Você conhece a história do mito do nascimento de Afrodite? Segundo a lenda, a deusa grega do amor e da beleza nasceu da espuma do mar, e foi levada em uma concha até a areia. E, você se lembra do quadro Nascimento de Vênus (que não é sobre Vênus, e sim sobre a continuação do mito da Afrodite – e é ela que o quadro retrata), do Botticelli… sim, ele tem ligação com o Chipre.
E se eu te disser que essa praia do mito de Afrodite existe e você pode visitá-la? Aposto que você deve ter pensado que esse lugar é na Grécia! Passou perto, mas não: esse e outros destinos paradisíacos te aguardam na ilha de Chipre, um país que fica no Mar Mediterrâneo.
Onde fica o Chipre?
O Chipre é uma ilha localizada ao sul da Turquia e ao leste da Grécia, na Europa. É a terceira ilha mais populosa do Mediterrâneo e faz parte da União Europeia. Ele ainda está em processo para entrar no Espaço Schengen, então se atente a isso na hora de planejar sua viagem.
Principais cidades do Chipre
O Chipre é basicamente dividido em dois: ao sul, fica o lado grego; e ao norte o território é comandado desde 1974 pelos turcos. Sua capital, Nicósia, reflete bem as marcas de um país que sofreu muito com conflitos por territórios. Ela é a última capital do mundo cortada por um muro, que simboliza essa divisão.
Mas não se preocupe: hoje em dia não há mais nenhum conflito armado entre as partes, então você pode aproveitar tudo que o Chipre tem a oferecer com segurança – aliás, ele é considerado um dos países mais seguros da União Europeia.
E tem muita coisa para aproveitar! Museus, praias paradisíacas, festas o ano todo, ruínas arqueológicas, igrejas e muita comida mediterrânea fazem parte da experiência de quem visita o Chipre.
Nicósia
O principal passeio é conhecer a capital do Nicósia, principalmente o lado Norte, que é território dos turcos. É interessante também conhecer a linha que divide a cidade. Vale ressaltar que é proibido tirar fotos dessa parte, que é ocupada pela ONU.
Entre as principais atrações da cidade temos a cervejaria Pico e Mesquita Selimiye, antiga Catedral de Santa Sofia, que ficam do lado turco. Há também o Museu Municipal Leventis, que exibe vários artefatos históricos datados desde a Era do Bronze. O Observatório da Torre Schacolas oferece uma visão geral da cidade. Já o Museu da Resistência conta sobre a luta pela independência contra os britânicos.
Pafos
Aqui, no sudoeste da ilha de Chipre, que Afrodite teria nascido. Não precisa nem dizer que é um dos lugares mais famosos do país, né? Pafos reúne praias paradisíacas e várias ruínas que ajudam a contar a história dos povos que viveram ali desde a época do Neolítico.
A cidade também é dividida em duas: Kitma, a parte histórica, é onde fica o antigo bairro turco; enquanto Kato Paphos abriga a maior parte das praias e lojas. É em Pafos também que ficam vários sítios arqueológicos, como o Santuário de Afrodite e a Casa do Dionísio.
Ayia Napa
Esta é a cidade onde fica a maior parte das praias, que são o grande atrativo da ilha com suas águas cristalinas. Aliás, o clima de Chipre é muito bom para aproveitá-las! Ayia Napa é uma cidade resort e é lá que acontecem as festas que duram o dia (e a noite) toda. Todo o lugar é voltado para receber os turistas, então espere encontrar muitos hotéis, bares, restaurantes e agitação.
Dicas para quem visita o Chipre
ℹ️ Absolutamente tudo do lado grego é diferente do lado turco. A língua, a moeda, a religião e as construções. E embora os idiomas oficiais sejam grego e turco, boa parte da população fala inglês.
🛂 Para ir de um lado do país para o outro é preciso passar pela imigração. Entretanto, existem algumas ressalvas em relação ao lado turco, autoproclamado de República do Chipre do Norte.
🛑 Apenas a Turquia reconhece o Chipre do Norte como país. É considerado ilegal entrar no Chipre através do aeroporto de Ercan, por exemplo. Como o Brasil não tem relações diplomáticas com o Chipre do Norte, o acesso da embaixada brasileira lá é bem restrito. Por isso, o Itamaraty recomenda alto grau de cautela em viagens para o local.
✈️ O aeroporto recomendado para entrar no Chipre é o de Larnaca, famoso por ter vários voos baratos para outras cidades ao redor do mundo. Não há voos diretos pro Brasil. É terminantemente proibido entrar por um lado do país e sair por outro, e vice-versa.
🏥 Como em toda viagem, o seguro viagem é altamente recomendado. Lembre-se que cidadãos brasileiros não têm acesso a assistência médica gratuita no Chipre, portanto, qualquer imprevisto pode sair bem caro.
⚠️ Não é exigido visto de Brasileiros, caso você chegue pelo lado grego da capital. Como a principal cidade (e capital do Chipre) é dividida em duas, você precisa se atentar a isso na hora de entrar no país. Para facilitar o entendimento: entre e saia do Chipre sempre pelo lado independente (o lado sul). Por lá, você pode ficar até 90 dias a turismo, sem vistos. E precisa de duas páginas em branco do Passaporte Válido.
Dirigir no Chipre
Apesar disso, o deslocamento interno é permitido, ou seja, você pode atravessar os lados de carro ou a pé passando pelo controle de imigração.
Alugar um carro é uma ótima opção, pois os veículos são o principal meio de locomoção dentro do país. Apenas a CHN brasileira é suficiente para dirigir no Chipre e as estradas em geral são boas. Porém, fique atento à direção, pois lá se usa a mão inglesa (motorista do lado direito do veículo), e se certifique de que o carro alugado possa circular na parte norte do país, caso queira visitá-la.
Não são todas as fronteiras que permitem a passagem de veículos, mas o processo costuma ser rápido. É necessário contratar um seguro e apresentar o passaporte.
🗺️ Outra dica importante é pedir um mapa na fronteira turca, pois as cidades do norte têm nomes diferentes (em turco) do que consta no mapa grego, que é oferecido na parte sul da ilha.
E aí, você sabia que Chipre é um país?
Se você é curioso e adora descobrir destinos exóticos, confira aqui também esse post sobre Laos, um país do Sudeste Asiático que com certeza vai te surpreender!
Leia mais sobre onde fica o Kosovo.
Leia mais sobre onde fica Liechtenstein.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Cara, que país curioso. Tantos detalhes e regras não tão comuns. Mas o lugar parece ser show de bola..
Diferente né? Adorei saber mais sobre o Chipre! Valeu, volte sempre aqui. Abraços.