Olá, viajante! Hoje nós vamos falar sobre um continente que dispensa apresentações. A Europa foi, e ainda é, uma das maiores protagonistas da história mundial.
Por isso, hoje nós vamos explorar os mapas desse continente que é o lar dos destinos de viagem mais famosos, como Paris, Londres, Madri, Berlim, Roma, e também de uma diversidade enorme de povos, culturas e tradições. São tantas capitais e cidades maravilhosas, que eu poderia ficar aqui até amanhã falando das belezas e riquezas que a Europa reserva para gente.
E aí, vamos começar nossa jornada?
Europa, o velho continente
Apesar da enorme importância cultural e histórica, a Europa é o segundo menor continente do mundo, maior apenas que a Oceania. Ainda sim, ela é formada por 50 países. Para efeito de comparação, a América, que é aproximadamente quatro vezes maior, tem só 36.
Aliás, você sabe quantos países existem no mundo?
Você já deve ter visto várias comparações sobre como alguns países europeus cabem dentro de um estado brasileiro. E não é para menos: o Brasil sozinho tem 8.516.000 km², enquanto toda a Europa tem 10.180.000 km². Ou seja, somos quase do tamanho da Europa inteira!
Não é por acaso que três dos cinco menores países do mundo ficam na Europa, mas ela também é lar de alguns gigantes, como a Rússia, o maior país do mundo. Além de pequenos, os países costumam ser bem próximos, e para nós, viajantes, isso é ótimo, porque podemos conhecer vários lugares em uma só viagem!
Na verdade, se pararmos pra pensar, os países Europeus são uma prova de que tamanho não é documento, pois, apesar pequenos, são nações poderosíssimas. Por exemplo, o Vaticano, que é o menor país do mundo, também é a sede da Igreja Católica. E Liechtenstein, um país que talvez você nunca tenha ouvido falar, mas tem a família real mais rica do mundo (sim, eles ganham dos britânicos!).
Um pouco da história da Europa
Você sabia que o país mais antigo do continente é a Bulgária? Os búlgaros estabeleceram seu reino em 681 d.C e desde então não mudaram mais de nome. Mas os povos europeus estão lá desde muito antes: segundo as história, essa região é habitada desde o Paleolítico, cerca de 40.000 a.C. É ou não é o velho mundo?!
Alguns dos acontecimentos mais marcantes da história que aconteceram na Europa:
- Queda do Império Romano
- Renascimento
- Reforma Protestante
- Revolução Francesa
- Revolução Industrial
- Primeira e Segunda Guerra Mundial
- Criação da União Europeia, maior bloco econômico do mundo
Esse monte de povos também quer dizer um monte de idiomas. Só na Suíça, são quatro idiomas oficiais! Em todo o continente, temos mais de 60 línguas e dialetos falados, dentre os mais famosos estão o português, o espanhol, o francês, o italiano, o inglês e o alemão.
Também tem alguns que só são falados na Europa, como o basco, o húngaro e o finlandês.
Por que Europa?
Você já parou pra pensar porque a Europa se chama Europa? Bom, como você já deve ter ouvido falar, a Europa é o berço da civilização ocidental, e quando dizemos isso estamos nos referindo, é claro, a Grécia Antiga. Então não é nenhuma surpresa saber que uma das explicações do nome “Europa” venha da mitologia grega.
Segundo os mitos, Europa era uma ninfa muito bela. Zeus, o rei dos deuses do Olimpo, se apaixonou por ela, e resolveu transformá-la num touro branco e raptá-la. Ele a levou para a Ilha de Creta, e dessa união nasceu um personagem muito famoso na mitologia: o Minotauro!
Se você é fã de mitologia grega, não deixe de conferir nosso post sobre o Chipre!
A Europa é um continente?
E se eu te disser que, do ponto de vista geológico, a Europa não é um continente? Isso porque a porção de terra do continente é, na verdade, ligada com a Ásia, formando a região que chamamos de Eurásia. A cadeia dos Montes Urais, na Rússia, é considerada a divisão entre os dois continentes.
Por isso, também existem alguns países que são na verdade transcontinentais, porque ocupam tanto a Europa quanto a Ásia. A Rússia, por exemplo, tem a maior parte de seu território na Ásia, mas a população se concentra na parte européia. A Turquia é outro exemplo de país europeu transcontinental.
As regiões da Europa
A Europa é dividida em quatro regiões: a parte Ocidental são os países banhados pelo Atlântico e que têm relação com o Ocidente, como por exemplo Reino Unido, França, Alemanha e Suíça.
Já a Europa Meridional é composta pelas nações da Península Ibérica, que são banhadas pelo Mar Mediterrâneo, como Portugal, Espanha, Itália e Grécia. Ao extremo norte temos a Europa Setentrional, que são os países nórdicos como a Noruega, Suécia, Islândia, e Dinamarca. Em alguns deles, você pode ver um dos fenômenos mais lindos do mundo, a Aurora Boreal.
Por fim, a parte Centro-Oriental do continente são os países que faziam parte da União Soviética, como a República Checa, Hungria, Bósnia, Croácia, Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, e claro, a Rússia. Também é comum as pessoas chamarem essa região de Leste Europeu.
Espaço Schengen
Uma grande vantagem de se viajar pela Europa, além da proximidade dos países, é o Espaço Schengen. Talvez você não conheça por esse nome ainda, mas basicamente, é o tratado que permite a livre circulação de pessoas em vários países europeus.
Se você quiser entender completamente o que representa o Espaço Schengen e tudo que ele representa aos países europeus, não deixe de ler este post.
A livre circulação de pessoas é um direito garantido pela União Europeia aos cidadãos europeus, mas não são todos os países que fazem parte do Espaço Schengen. Dentro do Espaço, basta passar pela imigração europeia uma vez para poder visitar todos os 26 países membros.
O Reino Unido é um dos países que não faz parte do Espaço Schengen, mas a dinâmica dentro do país é bem parecida: depois de passar pela imigração britânica, você poderá se viajar livremente por todo o território do Reino Unido por até 180 dias. Viajar de Londres para Edimburgo, por exemplo, é super fácil!
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Europa, é fácil reconhecer as influências culturais, gastronômicas e históricas, né? Comemos de forma “parecida” em países banhados pelos mesmo oceanos. Temos um certo tipo de padrão nos países Nórdicos, conseguimos saber o quanto a Rússia e a Ucrânia e a Geórgia, por exemplo, tem em comum… quem mais ama pensar em tudo isso?
Em meio de destinos famosos como Paris, Londres e Madri, que tal encaixar uma visita a um lugar diferente, como, por exemplo, o Kosovo? Quando falamos de Europa, o que mais tem é lugares incríveis para se conhecer! Comece hoje mesmo a planejar sua próxima viagem!
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Vai vendo… conheço a Ásia, através da Turquia mas me sinto quase trapaceando. Rsrs
Mas de fato, conheci Istambul que está presente tanto na Europa quanto na Ásia e apenas uma ponte divide a cidade entre os continentes, mas todas as outras cidades que conheci ficam integralmente na Asia, como a região da Capadocia. 🙂 Aliás, Turquia merece um post porque você encontra de tudo neste país e tem uma cultura riquíssima.
Turquia é um destino cheio de riquezas culturais e curiosidades maravilhosas ne? Em breve teremos post da Turquia, com seus povos, nuances, curisidades, gastronomia e muitos destinos maravilhosos por aqui.