Olá Viajante! O riquíssimo estado de Minas Gerais guarda muitas surpresas e delícias para seus visitantes. Da fronteira da Bahia até a divisa com São Paulo, você encontrará cidades maravilhosas, e muito diversificadas. A verdade é que os mineiros sabem como agradar a todos, não é à toa que em Minas você desfruta do turismo gastronômico, histórico, rural, ecoturismo, e várias outras opções para nenhum brasileiro botar defeito!
Depois de descobrir vários destinos para viagens de carro por São Paulo, hoje vamos continuar a nossa série de posts sobre roadtrips. E agora é a vez de Minas Gerais! Vamos ver alguns destinos para viajar de carro, saindo de Belo Horizonte, a capital mineira.
Vale lembrar que essas sugestões abrangem todo o estado de Minas Gerais, então os vizinhos de São Paulo e Goiás e Espírito Santo estão convidados a apreciar esse roteiro também! Afinal, com algumas horinhas a mais vocês também podem desfrutar de viagens espetaculares nas cidades mineiras.
Turismo Histórico em Minas Gerais
Minas Gerais teve uma presença marcante na história brasileira. Depois do ciclo da cana de açúcar, os portugueses encontraram, na região, minas de ouro valiosas para Portugal. Sabemos que há muuuuito ouro Brasileiro nas igrejas europeias!
Durante esse ciclo da mineração (1700-1760), a região de MG se tornou um grande foco da colonização. O estado de Minas Gerais concentra um tesouro nacional preciosíssimo, que é a sua herança histórica presente nas cidades e construções. Então se você gosta de viver essa história viva, as cidades de Minas precisam estar em seu roteiro!
1️⃣ Ouro Preto
A aproximadamente 100km de Belo Horizonte você vai encontrar uma cidade que guarda grande parte do passado colonial do Brasil. Então, separe um dia para pegar o carro com a família e descobrir a história de Minas Gerais, contada em todos os cantos de Ouro Preto.
Na primeira cidade brasileira declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, você irá encontrar museus, igrejas e minas reais, que são verdadeiras aulas de história. Muitas das construções sobreviveram aos desgastes do tempo e são um charme na cidade, merecendo muitas fotos.
Quando visitar a cidade, não deixe de conhecer o Museu da Inconfidência que traz um resgate da vida social, política e artística de Minas Gerais do século XVIII a XIX. Além de visitas inúmeras igrejas cobertas de ouro, carregadas com arte barroca. A expressão de Aleijadinho, presente em muitas obras de arte, por toda parte.
Aproveite e tire um tempinho para sentar, tomar um café com calma e pensar em como era a vida ali, nos séculos XVIII e XIX. Um vai e vem sem fim de moradores, caminhando por tantas montanhas, fazendo suas vidas em volta da natureza e com a presença forte da escravidão por todos os lados. Não deixe de ler nosso post sucesso sobre 6 curiosidades sobre Ouro Preto.
Além disso, um passeio que você precisa fazer é a Mina da Passagem que fica no caminho entre Ouro Preto e Mariana. Essa atração é super divertida e indicada para fazer com a família toda, pois os turistas descem para os túneis em um carrinho que passa pelos antigos trilhos de mineração, e você consegue ter uma dimensão maior do que era a extração de ouro na época. Esse tour é imperdível!
2️⃣ Tiradentes
O próprio nome da cidade já dispensa apresentações. A cidade de Tiradentes é famosa por ter sido lar dos inconfidentes que lutaram em nome da liberdade contra a opressão do governo português no período colonial. A cidade fica a 192km de Belo Horizonte e no mesmo estilo de Ouro Preto, Tiradentes tem um turismo histórico muito forte e sua gastronomia tem ganhado cada vez mais fama entre os viajantes.
O ideal é separar um fim de semana prolongado para fazer um roteiro completo de turismo histórico na região englobando cidades como Inhotim, Congonhas (famosa pelos trabalhos de Aleijadinho) e São João del Rei (conhecido pelos passeios de Maria Fumaça). A viagem também é recomendado às crianças, pois elas conseguem visualizar melhor o que aprenderam nos livros de história na escola.
Tiradentes e São João Del Rei são cidades muito próximas. O passeio de Maria Fumaça liga uma a outra, sendo fácil se hospedar em Tiradentes, por exemplo, e passar o dia em São João Del Rei. O que não vale é perder o passeio de locomotiva à vapor!
O conjunto arquitetônico e o traçado urbano de Tiradentes foram tombados pelo patrimônio histórico e hoje, além da história, a cidade é sinônimo de comida boa, tranquilidade e uma bela vista da serra de São José. Ela pode ser visitada como uma cidade histórica ou curtida como um destino de serra.
Se puder, encaixe sua visita com o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que ocorre sempre na segunda quinzena do mês de agosto. Os chef’s da cidade se unem em sabores, tradição, sofisticação e temperos inigualáveis!
E, se você for amante de Vinho e Jazz, não perca este evento anual, para celebrar a boa música, acompanhada da bebida dos deuses. Tiradentes faz bonito e tem atrações para todos os gostos.
Ecoturismo em Minas Gerais
Para os amantes de cachoeiras, esportes de aventura e um contato mais direto com a natureza, Minas Gerais oferece cidades que são um prato cheio! O estado é tão diverso que consegue atrair turistas de todos os tipos, e nesse caso, os que buscam uma viagem com destaque no ecoturismo.
3️⃣ Brumadinho
Brumadinho é a cidade que conseguiu combinar o ecoturismo com o turismo cultural, no maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo!
Leia aqui nosso lindo post – super completo – sobre o passeio para o Inhotim. Não perca!
O Instituto Inhotim é o sucesso de Brumadinho por ser uma atração única que mistura um grande acervo de arte contemporânea com um jardim botânico extraordinário. O instituto também é ideal para as crianças, que podem aprender sobre arte de uma forma mais divertida, já que o museu interage com o ambiente a céu aberto. E acredite, nem precisa entender muito de arte para ficar hipnotizado pelo lugar!
A cidade fica a 60km da capital mineira e é recomendado ficar pelo menos dois dias para conhecer o museu de arte contemporânea do instituto em um dia, e no outro o jardim botânico. Se você tiver a oportunidade, opte por ficar 4 dias na cidade e conhecer além do Inhotim, outras atrações surpreendentes como a rota da cachaça e o Sítio Histórico Quilombo do Sapé.
É seguro viajar para Brumadinho depois do rompimento da barragem? Se você é um dos muitos turistas que se perguntam isso, saiba que sim, é seguro visitar Brumadinho. A tragédia afetou apenas uma parte da cidade, deixando a outra parte – onde está localizada o Inhotim – intacta.
Para saber mais sobre o turismo em Brumadinho após o rompimento da barragem, confira essa reportagem (julho/2019) da Agência Brasil que explica melhor a situação da cidade.
4️⃣ Araxá e Sacramento
Araxá e Sacramento são duas cidades vizinhas, que se complementam no sudoeste de Minas Gerais. A aproximadamente 370km de Belo Horizonte você vai descobrir que essas cidades são porta de entrada para o famoso Parque Nacional da Serra da Canastra, onde fica a nascente do Rio São Francisco.
Só o passeio pelo Parque Nacional, já vale à pena visitar as cidades, mas além disso, cada uma delas possui suas próprias particularidades. Em Araxá, por ser uma cidade encravada em um vulcão extinto, as águas termais têm propriedades terapêuticas e radioativas, que atraem centenas de visitantes todos os anos.
Já em Sacramento você encontra mais de 200 cachoeiras para se deliciar em meio à natureza, sem contar que é nessa cidade onde se localiza a maior gruta de arenito da América Latina: a Gruta dos Palhares.
Ao combinar as duas cidades com o Parque Nacional da Serra da Canastra, você pode passar um feriado prolongado de muita calmaria, imerso na natureza e relaxando nas águas termais para se revigorar antes de voltar para casa.
Circuito das Águas
As 15 cidades que compõem o Circuito das Águas em Minas Gerais se tornaram famosas por possuírem um histórico ligado às fontes de águas naturais carbogasosas. Entre elas, Caxambu e São Lourenço, que estão a aproximadamente 390km de Belo Horizonte, ocupam grande destaque no chamado turismo do bem-estar. Elas estão diretamente ligadas aos poderes medicinais que tais águas exercem sobre consumidores. Muitos são turistas e muitos são os moradores, que fazem uma visita diária aos balneários afim de consumir a água medicinal fresca, na fonte.
5️⃣ Caxambu
Considerada com o maior potencial Hidrotermal do mundo, Caxambu é certamente uma das cidades mais famosas de Minas Gerais. Responsável por trazer milhares de turistas ao Sul de Minas, a cidade possui o Parque das Águas – Dr. Lysandro Carneiro Guimarães -, que comporta 12 fontes diferentes de águas naturais. As fontes, além de possuírem nomes famosos, têm propriedades medicinais, que estão ligadas Saúde e Bem Estar dos fiéis visitantes que passam por lá todos os anos. Elas estão localizadas em fontanários do período colonial.
Outro passeio super gosto para quem está na cidade, é subir até o Morro Caxambu pelo teleférico. Uma subida gostosa, passando por cima dos lagos do Parque das Águas e chegando ao topo de uma linda montanha, com vistas privilegiadas. Atenção, o Teleférico é fechado às terças-feiras, então programe-se com antecedência.
Não deixe de colocar Caxambu em seu roteiro, combine com um passeio a outras cidades do Circuito das Águas. As estradas são maravilhosas e os passeios são incríveis.
6️⃣ São Lourenço
Fazendo uma dupla com Caxambu, São Lourenço também faz parte do Circuito das Águas, e é um dos municípios brasileiros mais importantes quando o assunto é Estâncias Hidrominerais.
São Lourenço também conta com seu próprio Parque das Águas. Um outro recanto de prazer, natureza, paz, silêncio, muito verde e muitas águas medicinais. A cidade é pequena, agradável para passeios à pé. Logicamente conta com deliciosos restaurantes e com opções de outros passeios na região, como o Tour pelas Fazendas de Café.
🏨 Dica de hospedagem: Testado e aprovado, a dica é o delicioso Grand Ville Hotel, em São Lourenço. Um paraíso sossegado, aos pés das montanhas, com fácil acesso a cidade e com um café da manhã maravilhoso, para começar bem o dia.
Aproveite e conheça aqui mais sobre o Sul de Minas. Um post inteiro apenas sobre São Lourenço, imperdível!
☕ Rota do Café
Se você é fã de café coloque este passeio em seu roteiro. A Rota do Café em Minas Gerais é super famosa e guarda lindos cenários para enriquecer sua viagem. A Unique Cafés proporciona um contato muito próximo com as fazendas produtoras, você poderá experimentar o café colhido ali por perto. O tour guiado conta com degustações, subida aos cafezais, história local dos fundadores das cidades e muitas outras delícias que estão diretamente ligadas ao nosso velho e bom café!
O passeio é feito ali na região, e se você estiver hospedado em São Lourenço, estará pertinho das fazendas. Com certeza será inesquecível aprender tantas novidades a respeito de uma das bebidas mais tradicionais do mundo, sabendo que nosso Brasil se destaca mundialmente na produção e exportação do café.
Sul de Minas Gerais
O sul de Minas é muito especial. A região concentra várias cidades para se deixar levar por um turismo gastronômico, cultural, histórico e até mais romântico – às vezes tudo de uma vez só. Estamos falando da região que está quase na fronteira com o estado de São Paulo, uma região belíssima, que você precisa conhecer!
Para quem mora mais no centro do estado – ou nos estados vizinhos – , essa poderá ser uma roadtrip mais longa, com cerca de 6 horas de estrada. Mas não se intimide, a maioria das rodovias são pedagiadas e com boa qualidade de tráfego. Informe-se sobre as atrações com antecedência e faça reservas do que for possível, para que você tenha um maior aproveitamento dessa região que oferece tanto em uma única viagem.
7️⃣ Capitólio
Antigamente essa cidade era pequena, 8 mil habitantes apenas. Até que Capitólio ganhou o coração dos brasileiros. O culpado? Os Cânions do Lago de Furnas. Essa belíssima combinação de paredões rochosos, águas esverdeadas e cachoeiras formam paisagens que encantam e tem atraído cada vez mais os turistas.
Localizada a aproximadamente 4 horas de carro de Belo Horizonte, a cidade merece uma visita mais longa para que você desfrute de todas as belezas naturais que Capitólio reserva. Além de visitar os Cânions do Lago de Furnas, a trilha do sol e o paraíso perdido – com direito a 18 piscinas naturais deslumbrantes – que são paradas obrigatórias na cidade!
8️⃣ Poços de Caldas
Você sabia que Poços de Caldas já foi um dos principais destinos para casais em lua de mel? Embora hoje em dia há quem prefira as Maldivas ou Cancun, a cidade não perdeu seu jeito romântico. Por isso, muitos casais ainda escolhem Poços de Caldas para passar um fim de semana com direito a muito romance.
Localizada a cerca de 350km da capital mineira, Poços de Caldas possui diversas atrações para entreter seus visitantes por um fim de semana todo. Quando for à cidade não deixe de andar de teleférico até a estátua do Cristo Redentor. Não, você não leu errado! No topo do morro da Serra de São Domingos se encontra uma réplica da estátua, que é aberta a visitação. Um pedacinho do Rio de Janeiro diretamente em Minas!
9️⃣ Monte Verde e Extrema
Monte Verde e Extrema são duas cidades que formam um roteiro perfeito para o inverno. Com bons motivos, as cidades ficaram famosas entre os paulistas que encontraram lá um lugar para revezar com Campos do Jordão/SP – refúgio dos amantes do frio. Cabe aos mineiros e capixabas também conhecerem esse lugarzinho cheio de amor escondido no sul de Minas.
Eu citei Monte Verde no roteiro de viagem de carro saindo de SP. Monte Verde é uma mineira quase paulista, que agrada a todos e fica dentro dos dois roteiros 🏘️
Este guia de viagens por Minas Gerais, além dos guias de São Paulo e Goiás, fazem parte de uma iniciativa para estimularmos e incentivarmos o turismo no Brasil. Uma vez que estejamos seguros para cair na estrada outra vez, os destinos com viagens de carro será uma linda realidade, que viveremos com muita alegria e dias felizes. Lembrando que os viajantes dos outros estados que gostarem de um chãozinho a mais, estão convidados a testar as sugestões e depois voltar aqui para nos contar o que acharam.
Agora você já está preparado para pegar o carro e se aventurar pelo estado de Minas Gerais! Escolha o turismo que mais combina com você e boa viagem!
Obrigada pela leitura e até a próxima.
Eu amei Monte Verde! Chamo de “Alpes mineiros” rsrs e ainda quero ir em Tiradentes, Ouro Preto, Diamantina etc. Ah, de onde moro leva 3 horas pra chegar em Capitólio… é muito lindo também 😎
Tenho muita vontade de conhecer Capitólio! Monte Verde está na minha lista também!