Olá, Viajantes! Esse texto é para aqueles que querem fugir dos roteiros de viagem que todo mundo faz e, de quebra, conhecer um país que tem muito a ser explorado. Estamos falando da Estônia! Sim, este jovem país europeu está ganhando cada vez mais os corações dos aventureiros que buscam por cultura e história.
Com uma população de aproximadamente 1,325 milhão, sua capital é a interessante cidade de Tallinn. Sua moeda oficial é o Euro e sua língua, o Estoniano. Então, vamos conhecer mais sobre esse belo país?!
Afinal, onde fica a Estônia?
A Estônia se localiza na região nordeste da Europa, juntamente a Letônia e Lituânia, formando o que conhecemos como Países Bálticos. No mapa, à esquerda da Estônia encontramos o Mar Báltico, ao leste se localiza a Rússia, Letônia ao sul e Golfo de Riga a sudoeste.
Além disso, sua extensão é um pouco maior do que o estado do Rio de Janeiro, totalizando 45.227 km². Pequenino, né?
Já viajamos atrás de outros países menos conhecidos! Se você quiser saber onde fica a Moldávia, Andorra, Geórgia, Kosovo, Chipre, Liechtenstein não deixe de conferir aqui!
História da Estônia
Vamos voltar um pouco e entender a história da Estônia? Ela é longa e rica em detalhes. Mas, resumidamente, o povo estoniano tem ocupado a região báltica por, pelo menos, 5.000 anos. Esse país já pertenceu à Alemanha, Dinamarca, Polônia e, por fim, à Rússia.
A Estônia conquistou a sua independência após o colapso russo, durante a Primeira Guerra Mundial. No entanto, o país voltou a fazer parte da União Soviética após a Segunda Guerra Mundial, se tornando a República Socialista Soviética da Estônia.
Aliás, foi apenas em 1991 que a jovem Estônia declarou sua independência, realizando eleições presidenciais em 20 de setembro de 1992.
Atualmente, o cristianismo está presente na vida dos estonianos, através de várias religiões, veja:
- Evangélica luterana;
- Ortodoxa estoniana apostólica;
- Ortodoxa estoniana;
- Católica romana;
- Batista.
Como chegar na Estônia
Agora que você já descobriu onde fica a Estônia, deve estar se perguntando como chegar até este discreto país, não é mesmo?
✈️ Primeiramente, é preciso saber que não existe voo direto para lá. Então, para visitar a Estônia você terá que fazer conexões com capitais próximas, como Estocolmo, Moscou, Copenhague, entre outras.
🚌 Outra alternativa é fazer a viagem de ônibus partindo de São Petersburgo, na Rússia, com duração de 8 horas.
⛴️ Ou até mesmo pelo mar! Através de balsas que ligam a capital Tallinn a cidades como Estocolmo (Suécia) e Helsinque (Finlândia).
Depois de chegar lá, não vão faltar opções para aproveitar muito a Estônia, que é um país de grandes contrastes e para ver isso é preciso se aventurar em diversos lugares.
Quem sabe você não aproveita e visita o Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, fazendo uma conexão em Portugal na chegada a Europa?
O que fazer na Estônia
Tallinn
Vamos começar pela capital da Estônia, que é pura história e cultura. É lá que se encontra a arquitetura medieval mais bem preservada de todo o mundo. A cidade datada do século XIII conta com muitas pontes, castelos, ruínas, muralhas e torres.
Mas não é só isso! Os mais famosos lugares da cidade são:
- Museu Marítimo Estoniano;
- Epping Tower;
- Pátio dos Mestres;
- Praça da Prefeitura;
- Igreja de São Nicolau;
- Castelo Toompea;
- Plataforma de Observação Kohtuotsa, onde se consegue ver do alto toda a cidade.
Haapsalu
Outra cidade que vale a pena conhecer é Haapsalu, que está localizada no Mar Báltico, na costa oeste da Estônia.
Além da rica arquitetura, também temos lindas e encantadoras praias. Os melhores pontos turísticos ficam por conta de Kuursaal, um importante edifício de madeira e o Castelo de Haapsalu, construído no século XIII, onde é possível também conhecer um museu.
ℹ️ Outra dica é: não deixe de fazer uma caminhada a pé pela cidade. Você irá contemplar belíssimas casas de madeira, inúmeras casas à beira-mar que encantam. Ainda, você pode se deliciar em um café ou restaurante de excelente qualidade.
Narva
Agora vamos falar de Narva, uma das maiores cidades da Estônia. Ela é tão pertinho do país vizinho que se consegue ter uma visão panorâmica da Rússia, em alguns pontos de Narva, incrível não é?
Ainda, lá que está localizado um dos mais admiráveis mirantes da Estônia: o Castelo de Narva. Construído no século XIII à margem do rio de mesmo nome da cidade. Do outro lado da margem encontramos a Fortaleza de Ivangorod, onde é possível apreciar ainda mais a Rússia. Esse é um passeio imperdível!
Kuressaare
Nossa última dica, mas não menos importante, é essa cidade simplesmente encantadora. Kuressaare abriga grande valor arquitetônico, com vastas áreas verdes e monumentais castelos.
Também, vale a pena conhecer o Castelo de Kuressaare, onde fica o Museu Regional de Saaremaa e a Câmara Municipal, lá se encontra muito do estilo barroco e clássico. Além de tudo isso, ainda tem muitos spas e hotéis aconchegantes por lá.
Visto para nômades digitais na Estônia 🤓
Você sabia que é possível trabalhar legalmente como nômade digital na Estônia? Isso mesmo! Recentemente o país aprovou uma emenda na Lei de Migração para permitir o visto para nômades digitais.
A Estônia é o primeiro país do mundo a alcançar essa conquista, que permite que os viajantes trabalhem legalmente e à distância. A aplicação do visto pode ser feita desde agosto de 2020 e ele é válido por um ano.
A nova lei possibilita que se viva no país mesmo sem ter um vínculo empregatício com alguma organização física. As principais áreas de atividade para este tipo de visto são: tecnologia, finanças e marketing. Isso porque elas possibilitam o trabalho remoto facilmente.
Além dos nômades digitais, também podem solicitar o visto os empreendedores e proprietários de negócios registrados fora do país e, também, trabalhadores freelancers com clientes principalmente fora da Estônia.
Se você quiser saber mais sobre o Visto de Nômade Digital da Estônia, não deixe de comentar na caixinha, ao final do texto. E caso você tenha histórias para contar sobre a Estônia, compartilhe conosco! Será um prazer publicar um texto seu aqui! 😉
Curiosidades sobre a Estônia
- Há uma certa briga entre Estônia e Letônia. Porque ambos países acreditam que foram os primeiros a montarem as tão tradicionais árvores de natal;
- Por lei, pedestres e ciclistas devem utilizar refletores de segurança durante as noites de visibilidade ruim;
- O transporte público é gratuito para os estonianos desde 2013;
- Internet e Wi-fi estão disponíveis por todo o país;
- Por lá existe o esporte Carregamento de Esposa. Sim, é exatamente isso! Homens participam de corridas com obstáculos, carregando as suas esposas durante todo o percurso;
- A Estônia foi o primeiro país a utilizar a internet em uma eleição;
- Sua capital, a cidade de Tallinn, é a cidade medieval mais preservada do mundo;
- O país possui cidades muito pequenas. Apenas três delas possuem população acima de 50.000 habitantes;
- É considerado o país menos religioso do mundo.
Ficha Técnica da Estônia
Capital: Tallinn
População: Aproximadamente 1,325 milhão
Área total: 45.227 km²
Religião: Cristianismo, embora uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, em 2009, tenha considerado a Estônia o país menos religioso do mundo
Língua Oficial: Estoniano
Moeda: Euro
Fuso horário: (GMT+3), que são 6h a mais que o Brasil.
Código telefônico internacional: +372
Visto necessário? Não. Brasileiros não precisam de visto para visitarem o país por um período de até 90 dias.
Muito bom conhecer lugares tão pouco falados, não é mesmo? Espero que tenha aproveitado muito e anotado todas as dicas. Obrigada, e até a próxima!
ô saudade de viajar esse mundão!
Ooooo saudades! Tomara que em breve a vida volte ao normal. 🤗