!
Se você ama se aventurar pela natureza, não deixe de conferir nosso post sobre as chapadas brasileiras.
Granada, uma grande cidade da Nicarágua
Uma das cidades mais interessantes da Nicarágua é Granada, com seus prédios coloniais, restaurantes e bares que, por sinal, são super baratos.
Granada é a cidade ideal para você desfrutar bastante da gastronomia nicaraguense, principalmente se você for na Praça Central de Granada ou no Mercado Central de Granada, onde não vão faltar opções para você se deliciar.
Se você já viu um mapa da Nicarágua, você deve ter notado um enorme lago bem no meio do país. Inclusive, se você gosta de mapas, não deixe de ver nosso post sobre os mapas da América. Mas, voltando ao assunto, Granada fica bem na margem deste lago, o Lago Cocibolca, e tem várias ilhas ao redor: são as Isletas de Granada, e conhecê-las é um dos passeios favoritos dos turistas.
Também ao redor de Granada, outro passeio incrível é conhecer o Vulcão de Masaya, onde é possível chegar bem pertinho da cratera do vulcão. Essa é uma experiência única, especialmente se você for de noite, pois com o céu alaranjado dá pra ver a lava lá no fundo do vulcão.
León, a antiga capital da Nicarágua
Capital da Nicarágua até 1857, León continua sendo uma cidade importantíssima para a Nicarágua. Assim como Granada, é uma cidade cheia de história. Ou melhor, ela é praticamente se divide em duas cidades: na parte nova de León você vai encontrar igrejas, museus de arte, e ainda mais restaurantes com comidas maravilhosas.
Uma parada obrigatória dessa parte da cidade é visitar o Museu de La Revolución, que conta a história do movimento Sandinista. A entrada é U$2, já com guia incluso.
Já na parte velha de León você vai encontrar as ruínas do vilarejo de León, consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Se você quiser aprender sobre o passado colonial da Nicarágua fora dos museus, esse é o lugar ideal.
León também é a cidade base para visitar outro vulcão famoso na Nicarágua, o Cerro Negro. Se você é daqueles que gostam de aventura, aproveite para escalar até o topo depois e descer o vulcão – que está ativo, por sinal – numa prancha de madeira. O Volcano Boarding é bem popular entre os turistas e custa por volta de U$25 por pessoa.
Ilha Ometepe
Lembra do lago enorme que falamos acima? Bem no meio dele existe uma ilha em formato de 8, formada por nada menos que dois vulcões enormes. É a Ilha Ometepe.
O cartão postal da Ilha Ometepe é a Punta Jesús María, uma faixa de areia que se estende pela lagoa, com os dois vulcões ao fundo. Já a Playa de Santo Domingo é a principal da ilha, perto do vulcão Maderas.
Além disso, dá pra escalar os vulcões, andar de caiaque, praticar ciclismo e comer bastante comida boa e saudável.
Ah, esse papo todo sobre vulcões, me lembrou um post super interessante que temos aqui no site: um buraco de fogo que queima há mais de 50 anos! Incrível, leia mais!
San Juan del Sur
E claro, não dá pra deixar de fora a praia mais popular da Nicarágua. A San Juan del Sur fica na parte do Oceano Pacífico, quase na fronteira com a Costa Rica – caso você queira dar uma estendida.
É ótima para quem gosta de surf, mas para quem quiser relaxar, não tem problema! Além das águas bem quentinhas, a praia tem uma ótima estrutura para acomodar os turistas, e o melhor de tudo é que não pesa no bolso. Tudo por ali custa relativamente barato, uma ótimo lugar para umas férias econômicas.
Também não vai faltar agito em San Juan del Sur. Além dos vários bares espalhados pela praia, todos os domingos acontece a Sunday Funday, a maior festa da praia. Uma dica é comprar o ingresso antecipado, porque o preço por se tornar salgado.
Qual a melhor época para viajar para a Nicarágua?
Isso vai depender para que região do país você pretende viajar. Se pretender ir para o lado do Atlântico, saiba que o tempo lá é bem imprevisível, mas sempre se prepare para pegar chuva.
Já do lado do Pacífico, durante o inverno e setembro e outubro também são bem chuvosos, mas é quando acontece a nidificação – as construções dos ninhos – das tartarugas. Já no verão, de novembro a abril, é bem seco, ideal para aproveitar as praias, mas também é época de alta temporada.
Como chegar na Nicarágua?
Não tem vôos diretos do Brasil para a Nicarágua. Você precisará fazer uma escala em Lima, Bogotá, Cidade do Panamá ou em San Salvador para pegar um vôo até o aeroporto de Manágua, capital da Nicarágua.
Dá também pra viajar de carro saindo de El Espino, Guasule ou Las Manos, em Honduras. Saindo da Costa Rica, seu ponto de partida deve ser as cidades de Sapoa ou Los Chiles.
Precisa de visto para a Nicarágua?
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Nicarágua, apenas do passaporte com validade mínima de 6 meses.
É preciso pagar uma tarifa de U$10 de entrada no país e também comprovar que você tem dinheiro para sua estadia, que não deve ultrapassar os 90 dias.
ℹ️ Dica quente: Leve o dinheiro para as tarifas já separado em dólar, pois você terá que pagar logo que chegar no aeroporto. São U$10 para entrar e U$40 para sair do país.
E aí, você já tinha pensado em viajar pra Nicarágua? Eu aposto que você não imaginava como esse país oferecia tantas atrações. Agora que você já sabe, vamos colocar este país cheio de sol e praias lindas em seu radar, quem sabe combinar com uma viagem pela América Central. Tenho certeza que vai ser surpreendente!
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 1