Nem só de tequila, pimenta e mariachi vive o México. Porém, podemos dizer que ele é um dos poucos países do mundo que pode se gabar por oferecer tantas atrações diferentes em um mesmo lugar. De praias à sítios arqueológicos, de museus à resorts de luxo, esse país tem tudo para tornar suas férias inesquecíveis.
A combinação de uma ótima culinária, ruínas de civilizações antigas e um povo hospitaleiro vai te fazer querer voltar antes mesmo de ter ido embora. E acredite, você vai voltar! Até porque o tamanho do país não permite conhecer tudo em uma única viagem.
E a cada retorno ao país, você será conquistado de uma forma diferente: pelo estômago com temperos saborosos, pela visão de paisagens lindas formadas pelas praias do Pacífico e pelo amor de um povo tão hospitaleiro que são os mexicanos. Você só precisa escolher por onde começar seu roteiro.
Ficha técnica do México
Nome Oficial: Estados Unidos Mexicanos (Você não leu errado! Pode parecer estranho, mas o México foi “batizado” como Estados Unidos Mexicanos por conta da sua proximidade com o país vizinho Estados Unidos e sua imagem democrática e livre que era referência antigamente).
Fuso Horário: devido ao seu tamanho, o México possui 4 fusos diferentes. Em geral é bom saber que em Cancún e Cidade do México, as duas cidades que mais recebem brasileiros, você vai ter o mesmo fuso, que são 3 horas a menos que o Brasil.
Código Internacional do telefone: +52
Capital: Cidade do México, com mais de 8,855 milhões de habitantes (dados de 2015)
População: 126,2 milhões (dados de 2018)
Religião: majoritariamente cristã (92,4%), dos quais 82,7% são católicos
Idioma: espanhol
Direção: dirige-se pela direita
Moeda: Peso mexicano (MXN)
ℹ️ O dólar americano é muito corrente no México, principalmente porque o país é vizinho dos EUA. Mas não deixe de fazer o câmbio para Pesos Mexicanos, é uma forma de você controlar mais o dinheiro e os gastos, até porque os trocos vão ser sempre em Pesos. Haja porta-moeda! Os dinheiros são volumosos mas não pagam quase nada. 1 coca cola/pepsi (330ml) custa 15,60 pesos = 0,72 dólares.
Como chegar ao México
Como o México é um destino turístico muito amado pelos brasileiros, várias companhias aéreas fazem voos para o país diariamente. Para voos diretos, escolha entre a Aeromexico e LATAM. Os voos duram de 8-10 horas, dependendo da cidade destino.
Outras alternativas, com conexão de voos, são a LATAM (via Lima, no Peru), Avianca (via Bogotá, na Colômbia), Copa Airlines (via Cidade do Panamá) e todas as companhias aéreas americanas que fazem voos para o Brasil. Lembrando que, para voar passando pelos Estados Unidos, você vai precisar de visto americano. Mesmo que seja apenas conexão sem sair de dentro do aeroporto.
Optando por viajar pela Copa Airlines, você pode fazer um stopover na capital panamenha e conhecer o novo point das compras que está competindo com Miami. Visite os posts do Panamá e descubra tudo deste lindo vizinho do México!
Precisa de visto para o México
Para uma viagem de até 180 dias pelo México, não é necessário visto ou vacinas obrigatórias. Brasileiros precisam apenas apresentar o passaporte válido na entrada do país.
Embora não seja exigido visto ou vacinas para visitar o México, você pode precisar de um ou de outro para fazer conexões em outros países. Lembre-se disso quando for escolher seu voo pelo Skyscanner para evitar dor de cabeça.
Se você tiver uma conexão nos EUA, por exemplo, você sempre vai precisar de um visto válido. E se você tiver uma conexão no Panamá ou Colômbia, você precisará estar com as vacinas em dia. Então não deixe de consultar todos os pré requisitos dos países por onde você estiver de passagem.
Como é o clima no México
Por ter um território muito grande, o México possui climas variados, mas a temperatura nas regiões mais turísticas (onde fica Cancún e a Cidade do México) não varia muito, mantendo um clima agradável durante a maior parte do ano.
Vale lembrar que o país se localiza na América do Norte e, portanto, as estações são contrárias às do Brasil. Por isso, na Cidade do México, os meses mais frios costumam ser de novembro à fevereiro; os mais quentes de maio à agosto; os mais chuvosos de junho à setembro. No inverno – época das secas – a falta de chuva deixa a qualidade do ar bem precária, gerando algumas dificuldades respiratórias nos turistas.
Há 1600km da capital, Cancún lembra o clima do nordeste brasileiro, ignorando as estações e mantendo temperaturas médias de 24ºC no inverno e 29ºC no verão. Seu período de chuvas e de maiores riscos de furacões é entre agosto e novembro, então é recomendado evitar essa época, mesmo que os preços estejam mais baixos.
Qual é a melhor época para visitar o México
Como a temperatura nos dois destinos principais, Cancún e Cidade do México, não varia muito, eles podem ser visitados o ano todo. Mas é recomendado evitar as temporadas de chuva, já que as atrações são, em sua grande maioria, ao ar livre.
Falando em Cancún, você já pensou em se hospedar num All Inclusive? Consegue imaginar todas as mordomias e facilidades que este tipo de hospedagem te proporciona? Não deixe de conferir as vantagens de se hospedar em um all inclusive em Cancún.
Sendo assim, a melhor época para visitar a Cidade do México é na primavera (abril e maio) e no outono (setembro e outubro), evitando temporadas extremas de chuva (verão) ou secas (inverno). Já para Cancún, o ideal é ir entre fevereiro e maio, fugindo dos períodos chuvosos e de maior risco para furacões (mesmo que eles não ocorram há anos).
México combina com: mais México
Como eu já comentei, o México é um país enorme, com muita diversidade e atrações para todos os gostos. Então México com certeza combina com mais México.
Não vou negar que Cancún – ponto inicial de muitos viajantes no México – é espetacular. Suas águas cristalinas, a vida noturna agitada e os resorts sofisticados são impecáveis. Ainda perto de Cancún, Tulum vai fazer você se apaixonar. Cozumel está ali do lado. Gente! O México é demais! Você pode imitar o Chaves, e sonhar com Acapulco! E ainda vou tomar a liberdade de emprestar mais alguns elogios para outras partes desse país que respira história e cultura, e também merecem atenção.
Há 2 horas de voo de Cancún, você pode conhecer a gigante Cidade do México. A capital mexicana é recheada de heranças espanholas, sua arquitetura é um lembrete diário da Espanha e suas influências. Ela também reúne sítios arqueológicos, grandes produções artísticas (que trazem nomes como Frida Kahlo e Diego Rivera), o Castelo de Chapultepec, as Pirâmides Astecas e várias tradições mexicanas que estão estampadas em cada muro, ruína e rosto da Cidade do México. Então não deixe de reservar pelo menos 2 dias na Cidade do México, você não vai se arrepender!
Estando na região da Cidade do México, você já ao redor de muitos destinos cheios de atrações: Puebla, conhecida por sua gastronomia e prédios históricos; Puerto Vallarta, que tem uma praia belíssima no Pacífico; e até Guadalajara, a segunda maior cidade do país, localizada a 6 horas de ônibus da capital.
Dicas Quentes para quem visita o México
😊 Hospitalidade
O jeito caloroso dos mexicanos pode ser comparado ao estilo brasileiro de receber os turistas. Então aproveite a boa receptividade e faça novas amizades.
⏱️ Fuso horário
Lembre-se que o México possui 4 fuso horários diferentes. Então confira todos os fusos das cidades que vai visitar para não se perder com o horário, principalmente ao planejar voos e excursões.
🌶️ Comida mexicana
A comida mexicana é mundialmente famosa por seus temperos saborosos e pela pimenta, mas para aproveitar mais a viagem não fique preso só às tortillas e quesadillas. A cozinha mexicana é muito variada e pode te surpreender, então aposte nas tlayudas de Oaxaca, o mole poblano em Puebla, as chapulines, e várias outras comidas típicas menos conhecidas.
E não deixe de fazer boas degustações de Tequila. Com certeza você vai voltar pra casa com ótimas experiências deste famoso destilado mexicano!
ℹ️ Dica importante: mesmo que te digam que a comida no pica mucho (não é muito apimentada), desconfie! O não apimentado deles ainda é ardido para nós. E e se você escolher a comida que pica (com pimenta)… tenha um copo de água do lado e boa sorte!
🗺️ Assistência ao turista
Um serviço muito útil no país é a assistência ao turista. Se você tiver qualquer dúvida durante a estadia, basta ligar para 078. Nesse serviço gratuito podem ser dadas informações sobre passeios, aeroportos, hotéis, hospitais, entre outros. As dúvidas podem ser tiradas também pelo email: correspondencia@sectur.gob.mx. Vale à pena mandar e-mail e pedir uma ajudinha, se precisar.
🌫️ Qualidade do ar
Em algumas regiões do México (Cidade do México, na região Central por exemplo), a seca ( que vai de novembro a fevereiro) é muito severa, interferindo na qualidade do ar. Então se você for para essas regiões nessa época, tenha na mala um bom hidratante labial, produtos que auxiliam na limpeza das vias aéreas e carregue sempre uma garrafa de água para amenizar os efeitos da baixa umidade do ar.
🔌 Tomada
A voltagem do México é 110V e as tomadas são de dois pinos achatados, igual as americanas (tipo B). Os hotéis têm adaptadores para emprestar, mas não conte com isso, sempre tenha na mala um adaptador universal para quebrar o galho em qualquer viagem.
🚑 Seguro Viagem
Você já sabe, mas não custa eu repetir. Nunca viaje sem um bom seguro viagem. No México, você não é obrigado a ter seguro, mas não dê chance ao azar. Imprevistos acontecem e em países com diferenças sociais, como é o caso do México, ter um bom seguro te garante um bom atendimento médico. Faça cotações com a World Nomads, GTA, Porto Seguro, Allianz, entre outras…
E aí você sabia que o México tinha tanta diversidade? E com tantas opções, você pode escolher entre explorar a história do México, conhecer as belíssimas praias do Caribe Mexicano, ou ainda descansar em um resort luxuoso all inclusive em Cancún.
Seja qual for a sua escolha, com certeza a combinação de uma rica gastronomia, uma história bem preservada e fortes tradições mexicanas será o combustível para te fazer sair do país já planejando retornar. O México é enorme e cheio de atrações para qualquer tipo de viajante.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Comments 2