Olá viajantes! Vamos estrear o ano de 2021 falando de curiosidades, afinal é nossa categoria predileta aqui no site! Os posts de países diferentes e pouco conhecidos como Butão, Laos, Chipre e Liechtenstein são super lidos e queridos por todos.
E falando nisso, hoje é dia da gente conhecer a Moldávia – também chamada de Moldova. Um pequeno país que faz fronteira com a Ucrânia e a Romênia, na Europa Oriental.
Este desconhecido país se tornou independente da União Soviética em 1991 e ainda é considerado um país muito frágil, economicamente falando. Ele sofre com um o menor IDH da Europa e é considerado o país mais pobre da Europa e também o menos desenvolvido. Ele faz parte da ONU e está na lista dos países que almejam – um dia – conseguir entrar para União Européia.
Cidades e Clima
Suas principais cidades são Chisinau, que é a capital, com uma população na casa dos 600 mil habitantes. Além das cidades Tiraspol e Balti, com população na casa dos 150 mil habitantes, cada uma. O clima é continental, o que traz invernos relativamente leves, com temperaturas na casa dos -4ºC. No verão as temperaturas ficam na casa dos 20ºC, chegando a 25ºC e dura bastante, fazendo com que possamos dizer que o clima da Moldávia é bem ameno.
Seu grupo populacional é muito influenciado por países como a Rússia, a Ucrânia e a Romênia. A língua falada é o Romeno, embora tenha o nome de Moldávio, mas na prática é a mesma coisa. E, desde 2013, elas passaram a ter o mesmo nome, ou seja, Romeno é a língua oficial da Moldávia.
A expectativa de seu povo é de aproximadamente 65 anos, e 93% da população é Cristã Ortodoxa.
Turismo na Moldávia
Nem precisamos dizer que este é um dos lugares mais remotos da Europa, quando o assunto é turismo. Seu povo é sofrido pelas guerras e disputas de territórios entre União Soviética e Ucrânia. A Moldávia é relativamente famosa por suas vinícolas e sua produção de vinho vem crescendo, sendo inclusive uma das poucas coisas que se tem a fazer a passeio pelo país, conhecer as Minas de Cricova, que abrigam mais de 120km de armazéns subterrâneos de vinhos. Uau!
A maior e mais visitada cidade é a Capital Chisinau. Eu acho que dificilmente você vai sair do Brasil para visitar a Moldávia, mas se você estiver por perto, ali pela Ucrânia ou Romênia quem sabe você não da uma esticadinha e vai lá desbravar a cidade. Por 20 dólares você consegue se hospedar em regiões centrais e fazer tudo à pé!
Se você quiser ler tudinho que tem para fazer em Chisinau, eu sugiro a visita ao post da Camila e do Lázaro, o casal Wanderlust. Eles estiveram na Moldávia e escreveram este post super top!
Hum, e antes que eu me esqueça, a comida da Moldávia é super bem conceituada! Com influências russas e turcas, são pratos apetitosos e saborosos. Sempre bem acompanhados dos vinhos locais, que inclusive são apreciados pela Rainha Elisabeth! Imagine, se ela toma vinhos da Moldávia, nós precisamos ir lá checar isso de perto!
Aqui, neste post do Diego Costa, você poderá ler mais sobre o turismo, sobre os restaurantes. Muitas dicas bacanas de quem foi pessoalmente até a Moldávia e contou tudinho com detalhes.
Ficha Técnica da Moldávia
Capital: Chisinau
População: Aproximadamente 4 milhões de habitantes
Religião: A maior parte é cristã-ortodoxa
Língua Oficial: Romeno
Moeda: Leu Moldávio – USD1 = 17MDL
Fuso horário: GMT +2, que são 5h a mais que o Brasil.
Código telefónico internacional: +373
Visto necessário? Não. Brasileiros não precisam de visto para entrarem na Moldávia
Espero que tenha gostado de ler sobre a Moldávia. É sempre tão bom a gente aprender coisas novas! A Europa esconde vários segredos e aos poucos a gente vai desvendando um a um.
Aproveito para desejar aos viajantes que nos acompanham um excelente ano novo! Que este seja o ano das viagens, já que o 2020 foi o ano dos aeroportos fechados e dos voos cancelados. Que tenhamos bons sonhos e boas viagens! Obrigada e até a próxima!