Olá, viajante! Você saberia me dizer onde fica Liechtenstein? Você já ouviu este nome e nem sabia que era um país? Você já imaginou vários roteiros europeus e ele ficou de fora em todos? Tudo bem, você não está sozinho e… vamos combinar, esse nome também é um pouco complicado para ser um nome de país, né?
Mas quem sabe, no final dessa leitura, você não vai querer se tornar uma das poucas pessoas que não apenas sabe que ele existe como também deseja visitá-lo?! Então, sem mais delongas, vamos conhecer Liechtenstein. Chegar lá pode não ser tão fácil, como você vai perceber, mas vale à pena!
Onde fica Liechtenstein?
Liechtenstein é um país minúsculo da Europa, entre a Suíça e a Áustria. É o sexto menor país do mundo e o quarto menor do continente, com cerca de apenas 160 km². Sua capital é Vaduz e sua moeda oficial é o Franco Suíço (a mesma da Suíça), mas alguns lugares também aceitam o Euro.
Aliás, chegar em Liechtenstein é um pouco mais complicado do que em outros lugares da Europa. Isso porque o país não tem sequer um aeroporto! Não é a toa que estamos falando da segunda nação menos visitada do continente europeu.
O aeroporto mais próximo de Liechtenstein fica em Zurique (que não é a capital da Suíça!!!). Geralmente os turistas viajam até a Suíça e depois pegam um trem ou alugam um carro para chegar, finalmente, em Liechtenstein.
Mas o que será que leva os turistas a fazerem todo esse esforço para chegar até a pequena Liechtenstein?
O que fazer em Liechtenstein
Liechtenstein é o único país da Europa que está inteiro nos Alpes (aquela cadeia montanhosa que todo mundo ama e acha maravilhosa). Por isso, as paisagens do país são geralmente cenários que poderiam ser parte de histórias como Frankenstein ou Jane Eyre. Especialmente se você gostar de montanhas! As construções medievais com suas artes e castelos são uma atração à parte que faz com que muitos turistas se apaixonem pelo lugar.
A capital de Liechtenstein, a cidade de Vaduz, por exemplo, é uma combinação de castelos, museus, tavernas e ruínas do Império Romano. Isso ajuda a criar uma atmosfera de conto de fadas. O país também oferece várias trilhas, ski e outras atividades de inverno que se concentram principalmente na cidade de Malbun.
O país é perfeito para aqueles que desejam escapar um pouco da correria de outros destinos europeus. É um lugar isolado mas que garante conforto aos seus visitantes. Os moradores costumam conhecer uns aos outros, afinal, Liechtenstein é tão pequeno que Schaan, sua maior cidade, seria uma cidade pequena aqui no Brasil, com apenas 6 mil habitantes.
Aliás, Schaan é um destino que vale a pena visitar! É lá que – no começo de julho – acontece o Festival de Liechtenstein, uma festa com dois dias de muito entretenimento, música e comida. A cidade também conta com várias construções do Império Romano e oferece exposições de história e arte local junto às trilhas para os turistas mais aventureiros.
Ironicamente, um dos lugares mais famosos do país, o Castelo de Vaduz, não pode ser visitado. Por que? Porque é a casa do príncipe Hans Adam I! Liechtenstein é um principado, ou seja, um Estado independente no qual o governante é um príncipe.
Mas, se você estiver em Vaduz, visite A Câmara do Tesouro do Principado de Liechtenstein, que reúne várias obras de arte da família real e de outros nobres colecionadores. Só a coleção particular do príncipe Hans Adam II já é uma das mais importantes da Europa e conta com nomes como Rembrandt e Rafael. Caso você queira ver algumas peças mais modernas, o Kunstmuseum combina obras do século XIX com trabalhos contemporâneos.
Curiosidades sobre Liechtenstein
Vaduz pode não ser uma grande capital como outras ao redor do mundo, mas com certeza tem muito a oferecer. Especialmente quando falamos de história. Ele fazia parte do Sacro Império Romano Germânico até que o Imperador Carlos VI criou o Estado e o batizou de Liechtenstein em homenagem à família que comandava a região. Desde então a mesma família comanda esse mesmo território.
Quando falamos de realeza, geralmente pensamos logo na Inglaterra. Embora a Rainha Elizabeth e seus netos William e Harry sejam bem mais conhecidos, a família real de Liechtenstein é a mais rica da Europa. Liechtenstein significa pedra (liech) clara (stein) em alemão, língua oficial do país. É uma homenagem ao castelo da família que fica, na verdade, na Áustria.
O país, assim como a Suíça, se considera neutro em disputas político-sociais do mundo. Mas, apesar de não ter um exército desde 1868, uma coisa curiosa é que Liechtenstein já foi invadida várias vezes pelos vizinhos suíços. Isso porque muitas vezes o exército suíço promove treinamentos perto da fronteira com Liechtenstein, e algumas vezes os soldados invadem o país por acidente. Nas palavras do próprio príncipe de Liechtenstein: Acontece! – Ai ai … que problemão tem esse pessoal com seus vizinhos! 🙂
E aí, gostou de saber mais sobre Liechtenstein? No meio de um continente cheio de grandes capitais, lotadas de turistas, Liechtenstein é um verdadeiro tesouro, ideal para você experimentar a cultura europeia com tranquilidade.
Leia mais sobre onde fica o Kosovo.
Leia mais sobre onde fica o Chipre.
Só não vale invadi-lo! Entre sabendo aonde pisa! 🙂 Ah, como Liechtenstein faz parte do Espaço Schengen, você pode facilmente incluí-lo no seu roteiro de viagem pela Europa, sem se preocupar com vistos.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 7